O professor universitário frente a inclusão educacional de pessoas com autismo

Palavras-chave: Ensino Superior, Transtorno do Espectro Autista, Diversidade, Inclusão

Resumo

A inclusão, enquanto movimento educacional, está situada na necessidade das escolas adequarem as suas culturas organizacionais e práticas para promoverem educação a todas as pessoas, propiciando assim a sua inserção na sociedade e na escola e reduzindo a exclusão social. Sendo assim, este trabalho objetivou analisar os pontos de vista de professores com relação aos alunos com autismo no ensino superior afim de verificar como o processo de inclusão educacional se dá e qual o preparo e papel dos docentes. Foram utilizados como método de coleta de dados formulários online autoadministrados. A pesquisa teve abordagem qualitativa e como metodologia de análise utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que os docentes universitários entrevistados, em sua maioria, ainda precisam de apoio para compreender o autismo e como lecionar para pessoas autistas. Percebe-se que ainda são criados estereótipos e que há insegurança entre os docentes para lidar com esse público. Os docentes reconhecem suas fragilidades e querem aprender a lidar com os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), todavia ainda lhes faltam apoio e capacitação oferecidos pelas IES e proatividade para buscar tais conhecimentos.

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Biografia do Autor

Tatiana Rodrigues Carneiro (Belo Horizonte, MG, Brasil), Faculdade Unimed

Doutorado em Entomologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Jaboticabal). Especialista em Gestão Educacional (USP/ESALQ). Docente da Faculdade Unimed, Belo Horizonte, MG . Departamento de Excelência e Gestão Acadêmica. E-mail: tatianacarneiro@hotmail.com 

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Publicado
2025-06-27
Como Citar
CARNEIRO, T. R. O professor universitário frente a inclusão educacional de pessoas com autismo. Revista Educação & Ensino, v. 9, n. 1, 27 jun. 2025.