Formação continuada de professores sob o olhar de publicações do portal de periódicos da CAPES

Palavras-chave: Formação continuada, Educação Básica, Publicações da Capes.

Resumo

Este artigo tem como foco central de discussão a formação continuada de professores na Educação Básica a partir de uma revisão de publicações sobre o tema no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, nos últimos cinco anos. O objetivo do estudo foi verificar o que essas pesquisas evidenciam sobre os processos de formação continuada no que diz respeito às suas práticas, aspectos legais, concepções e lacunas. Os achados do estudo revelam críticas às políticas públicas votadas ao tema como a BNC-Formação pelo seu viés capitalista neoliberal, assim como o caráter compensatório da formação continuada frente a uma formação inicial ineficaz, recursos escassos, definição vaga do conceito epistemológico de formação e ausência de um projeto inovador, instituído como política de Estado.

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Biografia do Autor

Denise Dyelle Alves Xavier (Guanambi, BA, Brasil), Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada em Pedagogia, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Formação de Professores (PPGEduF), da Universidade do Estado da Bahia, (UNEB). Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Guanambi, Bahia. 

Ginaldo Cardoso de Araújo (Guanambi, BA, Brasil), Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Formação de Professores (PPGEduF), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi, Bahia. E-mail: garaujo@uneb.br

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Publicado
2025-10-18
Como Citar
ALVES XAVIER, D. D.; CARDOSO DE ARAÚJO, G. Formação continuada de professores sob o olhar de publicações do portal de periódicos da CAPES . Revista Educação & Ensino , v. 9, n. 1, 18 out. 2025.