Era uma vez... A literatura para crianças
aspectos considerados para a seleção de obras
Resumo
A literatura para crianças é, por muitas vezes, tratada como um artifício que tem como único propósito a moralização dessa criança, tornando-se instrumento da vontade do adulto. Este artigo, então, visa discutir aspectos para a escolha de livros voltados para o público infantil com base em Góes (1991; 1996), Meireles (1984), Bajour (2012) e Zilberman (2005), além de analisar as concepções de literatura de uma docente em um contexto de educação infantil de uma escola montessoriana. Para tal, a pesquisa se configura como qualitativa em educação, fazendo uso de diário de campo como ferramenta de registro e reflexão durante o estágio obrigatório de observação e de um questionário voltado às práticas literárias da professora. Os aspectos discutidos apontam para sugestões embasadas na teoria para uma decisão mais consciente durante a etapa de escolha de livros. Dessa forma, percebe-se a relevância do direito à literatura em sua forma estética e recreativa, que não objetive apenas moralizar a criança, mas, sim, promover uma experiência esteticamente constitutiva.
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Referências
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