A CONTRIBUIÇÃO DA CTSA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UMA ANÁLISE BASEADA EM DISSERTAÇÕES E TESES

Palavras-chave: Formação inicial de professores. Práticas pedagógicas. Enfoque CTSA

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é fundamental para formar indivíduos críticos e reflexivos. Quando combinada com o enfoque de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), essa abordagem amplia a compreensão das complexas relações socioambientais que envolvem ciência e tecnologia. Este estudo, fundamentado no protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham (2004), buscou identificar como os elementos do enfoque CTSA são aplicados na formação inicial de professores no contexto da EA. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando as palavras-chave "educação ambiental", "CTSA" e "formação inicial", resultando em oito estudos. Desses, quatro foram selecionados por abordarem diretamente a interseção entre EA e CTSA na formação de futuros professores. A incorporação do enfoque CTSA na EA ainda é incipiente, especialmente no que se refere à formação inicial docente. Nos estudos selecionados, destacam-se a reflexão crítica, a relevância social e a problematização como elementos centrais. Conclui-se que a formação inicial de professores com base no enfoque CTSA possui grande potencial para promover inovações pedagógicas na EA. Contudo, existe uma lacuna significativa de pesquisas práticas sobre essas interações. Estudos futuros devem priorizar investigações empíricas de intervenção, além de pesquisas sobre a percepção de alunos e professores, visando o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno - Acaraú, CE (Brasil) , Instituto Federal do Ceará (IFCE)

 Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo Instituto Federal do Ceará (IFCE), e professora do IFCE, campus Acaraú.

Ana Karine Portela Vasconcelos - Paracuru, CE (BRasil), Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Professora da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Coordenadora do Doutorado em Ensino pela RENOEN, polo IFCE, e docente do Instituto Federal do Ceará, campus Paracuru. 

Betina da Silva Lopes - Aveiro (Portugal), Universidade do Aveiro (UA)

Professora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA), Portugal, e Diretora do curso de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia para os ensinos básico e secundário da UA. 

Referências

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
DE ALMEIDA SANTIAGO NEPOMUCENO - ACARAÚ, CE (BRASIL) , N.; PORTELA VASCONCELOS - PARACURU, CE (BRASIL), A. K.; DA SILVA LOPES - AVEIRO (PORTUGAL), B. A CONTRIBUIÇÃO DA CTSA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.