O uso da ferramenta google forms no ensino fundamental:

desafios e possibilidades na prática pedagógica

Palavras-chave: Google forms, Ferramentas de ensino, Avaliações, Google for education, Questionários, Ferramentas de avaliação

Resumo

O presente artigo investiga o uso do Google Forms no Ensino Fundamental, trata-se de uma ferramenta que permite a criação de formulários online, integrado ao conjunto de ferramentas do Google for Education. Estas ferramentas são gratuitas para as redes de ensino público em todo o mundo, passou a ter mais utilidade pós pandemia. O Formulário Google é uma ferramenta influente, se aplicada de forma planejada, é possível aperfeiçoar o conhecimento educacional. Deste modo, foi realizado uma pesquisa qualitativa com o método bibliográfico com coleta de dados em loco, sobre o uso da plataforma. A análise investiga os desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino fundamental. Durante este estudo foram abordadas as aplicações e limitações de uso do Google Forms nas instituições de ensino, corroborando no aprimoramento no método de ensino entre professores, onde considera-se que o Google Forms é uma ferramenta que busca inovar e contribuir para um ensino proficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca de Assisa Moreira Sobral de Matos (Lavras da Mangabeira, CE, Brasil), Rede Municipal de Ensino de Lavras da Mangabeira

Licenciada em Letras, Faculdade Kurios (FAK). Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, pela Faculdade Venda Nova Imigrante (FAVENI). Professora da Rede Municipal de Ensino de Lavras da Mangabeira. E-mail de contato: diassisasobral@gmail.com

Maria de Lourdes da Silva Neta (Maranguape, CE, Brasil), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação (PPGE/UECE). Mestra em Educação (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia e Administração (UECE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Maranguape). E-mail: lourdes.neta@ifce.edu.br 

Referências

BUYYA, Rajkumar; RANJAN, Rajiv; CALHEIROS, Rodrigo. Modeling and Simulation of Scalable Cloud Computing Environments and the Cloudsim Toolkit: challenges and opportunities. CoRR, abs/0907.4878, 2009. Disponível em: https://www.ic.unicamp.br/~bit/ensino/mo809_1s13/papers/Cloud_Computing/Modeling%20and%20simulation%20of%20scalable%20Cloud%20computing%20environments%20and%20the%20CloudSim%20toolkit-%20Challenges%20and%20opportunities.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inovativas: na educação presencial, a distância e corporativa. 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2023.

INSTITUTO RODRIGO MENDES. Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da covid-19: Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais. São Paulo: Instituto Rodrigo Mendes, 2020. Disponível em: https://institutorodrigomendes.org.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolos-educacao-inclusiva-durante-pandemia.pdf . Acesso em: 24 abr. 2025.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

MORAN, José Manuel.; MASETTO, Marcos; BEHRENS Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

SANTAELLA, Lúcia; NESTERIUK, Sérgio; FAVA, Fabrício (Orgs.). Gamificação em Debate. São Paulo: Blucher, 2018.

SANTOS, Victor. Ensino Remoto: como potencializar suas aulas com o google forms. Nova Escola, São Paulo, SP, 13 jul. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19492/ensino-remoto-como-potencializar-suas-aulas-com-o-google-forms. Acesso em: 20 jan. 2025.

SILVA, Andreza Regina Lopes da; SPANHOL, Fernando José. Design Instrucional e Construção do Conhecimento na EaD. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; MORAES, Érica Brandão de; SANCHEZ, Martiza Consuelo Ortiz; SOUZA, Deise Ferreira de; PACHECO, Marina Caroline Marques Dias. O Ensino Remoto Frente às Exigências do Contexto de Pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society And Development, [S.l.], v. 9, n. 9, e843998153, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153/7109. Acesso em: 28 nov. 2024.

XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Calidoscópio, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 3-14, 2011. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/748. Acesso em: 24 abr. 2025.
Publicado
2025-06-27
Como Citar
MATOS, F. DE A. M. S. DE; SILVA NETA, M. DE L. DA. O uso da ferramenta google forms no ensino fundamental:. Revista Educação & Ensino, v. 9, n. 1, 27 jun. 2025.