DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ANÁLISE DOS INDICADORES DE ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS DO CONTEXTO BRASILEIRO

Palavras-chave: Acessibilidade. Alunos Inclusos. Educação Escolar. Políticas Públicas.

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade faz parte de um processo de construção de direitos humanos e de respeito às diferenças. O acesso à educação também permeia um projeto que preconiza a acessibilidade e direitos que devem ser assegurados. Atualmente a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas é pensada para atender as necessidades específicas de cada caso, com adaptações curriculares, adequação de estrutura física e formação de profissionais especializados. Esse contexto inclusivo vem exigindo que as políticas públicas de acesso sejam cada vez mais repensadas no sentido de proporcionar desenvolvimento dos indivíduos com deficiência e a garantia de equidade. Com base nisso, o presente estudo busca, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, compreender aspectos da inclusão e acessibilidade com base nos indicadores de acesso de alunos com deficiência nas escolas, no período de 2013 a 2022. A análise está baseada nos dados estatísticos do censo escolar publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (INEP). As variáveis são referentes aos quantitativos de escolas, evolução de turmas com alunos inclusos nos níveis da educação básica e aspectos relacionados à acessibilidade. Os principais resultados mostram que o acesso tem aumentado, no entanto ainda há carência, principalmente de estrutura física, para atender esses alunos.

Biografia do Autor

Daiana Aparecida Furlan Ecker - Curitiba, PR (Brasil), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 

Edilson Pontarolo - Curitiba, PR (Brasil), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor do Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB. Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo Escolar da Educação Básica – 2013-2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

COELHO, Inclusão escolar. In: MACIEL, D.A.; BARBATO, S. (Cords.) Desenvolvimento Humano, educação e inclusão escolar. p. 55-62. Brasília: UnB, 2010.

JANNUZZI, P. M. Avaliação de programas sociais: conceitos e referências de quem a realiza. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 58, p. 22-42, maio/ago. 2014.

MACHADO, L. B.; ALBUQUERQUE, E. R. Inclusão de alunos com deficiência na escola pública: as representações sociais de professoras. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 1085-1104, set./dez. 2012.

MENDONÇA, F. L. R; SILVA, D. N. H. Formação docente e inclusão: para uma nova metodologia. 1 ed. Curitiba: Appris, 2015.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.

RIBEIRO, Solange. A interface acessibilidade e educação inclusiva. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 14, n. 27, p. 112-121, jan.-jun./2008

SILVA, A. M. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. 2012.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.
Publicado
2024-12-31
Como Citar
ECKER, D. A. F.; PONTAROLO - CURITIBA, PR (BRASIL), E. DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 8, n. 1, 31 dez. 2024.