NOTAS DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA SOBRE ESPAÇO E TEMPO EM GRUPOS DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 2 E 3 ANOS
Resumo
Este trabalho objetiva contribuir com a ampliação de conhecimentos acerca do papel de duas dimensões da Pedagogia da Infância, o espaço e o tempo, para a efetivação de uma práxis participativas no cotidiano da Educação Infantil. Tem como base teórica perspectivas de Pedagogia da Infância, as quais defendem que essa etapa da educação tem uma intencionalidade educativa conectada com as necessidades e os direitos das crianças, o que abrange os direitos de suas famílias e professores. Resulta de uma pesquisa mais ampla, de natureza qualitativa, do tipo de estudo de caso praxiológico. Tem como base empírica dados da documentação de uma professora pesquisadora de sua práxis, sistematizada em relatórios e livros. Os resultados revelam a colaboração das dimensões pedagógicas espaço e tempo na edificação de uma práxis participativa quando acompanhadas de uma intencionalidade educativa sustentada no diálogo construtivo com os ritmos, necessidades e interesses das crianças. Assim, o estudo conclui que a concretização de uma práxis participativa no cotidiano demanda a composição de um ambiente educativo que considere a criança como capaz de ler o mundo e interpretá-lo, construir saberes e cultura, figurando como um sujeito apto a participar ativamente de sua educação, aprendizagem e desenvolvimento integral.
Referências
ANDRADE, Rosimeire Costa de. A rotina da creche comunitária de Fortaleza: tempo de espera e ociosidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 57-74, 2002.
APPLE, M. W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ARAÚJO, S. B. Pedagogia em creche: da avaliação da qualidade à transformação praxiológica. 2011. 361 f. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2011.
BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARBOSA, M. C. S. Práticas cotidianas na educação infantil: bases para a reflexão sobre orientações curriculares. Brasília: MEC; SEB; UFRGS, 2009.
BARBOSA, M. C. S. Pedagogia da infância. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. (Orgs.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/. Acesso em: 7 set. 2024.
BARBOSA, M. C. S. Tempo e cotidiano: tempos para viver a infância. Leitura: Teoria e Prática [online]. [S. l.], v. 31, n.61, p. 213-222, 2013. Disponível em: http://educa.fcc. org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2317-09722013000200014&lng=en&nrm= iso&tlng=pt. Acesso em: 7 set. 2024.
BARBOSA, M. C. S. Prefácio. A leitura na creche – qual leitura? In: FARIA, A. L. G.; VITA, A. (Orgs.). Ler com bebês: contribuições das pesquisas de Susanna Mantovani. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 7-10.
BARBOSA, M. C. S. Três notas sobre a formação inicial e a docência na Educação Infantil. In: CANCIAN, V. A.; GALLINA, S. F. da S.; WESCHENFELDER, N. V. (Orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na Educação Infantil. Santa Maria: UFSM, 2016. p. 131-140.
BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. Organização do espaço e do tempo na escola infantil. In: CRAIDY, C.; KAERCHER, G. E. (Orgs.). Educação Infantil: para que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 67-80.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5, de 17/12/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. (Org.). Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.
CARVALHO, M. I. C. de; RUBIANO, M. R. B. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. M. R. de. (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 116-142.
CERISARA, A. B. Por uma pedagogia da educação infantil: desafios e perspectivas para as professoras. In: SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno Temático de Formação 2 - Educação Infantil: construindo a pedagogia da infância no Município de São Paulo. São Paulo: SEESP, 2004. p. 6-16.
CRUZ, S. H. V. A qualidade da Educação Infantil na perspectiva das crianças. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.). A escola vista pelas crianças. Porto: Porto Editora, 2008. p. 75-93.
CRUZ, S. H. V. A formação inicial e continuada e a profissionalidade específica dos docentes que atuam na Educação Infantil. In: FRADE, I. C. A. da S. et al. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: alfabetização e letramento, arte-educação, educação infantil, ensino da língua portuguesa, ensino de línguas estrangeiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 351-369.
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016.
FARIA, A. L. G. de. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92 número especial, p. 1013-1038, out. 2005.
FERREIRA, A. R. de A. O desafio da liderança pedagógica na continuação e sustentação da formação em contexto para o desenvolvimento profissional: um estudo de caso praxiológico. 2019. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância – Estudos Avançados) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2019.
FOCHI, P. A Documentação pedagógica como estratégia para construção do conhecimento praxiológico: o caso do observatório da cultura infantil – OBECI. 2019b. 347f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
FORMOSINHO, J. Educating for passivity – a study of Portuguese education. 1987. 544f. (Ph. D. Dissertation) - Institute of Education, University of London, London, 1987.
