ARTICULAÇÕES ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural. Pesquisa (auto)biográfica em educação. Formação inicial de professores.

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma revisão bibliográfica realizada em três bases de dados para esboçar o panorama de pesquisas que articulem os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da pesquisa (auto)biográfica em educação, buscando identificar como esses dois campos de estudo podem dialogar e enriquecer a compreensão dos processos formativos no contexto da formação docente. O recorte temporal abarcado foi de 2014 a 2024 e as análises foram realizadas em 13 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. O estudo justifica-se pela necessidade de abordagens interdisciplinares que integrem aspectos históricos, sociais e culturais às narrativas pessoais e histórias de vida na compreensão dos processos formativos docentes. Os resultados apontam a constituição da consciência, da personalidade, da identidade e da subjetividade, bem como os conceitos de sentido, significado, experiência e vivência na articulação com as narrativas autobiográficas. Tais conceitos se mostram como essenciais na compreensão e análise no processo de biografização, que se refere à habilidade humana de narrar sua própria história. Os estudos também ressaltam a importância que a palavra adquire no ato de narrar-se ou (auto)biografar-se. A articulação desses campos do saber, permite compreender a integração entre a dimensão pessoal, os contextos histórico-culturais e os saberes da docência na construção do ser docente.

Biografia do Autor

Nadiane Maria da Silva Tibúrcio - Natal, RN (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestra em Educação pelo PPGED /UFRN e Pedagoga também pela UFRN.

Cynara Teixeira Ribeiro - Natal, RN (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED/UFRN, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Mestra em Psicologia Social pela Pontifícia  Universidade  Católica  de  São  Paulo-PUC/SP  e  graduada  em  Psicologia pela UFRN.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
MARIA DA SILVA TIBÚRCIO - NATAL, RN (BRASIL), N.; TEIXEIRA RIBEIRO - NATAL, RN (BRASIL), C. ARTICULAÇÕES ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.