CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Formação Continuada. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O artigo aborda os desafios contemporâneos enfrentados pelos professores da Educação Básica, destacando a formação continuada como um processo essencial para o aprimoramento da prática docente. O estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da formação continuada no processo de ensino e aprendizagem, analisando contribuições de autores como Paulo Freire, Nóvoa e Tardif. Metodologicamente, adota-se uma pesquisa bibliográfica para analisar a produção acadêmica existente sobre o tema. Conclui-se que, apesar dos avanços nas políticas de formação dos docentes, há lacunas entre a formação inicial e as demandas da prática educativa contemporânea, o que reforça a necessidade de programas de formação continuada que dialoguem com as realidades escolares e sociais.

Biografia do Autor

Francisco Jardilson Barroso Ferreira - Passo Fundo RS (Brasil), Universidade de Passo Fundo (UPF)

 Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Passo Fundo - UPF. Bolsista CAPES. Mestre em Ensino e Formação Docente (UNILAB-IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). 

Larissa Camila Martins de Oliveira - Acaraú CE (Brasil) , Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Professora efetiva da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Acaraú). Mestre em Ensino e Formação Docente  (UNILAB-IFCE) .

Sinara Mota Neves de Almeida - Redenção, CE (Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Professora Associada da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Ceará. Coordenadora e Professora do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (UNILAB-IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). 

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
JARDILSON BARROSO FERREIRA - PASSO FUNDO RS (BRASIL), F.; CAMILA MARTINS DE OLIVEIRA - ACARAÚ CE (BRASIL) , L.; MOTA NEVES DE ALMEIDA - REDENÇÃO, CE (BRASIL), S. CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.