FORMOSINHO, J. Estudando a práxis educativa: o contributo da investigação praxeológica. Revista Sensos, Porto, v. 6, n. 1, p. 15-39, 2016.
FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, M.A. (Org.). Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 229-279.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GANDINI, L. Conectando-se por meio de espaços de cuidado e de aprendizagem. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 315-336.
KISHIMOTO, T. M.; FREYBERGER, A. Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2012.
LIMA, A. S. B. F. de. Uma narrativa de transformação da práxis: um estudo de caso no âmbito da Pedagogia-em-Participação. 2017. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância – Estudos Avançados) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2018.
MACHADO, I.; SOUSA, J. de. Organização dos Ritmos Temporais na Pedagogia-em-Participação para a Educação em Creche. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; ARAÚJO, S. B. (Orgs.). Modelos Pedagógicos para a Educação em Creche. Porto: Porto Editora, 2018a. p. 63-70.
MALAGUZZI, L. História, ideias e princípios básicos: uma entrevista com Loris Malaguzzi. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016a. p. 45-85.
MALAGUZZI, L. De jeito nenhum. As cem estão lá (Poema traduzido por Lella Gandini). In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016b. p. 21.
MOSS, P. Microprojeto e macropolítica: aprendizagem por meio de relações. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 113-124.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. O desenvolvimento profissional das educadoras de infância: um estudo de caso. 1998. 499f. Tese (Doutoramento em Estudos da Criança) – Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga, 1998.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J; KISHIMOTO, T. M; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogia(s) da Infância: Dialogando com o passado: Construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 13-36.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A investigação praxeológica: um caminho para estudar as transições na Pedagogia-em-Participação. In: FORMOSINHO, J; MONGE, G; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Orgs.). Transição entre ciclos educativos: uma investigação praxeológica. Porto: Porto Editora, 2016. p. 17-24.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia-em-Participação: Modelo Pedagógico para a Educação em Creche. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; ARAÚJO, S. B. (Orgs.). Modelos pedagógicos para a educação em creche. Porto: Porto Editora, 2018. p. 29-55.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A documentação Pedagógica: revelando a aprendizagem solidária. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; PASCAL, C. (Orgs.). Documentação Pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para transformação. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 111-134.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; ANDRADE, F. F. de. O tempo na Pedagogia-em-Participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Orgs.). O Espaço e o Tempo na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora, 2011. p. 71-96.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. Associação Criança: uma comunidade de apoio ao desenvolvimento sustentado na educação de infância. In: OLIVEIRA-FORMOZINHO, J.; FORMOSINHO, J. (Orgs.). Associação Criança: um contexto de formação em contexto. Braga: Livraria do Minho, 2001. p. 27-61.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. A perspectiva pedagógica da Associação Criança: A Pedagogia-em-Participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; GAMBÔA, R. (Orgs.). O Trabalho de Projeto na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora, 2011. p. 11-45.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. A perspectiva educativa da Associação Criança: A Pedagogia-em-Participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.). Modelos curriculares para a educação de infância: construindo uma práxis de participação. Porto: Porto Editora, 2013. p. 25-60.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 115-130, set./dez. 2017.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. Pedagogia-em-Participação: em busca de uma práxis holística. In: OLIVEIRA-FORMOZINHO, J.; PASCAL, C. (Orgs.). Documentação Pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para transformação. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 26-56.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogia(s) da Infância: Dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PEREIRA, Jorgiana Ricardo. Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo. Da investigação às práticas, v. 1, p. 4-18, 2019.
PEREIRA, Jorgiana Ricardo. Abordagem Educacional de Reggio Emilia para a Primeira Infância. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 55, p. e055003, 2021.
RINALDI, C. A pedagogia da escuta: a perspectiva da escuta em Reggio Emilia. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 235-247.
ROCHA, E. A. C. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. 1999. 186f. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1999.
SOUSA, J. C. M. da S. Formação em contexto: um estudo de caso praxiológico. 2016. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância – Estudos Avançados) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2016.
VECCHI, V. Arte e criatividade em Reggio Emilia. Explorando a papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte Editora, 2017.
ZABALZA, M. A. Os desafios que a Educação Infantil deve enfrentar nos próximos dez anos. In: ZABALZA, M. A. (org.). Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 11-30.
ZERO, P. Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. São Paulo: Phorte, 2014.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.