IDENTIDADE COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL

Palavras-chave: Autoidentidade. Construção da Identidade. Compreensão do eu.

Resumo

Esse artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, que teve como objetivo discutir os conceitos que compõem a teoria da identidade, a considerar a identidade, a autoidentidade e a diferença, levando em conta que se trata de um tema com fundamental importância para o entendimento a respeito da nossa constituição, enquanto ser social, cultural e histórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, cujo referencial teórico pautou-se em estudiosos da área, tais como como Stuart Hall, Antony Giddens e Vera Candau.  A identidade social forma-se num processo de reconhecimento, que identifica ou diferencia o sujeito, ou seja, não é algo preexistente, mas que passa por situações culturais, sociais e históricas, o que garante, constantemente, a sua construção e reconstrução. Esta discussão faz-se relevante, tendo em vista que é um tema central para que o sujeito compreenda a si mesmo e ao contexto em que se encontra. o estudo possibilitou-nos perceber que a identidade é construída em diferentes contextos, de maneira individual e coletiva, por meio de experiências vividas, que são processadas ao longo da vida.

Biografia do Autor

Eliza Alves Landin - Jaraguá, GO (Brasil), Universidade Estadual de Goiás (UEG)

 Mestra em Educação Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Jaraguá e na Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá, Goiás.

Referências

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

ERIKSON, E. (1972). Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

HALL. S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: PD&A, 2006.

HALL, S; WOODWARD, kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LACLAU, E. New Reflections on the Revolution of Our Time. In: New Reflections on the Revolution of Our Time. Londres: Verso, 1990.

MONFERRARI, L. M. G; RODRIGUES, O.S. Identidade, diferença e currículo na perspectiva da educação inclusiva. Revista Muiraquitâ, v. 9, n. 2, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5358. Acesso em: 05 abr. 2022.

RUTHERFOD, J. Identity: Community, culture, difference. London: Lawrence & Wishart, 1990.
Publicado
2024-12-31
Como Citar
ALVES LANDIN - JARAGUÁ, GO (BRASIL), E. IDENTIDADE COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.