Clima escolar e o impacto de intervenções pedagógicas na mediação docente, segurança emocional e aprendizagem

Palavras-chave: Clima escolar, Relações interpessoais, Habilidades socioemocionais

Resumo

O artigo analisa como intervenções pedagógicas e estruturais influenciam o clima escolar, com foco no desenvolvimento socioemocional e acadêmico de alunos do Ensino Fundamental I. A partir de um relato de experiência, descrevem-se estratégias como reorganização do espaço físico, escuta ativa, ensino de habilidades socioemocionais e formação docente. Os resultados evidenciam redução de conflitos, aumento do engajamento e melhoria no desempenho escolar. Também é proposto um protocolo de intervenção estruturado em níveis (individual, grupal e coletivo), com metas de curto e longo prazo. A análise reforça que vínculos afetivos positivos, segurança emocional e cooperação entre educadores, alunos e famílias são essenciais para uma aprendizagem significativa. Conclui-se que intervenções planejadas, integradas ao cotidiano escolar, promovem um clima favorável ao bem-estar e ao sucesso acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Tayná Cavalcante de Souza Guimarães (Maceió, AL - Brasil), Universidade Estácio de Sá

Pedagoga formada pela Estácio e Professora na educação básica em instituição particular. E-mail: ritataynacavalcante@gmail.com

Pedro Henrique Matias Marques Gomes (Recife, PE - Brasil), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES-UFAL). E-mail: pedro.hgomes@ufpe.br

Angelina Nunes de Vasconcelos (Maceió, AL - Brasil), Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Coordenadora vinculada ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES-UFAL). E-mail: angelina.vasconcelos@ip.ufal.br

Gabriel Fortes (Santiago do Chile, Chile), Universidad Alberto Hurtado

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Facultad de Psicología e diretor do Doctorado en Psicología da Universidad Alberto Hurtado (Santiago, Chile). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES-UFAL). E-mail: gfortes@uahurtado.cl 

