O POTENCIAL DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO ENTRE PARES NA MATEMÁTICA

DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS

Palavras-chave: Metodologia Ativa. Interação entre Pares. Pós-Pandemia. Aprendizagem.

Resumo

Este estudo investiga a aplicação da instrução entre pares no ensino de matemática em turmas com diferentes idades. Conduzido em uma escola estadual em Florianópolis, Santa Catarina, pós-pandemia, com alunos do ensino médio e fundamental, utilizou-se uma abordagem qualitativa e exploratória por observação. A metodologia ativa foi implementada como instrumento pedagógico, colocando o estudante como protagonista do seu próprio conhecimento. O objetivo foi fortalecer o conhecimento das operações matemáticas, promovendo interação entre alunos de diferentes faixas etárias. Os resultados evidenciaram melhorias na interação entre os alunos, com qualidade nas discussões e troca de conhecimento, além de reforçar o conteúdo por meio de acertos. A integração da teoria sociointeracionista de Vygotsky aumentou o engajamento e participação dos alunos, refletindo em melhorias acadêmicas e em um ambiente colaborativo.

Biografia do Autor

Graziela Martins Jordão - Blumenau, SC (Brasil), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestranda em Ciências Naturais e Matemática pela FURB, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica em Educação Matemática e o Mundo do Trabalho. Graduada em Matemática e Administração. Graduanda em Ciência e Tecnologia. Professora da rede em SC. E-mail: 

Arleide Rosa da Silva - Blumenau, SC (Brasil), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Docente no PPGECIM na FURB, mestre em Química Orgânica pela UFSC e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua na formação de professores. Líder de Grupo de Pesquisa do CNPQ. 

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
MARTINS JORDÃO - BLUMENAU, SC (BRASIL), G.; ROSA DA SILVA - BLUMENAU, SC (BRASIL), A. O POTENCIAL DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO ENTRE PARES NA MATEMÁTICA. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.