Brincadeira e aprendizado
uma revisão integrativa de literatura sobre a ludicidade na educação infantil
Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão integrativa de literatura sobre o lúdico na educação infantil brasileira. Utilizando os descritores “Jogos + Educação Infantil”, buscou-se por artigos, dissertações e teses sobre o tema, nos bancos de dados da SciELO Brasil e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. A pesquisa identificou um total de 60 estudos distintos, escritos em Língua Portuguesa (Brasil), sendo 14 localizados na ScieELO Brasil e 46 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Observou-se que a presença do lúdico (jogos, brincadeiras e outros fatores recreativos) agrega valor à vida pessoal, social e educacional do aluno, bem como servem de de base para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Acredita-se que a escola que adota tais ações oportuniza aos alunos maiores chances de contato com o recreativo e com a socialização e, por conseguinte, de aprendizado.
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Referências
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