MOVIMENTO DO PENSAMENTO EM NÍVEL TEÓRICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRANDEZA ÂNGULO
Resumo
A superação do método tradicional de ensino ocorre por meio do ensino de conceitos científicos em nível teórico. A pesquisa guiou-se pela seguinte pergunta: como promover o movimento do pensamento, em nível teórico, durante o ensino e aprendizagem da grandeza ângulo, por meio de uma proposta de Ensino Desenvolvimental em articulação com a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) no sexto ano do Ensino Fundamental? Um experimento didático foi desenvolvido por meio de duas Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) em articulação com ações de Davídov. As duas primeiras ações foram desenvolvidas por meio de dois jogos objetais sensoriais e contempladas pela quinta e sexta ações de estudo, durante todo o experimento formativo, por meio de análises, intervenções e orientações. Posto isso, pela aprendizagem dos elementos que compõem o sistema conceitual, os participantes desenvolveram componentes condizentes ao pensamento em nível teórico, em razão do movimento de redução do concreto ao abstrato, de modo que desvelaram a gênese do conceito e modelaram a relação essencial por meio de abstrações e generalizações ancoradas pela necessidade de quantificação do movimento de rotação.
Referências
ANGULO VERGARA, M. L.; ARTEAGA VALDES, E.; CARMENATES BARRIOS, O. A. La formación de conceptos matemáticos en el proceso de enseñanza- aprendizaje de la matemática. Conrado, Cienfuegos, v. 16, n. 74, p. 298-305, jun. 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000300298&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 16 ago. 2022.
CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Tipografia Matemática Ltda., 1989.
CEDRO, W. L.; MORAES, S. P. G. de; ROSA, J. E. da. A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática. Ciência e Educação, v. 16, n. 2, p. 427-445, 2010. https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000200011
DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progresso, 1988.
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.
FRAGA, M. A. Significação do ângulo: indícios do conceito em atividades de localização. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-18032019-155339
MOURA, M. O. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, v. 40, n. 1, p. 29-43, 1997.
MOURA, M. O. O jogo e a construção do conhecimento matemático. São Paulo: FDE, 1992. p. 45-53. (Série Idéias, n. 10).
ROSA, J. E.; BECKER, F. Desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem do conceito de ângulo por meio de quatro ações de estudo davidovianas em um contexto de formação inicial de professores. Obutchénie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 5, n. 2, p. 484-516, jun. 2021. https://doi.org/10.14393/OBv5n2.a2021-61411
ROSA, J. E.; ISIDORO, L. C. N. Modo de organização do Ensino Desenvolvimental: o conhecimento revelado por acadêmicas de Pedagogia. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 37, p. 709-730, 2023. https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n76a16
VIANNA, C.; CURY, H. Ângulos: uma “história” escolar. História & Educação Matemática. Revista da Sociedade Brasileira de História da Matemática, v. 1, n. 1, p. 23-37, jan./jun. 2001.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.