Burnout e os professores
um estudo sobre causas, consequências e estratégias de prevenção
Resumo
O presente estudo teve como objetivo compreender as causas, consequências e estratégias de prevenção do Burnout entre os professores dos anos iniciais e da educação infantil. A pesquisa revelou diferenças significativas entre professores das redes pública e privada de ensino, destacando a complexidade dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do Burnout. As principais causas incluem a sobrecarga de trabalho, a falta de reconhecimento profissional e o apoio institucional insuficiente. As consequências do Burnout são graves, afetando tanto os professores quanto o sistema educacional, com impactos na saúde física e emocional dos docentes. Contudo, o estudo também identificou estratégias eficazes de prevenção, como políticas institucionais de apoio psicológico, programas de desenvolvimento profissional e a valorização da carreira docente. Conclui-se necessário promover um ambiente de trabalho saudável, com suporte adequado de recursos humanos e materiais que auxiliem a prática docente, com o objetivo de garantir a saúde física e mental dos educadores, o que reflete, em consequência, na qualidade da educação e na melhoria do ambiente escolar.
Downloads
Referências
ASHFORTH, B. E.; KREINER, G. E.; FUGATE, M. All in a day’s work: boundaries and micro role transitions. Academy of Management Review, 25(3), 2000, 472-491.
BAKKER, A. B.; DEMEROUTI, E. Job demands–resources theory: Taking stock and looking forward. Journal of Occupational Health Psychology, 22(3), 2017, 273-285.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CODO, W. (Org.) Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
CRUZ, M. A.; OLIVEIRA, P. R. O impacto da pandemia no trabalho docente: desafios e precarizações. Revista Brasileira de Educação, 2021.
DESTEFANI, J. D.; ONOFRE, A. P. M.; MINARINI, P.A.; MADEIRA, F.S.; DESTEFANI, I.M.S.D. A síndrome de Burnout em docentes da rede pública pós-pandemia. In. Seven Publicações Acadêmicas, 2024.
ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: Edusc, 1999.
EVERS, W. J. G; TOMIC, W.; BROUWERS, A. Burnout among teachers: Students’ and teachers’ perceptions compared. School Psychology International, 25(2), 2004, 131-148.
FREUDENBERGER, H. J. Staff Burn-Out. Journal of Social Issues, 30(1), 1974, 159-165.
FRIEDMAN, I. A. Burnout in teachers: Shattered dreams of impeccable professional performance. Journal of Clinical Psychology, 56(5), 2000, 595-606.
GASPARINI, C. S.; BARRETO, M. P. O impacto da pandemia na saúde mental dos professores. Revista Brasileira de Educação, 27(89), 2022, 1-20.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. Pandemia, ensino remoto e as desigualdades no sistema educacional. Educação e Sociedade, 2022.
GUERRERO-ESCOBAR, K. Síndrome de Burnout em profissionais da educação. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 7(28), 2023, 690-697.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, F.; SILVA, J. O impacto da pandemia no ensino: desafios e oportunidades no retorno às aulas presenciais. Editora Educacional, 2023.
HAKANEN, J. J.; BAKKER, A. B.; SCHAUFELI, W. B. Burnout and work engagement among teachers. Journal of School Psychology, 43(6), 2006, 495-513.
HOBFOLL, S. E.; SHIROM, A. Conservation of resources theory: applications to stress and management in the workplace. In R. T. Golembiewski (Ed.), Handbook of organizational behavior (2nd ed., p. 57-81), 2000.
KABAT-ZINN, J.; WHEELER, E., LIGHT, T.; SKILLINGS, Z.; SCHARF, M. J.; CROPLEY, T. G. Influence of a mindfulness meditation-based stress reduction intervention on rates of skin clearing in patients with moderate to severe psoriasis undergoing phototherapy (UVB) and photochemotherapy (PUVA). Psychosomatic Medicine, 60, 1998, 625-632.
KYRIACOU, C. Teacher Stress: Directions for future research. Educational Review, 53(1), 2001, 27-35.
LIMA, P.; CARDOSO, S. Exigências emocionais na docência e a saúde mental dos professores. Revista de Psicologia Escolar, 47(3), 2021, 567-582.
MASLACH, C.; JACKSON, S. E. The measurement of experienced burnout. Journal of Occupational Behavior, 2(2), 1981, 99-113.
MASLACH, C.; LEITER, M. P. The truth about burnout: how organizations cause personal stress and what to do about it. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1997.
MASLACH, C.; LEITER, M. P. Understanding the burnout experience: Recent research and its implications for psychiatry. World Psychiatry, 15(2), 2016, 103-111.
MASLACH, C.; SCHAUFELI, W. B.; LEITER, M. P. Job burnout. Annual Review of Psychology, 52(1), 2001, 397-422.
MENDES, R. Educação na pandemia: Desafios do ensino remoto e implicações para o futuro. Revista Brasileira de Educação, 27(1), 2022, 45-60.
MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 1998.
OLIVEIRA, J. Burnout docente e os desafios do ensino remoto durante a pandemia. Estudos em Educação, 38(2), 2021, 125-14.
OLIVEIRA, L. S.; SANTOS, J. M. Burnout em professores no pós-pandemia: Um estudo de caso. Psicologia em Estudo, 28(1), 2023, 45-60.
RODRIGUES, M.; SILVA, A. Saúde mental dos professores: a importância do suporte psicológico nas escolas. Cadernos de Educação, 29(2), 2020, 198-215.
SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289. Acesso em: 24 abr. 2024.
SCHAUFELI, W. B.; BAKKER, A. B. Job demands, job resources, and their relationship with burnout and engagement: A multi-sample study. Journal of Organizational Behavior: The International Journal of Industrial, Occupational and Organizational Psychology and Behavior, 25(3), 2004, 293-315.
SCHAUFELI, W. B.; ENZMANN, D. The burnout companion to study and practice: A critical analysis. London: Taylor & Francis, 1998.
SCHAUFELI, W. B.; MASLACH, C.; MAREK, T. (Eds.). Professional burnout: Recent developments in theory and research. Washington, DC: Taylor & Francis, 1993.
SCHAUFELI, W. B.; TARIS, T. W. A Critical Review of the Job Demands-Resources Model: Implications for Improving Work and Health. In: Bauer, G. F., & Hämmig, O. (Eds.), Bridging Occupational, Organizational and Public Health: A Transdisciplinary Approach, 43-68. Springer, Berlin, 2014.
SILVA, T. F.; FERREIRA, D. M. Ensino remoto e Burnout: os desafios enfrentados por professores durante a pandemia. Cadernos de Psicologia Escolar, 31(2), 2021, 101-11.
TRIGO, T. R. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Revista Psiquiatria Clínica. 34 v (5), 2007, 223-233.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.