Referências

ABED, A. L. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016.
ABREU-E-LIMA, D.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, v. 22, n. 2, p. 189–205, 2011.
ALI, Z.; KHAN, A.; TATLAH, I.; AMIN, M.; DOGAR, A.; SALEEM, K. School Climate: a Predictor for Students' Academic Achievement. AYER, v.3. pag 71-82, 2014.
AMSALU, A.; BELAY, S. Analyzing the contribution of school climate to academic achievement using structural equation modeling. International Journal of Educational Research Open, v. 5, 2024.
ANJOS, H. P.; MELO, L. B.; SILVA, K. R.; RABELO, L. C.; ARAÚJO, M. A. Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos. Educação & Sociedade, v. 34, n. 123, p. 495–507, 2013.
BAIA, S. F.; MACHADO, L. R. Relações interpessoais na escola e o desenvolvimento local. Interações (Campo Grande), v. 22, n. 1, p. 177–193, 2021.
BANDURA, A. Self-efficacy: The exercise of control. New York: W. H. Freeman, 1997.
BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária. Psico, v. 43, n. 2, p. 174-184, 2012.
BRONFENBRENNER, U. The ecology of human development. Harvard University Press, 1979.
COHEN, J.; MICHELLI, N. School Climate: Research, Policy, Teacher Education and Practice. Teachers College Record. Vol. 111, p. 180-213, 2009.
COSTA JÚNIOR, J. F.; MORAES, L. S.; DE SOUZA, M. M. N.; LOPES, L. C. L.; MENESES, A. R.; PONTES PINTO, A. R. de A.; DOS SANTOS, L. S. R.; ZOCOLOTTO, A. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 324–341, 2023.
COSTA, R. F.; ZEITOUNE, R. C.; QUEIROZ, M. V.; GARCÍA, C. I.; GARCÍA, M. J. Adolescent support networks in a health care context: the interface between health, family and education. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. 5, p. 0741–0747, 2015.
DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educ rev. 2008, v. 31, p. 213–230, 2008.
DE MAMAN, D. Cuidando de quem educa: condições de saúde mental do professor. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 5142–5158, 2012.
DIAS, A. C.; PATIAS, N. D.; ABAID, J. L. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 1, p. 105–111, 2014.
DURLAK, J.; WEISSBERG, R.; DYMNICKI, A.; TAYLOR, R.; SCHELLINGER, K. The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta-analysis of school-based universal interventions. Child Development, v. 82, n. 1, p. 405–432, 2011.
FERREIRA, F. R.; CARVALHO, M. A.; SENEM, C. J. Desenvolvendo habilidades sociais na escola: um relato de experiência. Constr. psicopedag., v. 24, n. 25, p. 84-98, 2016.
FONSÊCA, P. N.; LOPES, B. J.; PALITOT, R. M.; ESTANISLAU, A. M.; COUTO, R. N.; COELHO, G. L. Engajamento escolar: explicação a partir dos valores humanos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 611–620, 2016.
FREDRICKSON, B. L. The role of positive emotions in positive psychology: The broaden-and-build theory of positive emotions. American Psychologist, v. 56, n. 3, p. 218–226, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FUCHS, D.; FUCHS, L. S. Introduction to Response to Intervention: What, why, and how valid is it? Reading Research Quarterly, v. 41, n. 1, p. 93-99, 2006.
GREENBERG, M.; DOMITROVICH, C; BUMBARGER, B. Preventing mental disorders in school-aged children: A review of the effectiveness of prevention programs. Prevention & Treatment, v. 6, n. 1, p. 1–62, 2001.
HAMRE, B.; PIANTA, R. Early teacher-child relationships and the trajectory of children’s school outcomes through eighth grade. Child Development, v. 72, n. 2, p. 625–638, 2001.
HATTIE, J. Visible learning: a synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. London: Routledge, 2009.
HERNÁNDEZ, M.; VALIENTE, C.; EISENBERG, N.; BERGER, R.; SPINRAD, T.; VANSCHYNDEL, S.; SILVA, K.; SOUTHWORTH, J.; THOMPSON, M. Elementary students’ effortful control and academic achievement: The mediating role of teacher–student relationship quality. Early Childhood Research Quarterly, v. 40, p. 98-109, 2017.
HUANG, H. School Climate Affecting Students’ Competence to Learn. Journal of Education and Educational Research, v. 10, p. 268-274, 2024.
JONES, S. M.; BOUFFARD, S. M. Social and emotional learning in Schools: from programs to strategies. Society for Research in Child Development, v. 26, n. 4, 2012.
JONES, S. M.; BROWN, J.; ABER, L. Two-year impacts of a universal school-based social-emotional and character development program: An experiment in translational developmental research. Child Development, v. 84, n. 2, p. 533–554, 2011.
