Desafios e lacunas na formação matemática de pedagogas

um olhar sobre a realidade em Cuiabá

Palavras-chave: Anos Iniciais. Ensino de Matemática. Formação Inicial. Pedagogia.

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado – em andamento - de uma das autoras, com respectivo projeto aprovado pelo comitê de ética da instituição de origem. Possui como objetivo analisar a relação entre as concepções e práticas, sobre o processo de ensino da Matemática, de professores alfabetizadores que atuam na Rede Pública de Ensino no Município de Cuiabá (MT). Na pesquisa, utilizaram-se alguns instrumentos para produzir dados, entre esses instrumentos, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professoras pedagogas que atuam nos anos iniciais. Para a elaboração deste artigo, considerou-se apenas uma das perguntas da entrevista: “Como foi o ensino da Matemática na sua formação inicial?”, com o objetivo de identificar possíveis lacunas na formação matemática das professoras e analisar de que forma essas deficiências podem impactar o ensino da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A pesquisa apontou resultados semelhantes entre dois grupos. No primeiro grupo, as participantes da pesquisa tiveram algum nível de contato com a Matemática em sua formação inicial. Porém, de modos diferentes. Enquanto algumas relataram ter empregado jogos e recursos manipulativos como instrumentos de ensino, outras destacaram que abordaram os conceitos matemáticos de forma superficial, sem explorar suas nuances. Já as do segundo grupo revelaram que elas não tiveram uma exposição relevante ao conteúdo de matemática em sua formação inicial, a ponto de o conhecimento adquirido ser tão escasso que nem se lembram de tê-lo aprendido, o que pode influenciar relevantemente nas suas práticas docentes.

Biografia do Autor

Aline Aparecida Sant Ana Leite (Cuiabá, MT, Brasil), Universidade de Cuiabá-Unic

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino- UNIC/IFMT. Professora Pedagoga efetiva da Rede Municipal de Cuiabá e Rede Estadual de Mato Grosso. E-mail: alinesantna137@gmail.com 

Marta Maria Pontin Darsie (Cuiabá, MT, Brasil), Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Administração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas- Paraná. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1 à 4 série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999.Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM- REAMEC (desde 2010). Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino- UNIC/IFMT. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ciências da Natureza e Matemática UFMT/SINOP.

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Publicado
2025-06-27
Como Citar
LEITE, A. A. S. A.; DARSIE, M. M. P. Desafios e lacunas na formação matemática de pedagogas. Revista Educação & Ensino, v. 9, n. 1, 27 jun. 2025.