MOVIMENTO DO PENSAMENTO EM NÍVEL TEÓRICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRANDEZA ÂNGULO

Palavras-chave: Situação desencadeadora de aprendizagem. Tarefa de estudo. Educação matemática. Experimento didático. Conceito teórico de ângulo.

Resumo

A superação do método tradicional de ensino ocorre por meio do ensino de conceitos científicos em nível teórico. A pesquisa guiou-se pela seguinte pergunta: como promover o movimento do pensamento, em nível teórico, durante o ensino e aprendizagem da grandeza ângulo, por meio de uma proposta de Ensino Desenvolvimental em articulação com a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) no sexto ano do Ensino Fundamental? Um experimento didático foi desenvolvido por meio de duas Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) em articulação com ações de Davídov. As duas primeiras ações foram desenvolvidas por meio de dois jogos objetais sensoriais e contempladas pela quinta e sexta ações de estudo, durante todo o experimento formativo, por meio de análises, intervenções e orientações. Posto isso, pela aprendizagem dos elementos que compõem o sistema conceitual, os participantes desenvolveram componentes condizentes ao pensamento em nível teórico, em razão do movimento de redução do concreto ao abstrato, de modo que desvelaram a gênese do conceito e modelaram a relação essencial por meio de abstrações e generalizações ancoradas pela necessidade de quantificação do movimento de rotação.

Biografia do Autor

Tiago Back - Tubarão, SC (Brasil), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Mestre em Educação pelo  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tubarão, SC, Brasil. 

Josélia Euzébio da Rosa - Tubarão, SC (Brasil), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tubarão, SC, Brasil.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
BACK - TUBARÃO, SC (BRASIL), T.; EUZÉBIO DA ROSA - TUBARÃO, SC (BRASIL), J. MOVIMENTO DO PENSAMENTO EM NÍVEL TEÓRICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRANDEZA ÂNGULO. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.