O INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS (IPEAFRO) NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavras-chave: Ipeafro. Educação antirracista. Abdias Nascimento.

Resumo

O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (IPEAFRO) é um acervo público e gratuito, que tem como missão, valorizar a história, a memória e as culturas negras africanas e afro-brasileira.  Neste sentido, objetiva-se refletir sobre a educação antirracista promovida pelo IPEAFRO, dando visibilidade ao acervo do instituto. O objetivo associa-se à pergunta: como o IPEAFRO promove uma educação antirracista? Para tal feito, adota-se uma metodologia histórico-crítica e técnica bibliográfica. Pelas análises do Ipeafro, estima-se uma nova história do negro no ensino brasileiro, em especial, pelo realce da trajetória e do legado do Abdias Nascimento nas lutas contra o racismo ao longo do século XX expresso nos variados documentos do acervo. Por fim, espera-se contribuir para a divulgação do acervo e servir como aliado para o ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras.  

Biografia do Autor

Heverton Luis Barros Reis - Natal, RN (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

 Doutorando em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação, Estudos Sociohistóricos e Filosóficos (UFRN). Mestre em Estudos Étnicos e Africanos/História (UFBA). Especialista em História e Cultura do Brasil, Metodologia para o ensino de Artes e em Docência no Ensino Superior (INTERVALE). Bacharel em Artes (UFBA). Licenciado em História (UNEB) e Pedagogia (UniFAVENI). 

Referências

ALMADA, S. S. Abdias Nascimento. Col. Retratos Do Brasil Negro. Selo Negro, 2009. p167.

BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURKE, P. O que é História Cultural? Trad. Sérgio Góes de Paula. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CABRAL, A. A Cultura Nacional. In: ANDRADE, M. de (Org.). Obras escolhidas de Amílcar Cabral. A arma da teoria-unidade e luta I. Lisboa: Seara Nova, 2.ed. 1978. p.221-247.

GOODY, J. O roubo da história: como os ocidentais se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Contexto, 2008. 368 páginas.

HALL. S. Da diáspora: Identidades e mediações culturais / Stuart Hall; Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende. let all. - Belo Horizonte: Editora UFMG; 2.ed.(1 janeiro 2013); Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. p 480.

HEGEL, G. W. F. Introdução à História da Filosofia. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho (Extraído da Coleção “Os Pensadores”, Vol. XXX, 1.ed. 1974.

IPEAFRO. Disponível em http:// www.ipeafro.org.br. Acesso em 03. set. 2022

KI-ZERBO, J. História Geral da África, vol. I, p. LII.2013. p 927.

MUNANGA, K. Apud. NASCIMENTO, E. L. O Tempo dos Povos Africanos. IPEAFRO, 2007. 48 p. disponível em: https://ipeafro.org.br/acervo-digital/leituras/publicacoes-do-ipeafro/suplemento-didatico/ acessado em: 10. out. 2022

NASCIMENTO, A. [Ocupação em] Itaú Cultura. O griot. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/ocupacao/abdias-nascimento/o-griot/ acessado em: 01 de out. 2022.

NASCIMENTO, A. Dramas para negros e prólogo para brancos. Rio de Janeiro: Teatro Experimental do Negro, 1961. p.231

NASCIMENTO, A. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados. vol.18 no.50. São Paulo Jan./Apr. 2004, p. 209-224.

PAIM, P. Apresentação. In: NASCIMENTO, E. L. Grandes Vultos que Honraram o Senado – Abdias Nascimento. Brasília, DF: Senado Federal/Coordenação de Edições Técnicas, 2013, 6p.

NASCIMENTO, E. L. O Tempo dos povos Africanos. Ministério da Educação, educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, 2007.

NASCIMENTO, E. L. and GÁ, L. C. Adinkra: sabedoria em símbolos africanos. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

REIS, H. L. B. Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA. - 2022. 138 f (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal da Bahia. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755. Acesso em: out. 2024

VAINFAS, R. A Heresia dos Índios: catolicismo e rebeldia no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

VIEIRA, C. E., CORRÊA, F. M. Abdias Nascimento: a trajetória de um intelectual negro engajado na disseminação de saberes emancipatórios entre as décadas de 1920 e 1940. Revista Brasileira De História Da Educação, v. 22, n. 1, e215. 2021. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e215

Publicado
2024-12-31
Como Citar
LUIS BARROS REIS - NATAL, RN (BRASIL), H. O INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS (IPEAFRO) NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.