JUSTO, A. R.; ANDRETTA, I. Competências socioemocionais de professores: avaliação de habilidades sociais educativas e regulação emocional. Psicol. Educ., n. 50, p. 104-113, 2020.
LARSON, K.; NGUYEN, A.; OROZCO SOLIS, M.; HUMPHREYS, A.; BRADSHAW, C.; JOHNSON, S. A systematic literature review of school climate in low and middle income countries. International Journal of Educational Research. v. 102, 2020.
LIMA, R. S.; CANZIAN, E. R. V.; CAMARINHA, J. B.; GOMES, A. B.; ROCHA, V. L. de O.; BARTH, L. da S.; MESNDES, L. E. P. R.; RIBEIRO, S. da S.; PAUDARCO, V. N. de C.; PINTO, C. L. A.; PIRES, V. das N. F.; HERBST, S. M. Inclusão e diversidade na escola: estratégias pedagógicas para promover a inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas regulares. Revista FOCO, v. 17, n. 10, p. 1-16, 2024.
LLERAS, C. Hostile School Climates: Explaining Differential Risk of Student Exposure to Disruptive Learning Environments in High School. Journal of School Violence, v. 7, n. 3, p. 105–135, 2008.
MAIA, D.S.; LOBO, B. O. O desenvolvimento da habilidade de solução de problemas interpessoais e a convivência na escola. Psicol. rev. (Belo Horizonte), v. 19, n. 1, p. 17-29, 2013.
MITCHELL, M.; BRADSHAW, C.; LEAF, P. Student and Teacher Perceptions of School Climate: A Multilevel Exploration of Patterns of Discrepancy. The Journal of school health, v. 80, p. 271-279, 2010.
NUNES, P. S.; GOMES, E. C. O impacto do currículo de educação socioemocional na formação docente. Revista Nova Paideia, v. 6, n. 3, p. 241–250, 2024.
OECD. Teaching for the Future: Global Perspectives and Practices. Paris: OECD Publishing, 2023.
PETRUCCI, G. W.; BORSA, J. C.; KOLLER, S. H. A Família e a escola no desenvolvimento socioemocional na infância. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 24, n. 2, p. 391-402, 2016.
PIANTA, R. C.; STUHLMAN, M. W. Teacher-child relationships and children’s success in the first years of school. School Psychology Review, v. 33, n. 3, p. 444–458, 2004.
RIMM-KAUFMAN, S. E.; SAWYER, B. E. Primary-Grade Teachers' Self-Efficacy Beliefs, Attitudes toward Teaching, and Discipline and Teaching Practice Priorities in Relation to the "Responsive Classroom" Approach. Social Development, v. 13, n. 2, p. 321–341, 2004.
RIPSKI, M.; GREGORY, A. Unfair, Unsafe, and Unwelcome: Do High School Students’ Perceptions of Unfairness, Hostility, and Victimization in School Predict Engagement and Achievement? Journal of School Violence, v. 8, n. 4, p. 355–375, 2009.
RYAN, R.; DECI, E. Self-Determination Theory: Basic Psychological Needs in Motivation, Development, and Wellness. New York: Guilford Press, 1ª ed., 2017.
SOUSA, L. O.; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, 2011.
SKINNER, E. A.; BELMONT, M. J. Motivation in the classroom: Reciprocal effects of teacher behavior and student engagement across the school year. Journal of Educational Psychology, v. 85, n. 4, p. 571–581, 1993.
TEIXEIRA, M. T.; REIS, M. F. A Organização do Espaço em Sala de Aula e as Suas Implicacoes na Aprendizagem Cooperativa. Revista Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, p. 162-187, 2012.
WANG, M.; DEGOL, J. School climate: A review of the construct, measurement, and impact on student outcomes. Educational Psychology Review, v. 28, p. 315–352, 2016.
WEARE, K. Mental Health and Social and Emotional Learning: Evidence, Principles, Tensions, Balances. Advances in School Mental Health Promotion. v.3, n. 1, 2010.
WEARE, K.; NIND, M.. Mental health promotion and problem prevention in schools: What does the evidence say? Health Promotion International, v. 26, n. 1, 2011.
WEISSBERG, R. P.; DOMITROVICH, C.; DURLAK, J. Social and emotional learning: Past, present, and future. In: DURLAK, J.; DOMITROVICH, C.; MAHONEY, J. Handbook of Social and Emotional Learning: Research and Practice. Guilford Press, p. 3–19, 2015.
ZINS, J.; WEISSBERG, R. P.; WANG, M. C.; WALBERG, H. J. Building academic success on social and emotional learning: What does the research say? Teachers College Press, 2004.
Publicado
2025-10-18
Como Citar
GUIMARÃES, R. T.; GOMES, P. H.; VASCONCELOS, A.; FORTES, G. Clima escolar e o impacto de intervenções pedagógicas na mediação docente, segurança emocional e aprendizagem. Revista Educação & Ensino , v. 9, n. 1, 18 out. 2025.