A relação entre formação continuada e a avaliação formativa

concepções e práticas

Palavras-chave: Formação continuada. Avaliação formativa. Ensino Fundamental I.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas do Distrito Federal, visando compreender e discutir a relação entre a formação continuada dos professores e a avaliação formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conforme os pressupostos teóricos de Lüdke e André (1986). O objetivo da pesquisa é analisar a importância da formação continuada para a efetivação e consolidação da avaliação formativa em escolas de ensino fundamental I. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário on-line utilizando o Google Forms, com o WhatsApp como ferramenta de divulgação. Os participantes da pesquisa foram professores do ensino fundamental I. A análise dos dados foi realizada por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados obtidos mostram que a formação continuada é crucial para o aprimoramento do trabalho pedagógico e processo avaliativo, pois ao longo da carreira os docentes enfrentam dificuldades didático-pedagógicas que precisam ser refletidas e sanadas para que o processo de ensino-aprendizagem atenda às demandas de uma sociedade em constante evolução.

Biografia do Autor

Gilcéia Leite dos Santos Fontenele, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). E-mail: gilceia.fontenele@gmail.com

Otília Maria A. N. A. Dantas , Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação. Professora do Programa otiliadantas@gmail.comde Pós-graduação em Educação pelo Programa de Pós-graduação em educação da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: 

Rosângela da Vitória Nascimento, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. E-mail: rosangelavitoria.n@gmail.com

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Publicado
2025-02-01
Como Citar
FONTENELE, G. L. DOS S.; DANTAS , O. M. A. N. A.; NASCIMENTO, R. DA V. A relação entre formação continuada e a avaliação formativa. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 1 fev. 2025.