A CONTRIBUIÇÃO DA CTSA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UMA ANÁLISE BASEADA EM DISSERTAÇÕES E TESES
Resumo
A Educação Ambiental (EA) é fundamental para formar indivíduos críticos e reflexivos. Quando combinada com o enfoque de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), essa abordagem amplia a compreensão das complexas relações socioambientais que envolvem ciência e tecnologia. Este estudo, fundamentado no protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham (2004), buscou identificar como os elementos do enfoque CTSA são aplicados na formação inicial de professores no contexto da EA. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando as palavras-chave "educação ambiental", "CTSA" e "formação inicial", resultando em oito estudos. Desses, quatro foram selecionados por abordarem diretamente a interseção entre EA e CTSA na formação de futuros professores. A incorporação do enfoque CTSA na EA ainda é incipiente, especialmente no que se refere à formação inicial docente. Nos estudos selecionados, destacam-se a reflexão crítica, a relevância social e a problematização como elementos centrais. Conclui-se que a formação inicial de professores com base no enfoque CTSA possui grande potencial para promover inovações pedagógicas na EA. Contudo, existe uma lacuna significativa de pesquisas práticas sobre essas interações. Estudos futuros devem priorizar investigações empíricas de intervenção, além de pesquisas sobre a percepção de alunos e professores, visando o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.
Referências
COUTINHO JÚNIOR, A. L., MONTEIRO, J. A., COSTA, D. F., & SALES, G. L. (2021). O ensino de física integrado a plataforma arduino, uma revisão sistemática de literatura. Educere Et Educare, 16(40), 175–197. https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.26800
DOMICIANO, T. D. Enfoque CTS no curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
GOMES, C. C. N. Temáticas ambientais no ensino fundamental: materiais curriculares de ciências e saberes docentes. 2021. Dissertação (Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
KITCHENHAM, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33(2004), 1-26.
NEPOMUCENO, N. A. S.; VASCONCELOS, A. K. P.; LOPES, B. S. Educação Ambiental e Ensino de Biologia: uma experiência pedagógica a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos. REXE- Revista de Estudios y Experiencias en Educación, [S. l.], v. 23, n. 52, p. 286–301, 2024. DOI: 10.21703/rexe.v23i52.2226. Disponível em: https://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/2226. Acesso em: 23 sep. 2024.
REIGOTA, M. “O que é Educação Ambiental”. São Paulo: Editora Brasiliense, 2017.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, jul-dez, 2000.
SILVA, R. L. Dimensões científico-tecnológicas e socioambientais em Paulo Freire: a constituição de uma interface humanizadora entre a Educação Ambiental e a Educação CTSA. 2023. Tese (Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
SOUSA, M. R. V. A contribuição da etnobiologia para o ensino de biologia: uma análise com base em dissertações e teses (2008 – 2020). 2022. Dissertação (Programa
Acadêmico de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
SOUZA, A. M. Educação para a sustentabilidade na formação inicial de professores de química: um estudo sobre os cursos de licenciatura no estado do Paraná. 2023. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática).
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.