AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Palavras-chave: Formação Inicial. Estágio Supervisionado. Relação Teoria e Prática. Reflexão sobre a prática.

Resumo

Este artigo aborda a formação inicial de professores e a importância do estágio supervisionado na construção de uma prática educativa reflexiva e crítica. A problematização surge da necessidade de refletir sobre a teoria com as realidades da sala de aula, considerando que a formação docente deve promover a reflexão e a adaptação às demandas contemporâneas. O estudo justifica-se pela crescente preocupação com a qualidade da educação e a formação de educadores capacitados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar. O objetivo consiste em analisar as abordagens teóricas sobre a formação inicial e o estágio supervisionado, além de discutir suas implicações práticas. Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa bibliográfica, permitindo a análise de dados secundários e contribuições teóricas consolidadas. Os resultados indicam para uma formação integral, que articule teoria e prática, como fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores. Conclui-se sobre a necessidade de uma formação mais crítica, que possa problematizar as diretrizes curriculares e o papel do estágio curricular supervisionado como oportunidade para os docentes em formação sociovienciarem de forma reflexiva sua prática.

Biografia do Autor

Cícero Magerbio Gomes Torres - Crato, CE (Brasil), Universidade Regional do Cariri (URCA)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Professor do Mestrado Profissional em Educação (MPEDU) da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Lucia Helena Correia de Andrade Meneses - Crato, CE (Brasil), Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestranda em Mestrado Profissional em Educação (MPEDU) na Universidade Regional do Cariri (URCA).

Maria Irene Esmeraldo Paz - Crato, CE (Brasil), Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestranda em Mestrado Profissional em Educação (MPEDU) na Universidade Regional do Cariri (URCA). 

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Publicado
2024-12-31
Como Citar
MAGERBIO GOMES TORRES - CRATO, CE (BRASIL), C.; HELENA CORREIA DE ANDRADE MENESES - CRATO, CE (BRASIL), L.; IRENE ESMERALDO PAZ - CRATO, CE (BRASIL), M. AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.