Torém
uma proposta pedagógica com práticas corporais indígenas na educação física escolar
Resumo
O presente trabalho de pesquisa objetiva analisar uma experiência pedagógica intercultural que teve como foco o Torém, dança sagrada do povo indígena Tremembé. As atividades em tela ocorreram nas aulas de Educação Física com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. O lócus é a Escola Municipal Dom Helder Câmara, escola pública localizada na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Para tal, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir do método descritivo e do tipo relato de experiência. A narrativa parte de uma perspectiva pedagógica decolonial com a tematização da Unidade Temática Danças, e objeto do conhecimento Danças de matriz indígena e africana da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A experiência pedagógica foi dividida em três fases, quais sejam: a contextualização teórica da dança do Torém, seguida da vivência prática e por fim um círculo de debate. Nesta experiência pedagógica a vivência gerou um envolvimento significativo dos discentes, em que observou-se uma participação ativa nas atividades e um aumento do interesse em aprender mais sobre a cultura indígena e a reflexão sobre suas identidades.
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