“Eles vieram zerados...”

a alfabetização na pós-pandemia em uma escola pública de São Gonçalo (RJ)

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Estudo de Caso Exploratório. Análise de Conteúdo. Pós-pandemia.

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar visões de diferentes atores sociais sobre o processo de alfabetização em uma escola pública do município de São Gonçalo (RJ) no período pós-pandêmico, com o objetivo de compreender os impactos da suspensão de aulas presenciais e os desafios enfrentados no retorno às aulas presenciais, na unidade escolar em tela.  Na contextualização da pesquisa, sintetizam-se pesquisas sobre educação e alfabetização na pós-pandemia. Desenvolveu-se um Estudo de Caso (Yin, 2001) de perfil exploratório, cujos dados foram gerados em entrevistas semiestruturadas com a gestora escolar, duas professoras alfabetizadoras e duas responsáveis por estudantes matriculados na unidade escolar. Tais dados foram interpretados segundo o método da Análise de Conteúdo temática (Bardin, 2011).  Os resultados indicam que, na percepção das participantes do estudo, para além do impacto pedagógico provocados pela interrupção das aulas presenciais, os aspectos emocionais tiveram importante papel nas dificuldades relacionadas à alfabetização e aos usos da escrita que foram constatadas na pós-pandemia.

Biografia do Autor

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira (Rio de Janeiro - RJ, Brasil), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada do Departamento de Letras, do PPLIN,  do PROFLETRAS e do PPGEDU da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: marcia.lisboa.oliveira@uerj.br 

Renata da Silva de Oliveira (São Gonçalo - RJ, Brasil), Rede Municipal de São Gonçalo (RJ)

Professora Orientadoras da Rede Municipal de São Gonçalo (RJ). Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística  (PPLIN-FFP/UERJ). E-mail: renatadasilvadeoliveira@yahoo.com.br 

Referências

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YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
2025-05-13
Como Citar
OLIVEIRA, M. L. C. DE; OLIVEIRA, R. DA S. DE. “Eles vieram zerados...”. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 13 maio 2025.