PANDEMIA E EDUCAÇÃO

UMA ANÁLISE NARRATIVA DE PUBLICAÇÕES DO JORNAL O POVO

Palavras-chave: Pandemia. Educação Básica. Jornalismo. Análise da Narrativa.

Resumo

A Covid-19 mudou a forma de se viver no mundo. Por meses, a imprensa deu destaque para a catástrofe sanitária, que também afetou a educação. Mas como essas histórias foram contadas pela imprensa? Este trabalho tem o objetivo de analisar as notícias veiculadas nos seis meses iniciais da pandemia no Jornal O Povo que enfocaram as consequências do coronavírus para a educação básica cearense. É importante destacar que esse artigo traz escritos de uma tese que está em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). A metodologia utilizada foi a Análise Crítica da Narrativa. Com a análise, que também tem um caráter documental, chegou-se à construção de novos sentidos para a informação veiculada. 

Biografia do Autor

Celina Maria Linhares Paiva - Fortaleza CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Jornalista da Universidade Federal do Ceará.

Gisafran Nazareno Mota Jucá - Fortaleza CE (Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Pós-doutorado em História Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Referências

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
MARIA LINHARES PAIVA - FORTALEZA CE (BRASIL), C.; NAZARENO MOTA JUCÁ - FORTALEZA CE (BRASIL), G. PANDEMIA E EDUCAÇÃO. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.