LIVRO DIDÁTICO “ENCONTROS LÍNGUA PORTUGUESA”

ANÁLISE DISCURSIVA DAS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS IMPRESSAS EM DESCRITORES DO TRABALHO DO PROFESSOR

Palavras-chave: Discurso pedagógico. Língua portuguesa. Livro didático. Professor.

Resumo

Este artigo analisa as formações imaginárias do livro didático “Encontros Língua Portuguesa”, adotado no 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas tocantinenses. À luz dos operadores analíticos da Análise do Discurso, (condições de produção, formação imaginária e formação discursiva), rastreia-se o funcionamento dessas formações e seus efeitos constitutivos.  Para isso, serão extraídos, da unidade 7 do referido manual, três enunciados descritores da tarefa do professor cujos efeitos constituem o referido profissional. Por fim, verifica-se uma vinculação entre as condições de produção, previstas no manual do professor, e as emergências advindas da dinâmica escolar, constatando um deslocamento das relações existentes entre a sala de aula e sua virtualização no material de apoio.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares - Palmas, TO (Brasil), Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor adjunto no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisador bolsista de produtividade do CNPq.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
BARBOSA SOARES - PALMAS, TO (BRASIL), T. LIVRO DIDÁTICO “ENCONTROS LÍNGUA PORTUGUESA”. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.