A relação entre formação continuada e a avaliação formativa

concepções e práticas

Palavras-chave: Formação continuada. Avaliação formativa. Ensino Fundamental I.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas do Distrito Federal, visando compreender e discutir a relação entre a formação continuada dos professores e a avaliação formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conforme os pressupostos teóricos de Lüdke e André (1986). O objetivo da pesquisa é analisar a importância da formação continuada para a efetivação e consolidação da avaliação formativa em escolas de ensino fundamental I. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário on-line utilizando o Google Forms, com o WhatsApp como ferramenta de divulgação. Os participantes da pesquisa foram professores do ensino fundamental I. A análise dos dados foi realizada por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados obtidos mostram que a formação continuada é crucial para o aprimoramento do trabalho pedagógico e processo avaliativo, pois ao longo da carreira os docentes enfrentam dificuldades didático-pedagógicas que precisam ser refletidas e sanadas para que o processo de ensino-aprendizagem atenda às demandas de uma sociedade em constante evolução.

Biografia do Autor

Gilcéia Leite dos Santos Fontenele (Distrito Federal - DF, Brasil), Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). E-mail: gilceia.fontenele@gmail.com

Otília Maria A. N. A. Dantas (Distrito Federal - DF, Brasil), Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação. Professora do Programa otiliadantas@gmail.comde Pós-graduação em Educação pelo Programa de Pós-graduação em educação da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: 

Rosângela da Vitória Nascimento (Distrito Federal - DF, Brasil), Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. E-mail: rosangelavitoria.n@gmail.com

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Publicado
2025-02-01
Como Citar
FONTENELE, G. L. DOS S.; DANTAS , O. M. A. N. A.; NASCIMENTO, R. DA V. A relação entre formação continuada e a avaliação formativa. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 1 fev. 2025.