PANDEMIA E EDUCAÇÃO
UMA ANÁLISE NARRATIVA DE PUBLICAÇÕES DO JORNAL O POVO
Resumo
A Covid-19 mudou a forma de se viver no mundo. Por meses, a imprensa deu destaque para a catástrofe sanitária, que também afetou a educação. Mas como essas histórias foram contadas pela imprensa? Este trabalho tem o objetivo de analisar as notícias veiculadas nos seis meses iniciais da pandemia no Jornal O Povo que enfocaram as consequências do coronavírus para a educação básica cearense. É importante destacar que esse artigo traz escritos de uma tese que está em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). A metodologia utilizada foi a Análise Crítica da Narrativa. Com a análise, que também tem um caráter documental, chegou-se à construção de novos sentidos para a informação veiculada.
Referências
BOSCO, C. L. dos S. Os jornais como objeto de análise: imprensa e instrução pública. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12º ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2, 26 a 28 set 2013, Fortaleza (CE), 2013, p. 1119-1130.
BOURDIEU, P; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 2009. 238p.
CAJAZEIRA, P. E. S. L; SOUZA, J. J. G. de; ANTONIUTTI, C. L. Os primeiros quatro meses da cobertura da pandemia da Covid-19 no Jornal Nacional. Revista Latino-americana de Jornalismo, ano 8, v.8, n.1, jan-jun 2021, p. 172 a 191, ISSN 2359-375X. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/8-artigo-cajazeira-souza-antoniutti.pdf Acesso em 09 out. 2023.
CANCLINI, N. G. Cidadãos substituídos por algoritmos. Bielefeld: Bielefeld University Press, 2019.
CEARÁ, DECRETO Nº33.510, 16 de março de 2020. Decreta emergência em saúde dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo corona vírus. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020b.
CEARÁ, DECRETO N°33.730, de 29 de agosto de 2020. Prorroga o isolamento social no estado do Ceará, renova a política de regionalização das medidas de isolamento social, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará. Fortaleza, CE, 2020f.
KRIPKA, R; SCHELLER, M; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e caraterísticas na pesquisa qualitativa. Atas – Investigação Qualitativa na Educação, v. 2, p. 243-247, 2015. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/issue/view/4. Acesso em: 22 de set. 2024.
MOTTA, L. G. Análise Crítica da Narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
RAMIRES, A. R. Aulas suspensas por 15 dias. Fortaleza, 16 de março de 2020. p.4
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SEIBEL, E. J. Pesquisa Hemerográfica. Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas. Disponível em: https://nipp.ufsc.br/pesquisas/tecnicas-de-pesquisa-nipp/pesquisa-hemerografica/ Acesso em 26 set 2023.
SILVA, A. S. da; MOTTA, L. G. Representações políticas: disputas narrativas pelas estórias. I Colóquio Semiótica das Mídias, Paraíba, 19 set. 2012. Disponível em: http://www.ciseco.org.br/images/coloquio/csm1/CSM1_AntonioSilva_LuizMotta.pdf
SANTOS, B.de S. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Editora Boitempo, 2020.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.