AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Resumo
Este artigo aborda a formação inicial de professores e a importância do estágio supervisionado na construção de uma prática educativa reflexiva e crítica. A problematização surge da necessidade de refletir sobre a teoria com as realidades da sala de aula, considerando que a formação docente deve promover a reflexão e a adaptação às demandas contemporâneas. O estudo justifica-se pela crescente preocupação com a qualidade da educação e a formação de educadores capacitados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar. O objetivo consiste em analisar as abordagens teóricas sobre a formação inicial e o estágio supervisionado, além de discutir suas implicações práticas. Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa bibliográfica, permitindo a análise de dados secundários e contribuições teóricas consolidadas. Os resultados indicam para uma formação integral, que articule teoria e prática, como fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores. Conclui-se sobre a necessidade de uma formação mais crítica, que possa problematizar as diretrizes curriculares e o papel do estágio curricular supervisionado como oportunidade para os docentes em formação sociovienciarem de forma reflexiva sua prática.
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