Práticas, métodos e desafios da educação sexual nos anos finais do ensino fundamental em Pinheiro - MA
Resumo
A educação sexual é um direito garantido pela LDB, PCN e ECA, essencial para a formação crítica dos alunos. Este estudo, realizado em duas turmas do 8º ano de escolas municipais de Pinheiro-MA, teve como objetivo analisar dificuldades, metodologias e estratégias utilizadas por professores de Ciências na abordagem do tema. A pesquisa, de campo e com abordagem qualitativa, utilizou questionários e a aplicação de uma sequência didática. Os resultados mostraram que os alunos já possuem conhecimentos prévios, porém desorganizados e pouco aprofundados. Observou-se ainda a carência de formação docente específica e de metodologias adequadas. Atividades lúdicas demonstraram potencial para estimular a aprendizagem. Conclui-se que a escola precisa fortalecer políticas públicas e projetos pedagógicos voltados à educação sexual, visando contribuir para a prevenção de problemas como gravidez precoce, ISTs e evasão escolar.
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