ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

NARRATIVAS DE SUAS EXPERIÊNCIAS NA PEDAGOGIA

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Superior. Curso de Pedagogia.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como os estudantes com deficiência têm significado suas experiências no curso de Pedagogia de uma universidade pública. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, que adota como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada realizada com duas estudantes, sendo uma com deficiência intelectual e outra com surdez. O estudo evidenciou que a universidade vem se estruturando para melhor atender os estudantes com deficiência, no entanto, ainda apresenta fragilidades em muitos aspectos para que a inclusão se efetive. As narrativas das estudantes denunciam descaso e sofrimento em função de barreiras atitudinais experienciadas desde a educação básica. O ingresso na universidade constitui-se desafio para as participantes, que vêm buscando superá-los. Resta evidente a necessidade de maior investimento em formação docente e em espaços de diálogo com esses estudantes na universidade.

Biografia do Autor

Giovana Maria Belém Falcão - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. 

Izabely da Costa Silva - Fortaleza, CE (Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); bolsista de iniciação científica CNPQ; integrante do Grupo de pesquisa Formação de professores e Inclusão na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural.

Vívian Almada Dutra Salmito - Forteleza, CE (Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); mestra em Saúde da Criança e do Adolescente (UECE); especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Psicopedagogia (UECE); graduada em Pedagogia (UVA). 

Referências

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
MARIA BELÉM FALCÃO - FORTALEZA, CE (BRASIL), G.; DA COSTA SILVA - FORTALEZA, CE (BRASIL), I.; ALMADA DUTRA SALMITO - FORTELEZA, CE (BRASIL), V. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.