Brincadeira e aprendizado

uma revisão integrativa de literatura sobre a ludicidade na educação infantil

Palavras-chave: Lúdico, Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Revisão Integrativa

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão integrativa de literatura sobre o lúdico na educação infantil brasileira. Utilizando os descritores “Jogos + Educação Infantil”, buscou-se por artigos, dissertações e teses sobre o tema, nos bancos de dados da SciELO Brasil e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. A pesquisa identificou um total de 60 estudos distintos, escritos em Língua Portuguesa (Brasil), sendo 14 localizados na ScieELO Brasil e 46 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Observou-se que a presença do lúdico (jogos, brincadeiras e outros fatores recreativos) agrega valor à vida pessoal, social e educacional do aluno, bem como servem de de base para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Acredita-se que a escola que adota tais ações oportuniza aos alunos maiores chances de contato com o recreativo e com a socialização e, por conseguinte, de aprendizado.

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Biografia do Autor

Antonio Ismael Lopes de Sousa (Araguaína – TO, Brasil), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorando em Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Focus-FF. Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Centro de Ciências de Balsas-CCBL (MA). E-mail: antonio.sousa@ufnt.edu.br

Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho (Balsas – MA, Brasil), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Letras - Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA) e professora do Mestrado em Letras da UEMASUL. E-mail: ana.carvalho@uemasul.edu.br 

Geane Martins Mendes (Araguaína – TO, Brasil), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutoranda em Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Graduada em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  Professora da Educação Básica - Secretaria de Educação do Tocantins-SEDUC/TO. E-mail: geane.mendes@professor.to.gov.br

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Publicado
2025-10-18
Como Citar
SOUSA, A. I. L. DE S.; CARVALHO, A. C. T. DE B.; MENDES, G. M. Brincadeira e aprendizado. Revista Educação & Ensino , v. 9, n. 1, 18 out. 2025.