ARTICULAÇÕES ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Este estudo apresenta os resultados de uma revisão bibliográfica realizada em três bases de dados para esboçar o panorama de pesquisas que articulem os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da pesquisa (auto)biográfica em educação, buscando identificar como esses dois campos de estudo podem dialogar e enriquecer a compreensão dos processos formativos no contexto da formação docente. O recorte temporal abarcado foi de 2014 a 2024 e as análises foram realizadas em 13 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. O estudo justifica-se pela necessidade de abordagens interdisciplinares que integrem aspectos históricos, sociais e culturais às narrativas pessoais e histórias de vida na compreensão dos processos formativos docentes. Os resultados apontam a constituição da consciência, da personalidade, da identidade e da subjetividade, bem como os conceitos de sentido, significado, experiência e vivência na articulação com as narrativas autobiográficas. Tais conceitos se mostram como essenciais na compreensão e análise no processo de biografização, que se refere à habilidade humana de narrar sua própria história. Os estudos também ressaltam a importância que a palavra adquire no ato de narrar-se ou (auto)biografar-se. A articulação desses campos do saber, permite compreender a integração entre a dimensão pessoal, os contextos histórico-culturais e os saberes da docência na construção do ser docente.
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