FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM GUINÉ-BISSAU

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavras-chave: Ciências da Natureza. Educação Ambiental. Sustentabilidade.

Resumo

O presente texto objetiva refletir sobre desafios e perspectivas da formação de professores de Ciências da Natureza em Guiné-Bissau/África a partir da educação ambiental e da sustentabilidade. O estudo assenta-se na abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa-formação. O lócus de desenvolvimento da investigação foi a Escola Normal Superior Tchico Té, localizada em Guiné-Bissau/África e os participantes diretos foram 10 (dez) docentes da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), por meio de diversas estratégias de aproximação com a realidade. Contudo, para esse texto, o foco foi a análise de dados coletados a partir de um questionário. Os resultados revelam que boa parte dos professores de ciências em Guiné-Bissau possui limitações no desenvolvimento dos conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática; há carência de formação continuada para os professores e de materiais pedagógicos; há problemas de infraestrutura física do espaço escolar, entre outros. Os requisitos para a superação dos obstáculos presentes no ensino de ciências exatas em Guiné-Bissau devem começar com investimentos do governo na formação contínua dos professores. Conclui-se que um processo efetivo de formação continuada poderá contribuir na melhoria da prática pedagógica dos professores, permitindo que haja uma visão mais abrangente do ensino de ciências, possibilitando inovar em suas atividades pedagógicas e fazer um diálogo com a educação ambiental e sustentabilidade e outros temas da atualidade.

Biografia do Autor

Domingos Malú Quadé - Lisboa (Portugal), Universidade de Lisboa (ULisboa)

Guineense, Doutorando em Alterações Climáticas e Politicas do Desenvolvimento Sustentáveis (ULisboa).

João Guerra - Lisboa (Portugal), Universidade de Lisboa (ULisboa)

Docente da Universidade de Lisboa – ULisboa, Instituto de Ciências Sociais-ICS. 

Elcimar Simão Martins - Redenção CE (Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

 Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Elisangela André da Silva Costa - Redenção, CE (Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
MALÚ QUADÉ - LISBOA (PORTUGAL), D.; GUERRA - LISBOA (PORTUGAL), J.; SIMÃO MARTINS - REDENÇÃO CE (BRASIL), E.; ANDRÉ DA SILVA COSTA - REDENÇÃO, CE (BRASIL), E. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM GUINÉ-BISSAU. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.