Serviço Social e estratégias de ensino-aprendizagem na Vila Social Canindezinho

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Estratégias. Serviço Social.

Resumo

As Vilas Sociais são equipamentos públicos vinculados ao Governo do Estado do Ceará e se voltam à promoção de esporte, lazer, cidadania, cultura e qualificação profissional, sendo locais de fortalecimento de vínculo territorial. Objetiva-se assim, apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem promovidas pelo Serviço Social na Vila Social Canindezinho. Configura-se em estudo de caso com uso das pesquisas qualitativa, descritiva e exploratória, observações simples e participante, com temporalidade situada entre julho e dezembro de 2024. O lócus refere a Vila Social Canindezinho, localizada no bairro Canindezinho, cidade de Fortaleza/CE. Não houve apreciação de comitê de ética em pesquisa frente à característica da produção teórica. Foram analisadas ações desenvolvidas pelos profissionais de Serviço Social da instituição direcionadas ao fortalecimento da relação ensino-aprendizagem do público-alvo em assuntos de interesse social. O estudo destacou a importância da continuidade dessas intervenções pedagógicas no que tange à promoção do ser de direitos, desenvolvimento de relações sociais saudáveis, interação com órgãos do sistema de garantia de direitos e fortalecimento da política pública de proteção social. Por fim, o estudo ressalta os desafios enfrentados pela instituição, como a adesão de uma parcela maior de moradores da região circunvizinha nas atividades sociais, muito embora o fluxo de beneficiários e transeuntes seja elevado.  Apesar disso, reconhece-se o efeito transformador desse equipamento, aliado à colaboratividade tida entre os diferentes atores envolvidos.

Biografia do Autor

Ediney Linhares da Silva (Fortaleza, CE, Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão da Educação. Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais. Bacharel em Serviço Social. Graduando em Gestão Pública pelo Centro Universitário Ateneu (Uniateneu). Professor-convidado na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Docente em cursos de graduação EaD do Centro Universitário Ateneu (Uniateneu). Assistente Social pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1258896010904214. E-mail: edineylinhares@gmail.com

Cleide Carneiro (Fortaleza - CE, Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutorado em Gestão e Planejamento em Políticas Públicas pela Universitat Rovira e Virgili. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bacharel em Serviço Social. Coordenadora do Curso Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CMEPES/UECE) e Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da mesma universidade. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7305279180111924. E-mail: cleide.carneiro@uece.br

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Publicado
2025-05-08
Como Citar
SILVA, E. L. DA; CARNEIRO, C. Serviço Social e estratégias de ensino-aprendizagem na Vila Social Canindezinho. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 8 maio 2025.