Serviço Social e estratégias de ensino-aprendizagem na Vila Social Canindezinho
Resumo
As Vilas Sociais são equipamentos públicos vinculados ao Governo do Estado do Ceará e se voltam à promoção de esporte, lazer, cidadania, cultura e qualificação profissional, sendo locais de fortalecimento de vínculo territorial. Objetiva-se assim, apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem promovidas pelo Serviço Social na Vila Social Canindezinho. Configura-se em estudo de caso com uso das pesquisas qualitativa, descritiva e exploratória, observações simples e participante, com temporalidade situada entre julho e dezembro de 2024. O lócus refere a Vila Social Canindezinho, localizada no bairro Canindezinho, cidade de Fortaleza/CE. Não houve apreciação de comitê de ética em pesquisa frente à característica da produção teórica. Foram analisadas ações desenvolvidas pelos profissionais de Serviço Social da instituição direcionadas ao fortalecimento da relação ensino-aprendizagem do público-alvo em assuntos de interesse social. O estudo destacou a importância da continuidade dessas intervenções pedagógicas no que tange à promoção do ser de direitos, desenvolvimento de relações sociais saudáveis, interação com órgãos do sistema de garantia de direitos e fortalecimento da política pública de proteção social. Por fim, o estudo ressalta os desafios enfrentados pela instituição, como a adesão de uma parcela maior de moradores da região circunvizinha nas atividades sociais, muito embora o fluxo de beneficiários e transeuntes seja elevado. Apesar disso, reconhece-se o efeito transformador desse equipamento, aliado à colaboratividade tida entre os diferentes atores envolvidos.
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