O programa alfabetização na idade certa e a pedagogia terapêutica santiana no ciclo de alfabetização dos sertões de Crateús

Palavras-chave: Alfabetização e letramento. Teoria Santiana. Pedagogia terapêutica. Inovação pedagógica.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A investigação realizou-se sob o parecer nº 6.599.665 do Conselho de Ética em Pesquisa-CEP/CONEP, com o objetivo de investigar a percepção de professores alfabetizadores sobre suas necessidades formativas no Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, em escolas dos Sertões de Crateús. Analisaram-se as formações do PAIC, pelo Ciclo de alfabetização, após experimentação de fundamentos da teoria Santiana desenvolvida em Portugal por João dos Santos (1913-1987). Aplicou-se a Pedagogia Terapêutica, como inovação pedagógica das práticas de alfabetização por docentes alfabetizadoras. Participaram, portanto, quatro professoras alfabetizadoras com entrevista e observação de suas práticas pedagógicas na abordagem Santiana. Sobressaíram-se práticas colaborativas, que agregaram inovação às aprendizagens. Concluiu-se que o processo de alfabetização, iniciado na educação infantil, é um alicerce basilar do ensino fundamental e um marcador das aprendizagens na educação básica. Numa escala de evolução, as aprendizagens, avançam na medida em que as peculiaridades das crianças são atendidas. A Pedagogia Terapêutica nas práticas de alfabetização trouxe inovação aos conteúdos de alfabetização pela sua aproximação à dimensão da saúde mental. Priorizou-se o marcador do bem-estar emocional, o que favoreceu a interação social e avanços na aprendizagem educacional no ciclo de alfabetização.

Biografia do Autor

Edmilson Rodrigues Chaves , Rede Municipal de Crateús-CE

Mestre pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF-UNILAB-IFCE). Professor efetivo da Rede Municipal de Crateús-CE/Brasil. E-mail: edmilsonchavespedagogo@gmail.com

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Pós-doutora pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Baturité e do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF-UNILAB-IFCE). E-mail: cleide.silva@ifce.edu.br

Austelino Fernandes Lopes Tavares , Faculdade da Educação de Assomada Cruz Grande - Ilha de Santiago, Cabo Verde.

Cabo-verdiano. Professor Dr. do Ensino Secundário e orientador de estágio e monografia do Instituto Universitário de Educação/Faculdade da Educação de Assomada Cruz Grande - Ilha de Santiago, Cabo Verde. Docente da Unidade Curricular Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Domínio Cognitivo no Mestrado em Educação Especial e Domínio Cognitivomotor. E-mail: austelinofernandes@gmail.com

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Publicado
2025-02-01
Como Citar
RODRIGUES CHAVES , E.; LEITE , M. C. DA S. R.; TAVARES , A. F. L. O programa alfabetização na idade certa e a pedagogia terapêutica santiana no ciclo de alfabetização dos sertões de Crateús. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 1 fev. 2025.