ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
NARRATIVAS DE SUAS EXPERIÊNCIAS NA PEDAGOGIA
Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender como os estudantes com deficiência têm significado suas experiências no curso de Pedagogia de uma universidade pública. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, que adota como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada realizada com duas estudantes, sendo uma com deficiência intelectual e outra com surdez. O estudo evidenciou que a universidade vem se estruturando para melhor atender os estudantes com deficiência, no entanto, ainda apresenta fragilidades em muitos aspectos para que a inclusão se efetive. As narrativas das estudantes denunciam descaso e sofrimento em função de barreiras atitudinais experienciadas desde a educação básica. O ingresso na universidade constitui-se desafio para as participantes, que vêm buscando superá-los. Resta evidente a necessidade de maior investimento em formação docente e em espaços de diálogo com esses estudantes na universidade.
Referências
BRASIL. Ministério de Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério de Educação. Lei de n° 13.409/2016, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.
CAMIZÃO, Amanda Costa; VICTOR, Sonia Lopes. Psicologia histórico-cultural e a contribuição na superação do modelo médico-psicológico. In: BARROCO, S. M. S.; LEONARDO, N. S. T; ROSSATO, S. P. M. (Orgs.). Educação especial e a teoria histórico-cultural. Curitiba: Appris, 2017. p. 17-34.
FONSECA, Samira Andraos Marquezin. A inclusão no ensino superior das pessoas com deficiência intelectual. 2020. 196 f. Dissertação (Mestrado em Direito) ─ Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade de Ribeirão Preto, 2020. Disponível em: https://repositorio.unaerp.br/bitstream/handle/12345/384/SAMIRA%20ANDRAOS%20MARQUEZIN%20FONSECA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 nov. 2023.
GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.
GARCIA, Rosalba. Políticas para a educação especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico. Rev. Bras. Ed. Esp, v. 12, n. 3, p. 299-316, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/mg3MPrvddFrLSQBznDJGXRh/. Acesso em: 08 nov. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O método de história de vida em pesquisas sobre auto-percepção de pessoas com necessidades educacionais especiais. Revista Educação Especial, v. 22, n. 34, 2009.
LIMA, Priscila Augusta et al. A interlocução entre professores de Sala de Recursos Multifuncioais (SRM) e sala regular: desafios e possibilidades. In: GOMES, R. V. B. et al. (Orgs.). Educação inclusiva e educação especial: perspectiva na aprendizagem escolar. Fortaleza: Imprece, 2019. p. 197-222.
NUNES, Maria Vilene Teixeira Cordeiro. Necessidades formativas de professores da rede pública municipal de Fortaleza: diálogo com a educação inclusiva. 2022. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.
SANTOS, Geandra Cláudia Silva; FALCÃO, Giovana Maria Belém. Formação de professores e inclusão escolar: uma tarefa em construção. In: Santos, Geandra Cláudia Silva; FALCÃO, Giovana Maria Belém (orgs.). Educação especial inclusiva e formação de professores: contribuições teóricas e práticas. Curitiba: Appris, 2020.
SILVA, Wilker Solidade da. Pesquisa qualitativa em educação. Horizontes - Revista de Educação, Dourados, MS, n. 3, v. 2, jan./jun., 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3759. Acesso em: 14 jun. 2023.
SOUZA, Elivana Vieira de. Sentidos sobre a formação inicial a UECE/FECLI: o que dizem licenciandos com deficiência? Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aconstrução do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas: fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 2022.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.