Era uma vez... A literatura para crianças

aspectos considerados para a seleção de obras

Palavras-chave: Literatura para crianças, Contação de histórias, Seleção de obras

Resumo

A literatura para crianças é, por muitas vezes, tratada como um artifício que tem como único propósito a moralização dessa criança, tornando-se instrumento da vontade do adulto. Este artigo, então, visa discutir aspectos para a escolha de livros voltados para o público infantil com base em Góes (1991; 1996), Meireles (1984), Bajour (2012) e Zilberman (2005), além de analisar as concepções de literatura de uma docente em um contexto de educação infantil de uma escola montessoriana. Para tal, a pesquisa se configura como qualitativa em educação, fazendo uso de diário de campo como ferramenta de registro e reflexão durante o estágio obrigatório de observação e de um questionário voltado às práticas literárias da professora. Os aspectos discutidos apontam para sugestões embasadas na teoria para uma decisão mais consciente durante a etapa de escolha de livros. Dessa forma, percebe-se a relevância do direito à literatura em sua forma estética e recreativa, que não objetive apenas moralizar a criança, mas, sim, promover uma experiência esteticamente constitutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Tiedemann (Blumenau - SC, Brasil), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e pós-graduada em Organização Curricular da Educação Básica pela Unochapecó. E-mail: juuhtiedemann@gmail.com 

Jadina Maria Garcia (Blumenau - SC, Brasil), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduada em Letras (Português e Inglês e suas respectivas literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau. E-mail: jadinagarcia@gmail.com

Thais de Souza Schlichting (Blumenau - SC, Brasil), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (FURB). É doutora em Linguística (área de concentração Psicolinguística) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Faz parte dos grupos de pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB), Escrita: ensino, práticas, representações, concepções (UNICAMP), Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura e Compreensão (UFSC) e do Grupo de Estudo de Alfabetização - GRUPA (UNESP). Coordena o Grupo de Estudos em Educação Linguística e Literária (FURB). E-mail: tschlichting@furb.br

Referências

ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. Tradução Carmen Cacciacaro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BAJOUR, C. Cartografia dos encontros: literatura, encontro e mediação. Tradução Cicero Oliveira. São Paulo: Selo Emília, 2023.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BAPTISTA, M. C.; BELMIRO, C. A.; GALVÃO, C. Educação infantil e a gênese do processo de construção do leitor literário. In: DEBUS, E.; JULIANO, D. B.; BORTOLOTTO, N. (org.). Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas. Tubarão: Unisul, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Notas de campo. In BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. P.150-175.

FLICK, U. Uma introdução a pesquisa qualitativa. Tradução Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GÓES, L. P. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.

GÓES, L. P. Olhar de descoberta. São Paulo: Mercuryo, 1996.

HELD, J. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.

MEIRELES, C. Problemas da literatura infantil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

MUNITA, F. Eu, mediador(a): mediação e formação de leitores. Tradução Dolores Prades. São Paulo: Selo Emilia, 2024.

SALEM, N. História da literatura infantil. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

PALO, M. J.; OLIVEIRA, M. R. D. Literatura infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1986.

RABELO, L. M.; GOIS, R. A.; PEQUENO, L. L. C. A relação entre cuidar e educar na prática pedagógica da educação infantil. Revista Educação & Ensino, Fortaleza, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/68/57>. Acesso em: 14 out. 2024.

RAMOS, J. R.; GUIMARÃES, J. N.; MOTA, B. G. N. Educação infantil e o desenvolvimento da autonomia. Revista Educação & Ensino, Fortaleza, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/69/58>. Acesso em: 14 out. 2024.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Publicado
2025-12-01
Como Citar
TIEDEMANN, J.; GARCIA, J. M.; SCHLICHTING, T. DE S. Era uma vez... A literatura para crianças. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 1 dez. 2025.