Práticas, métodos e desafios da educação sexual nos anos finais do ensino fundamental em Pinheiro - MA

Palavras-chave: Sexualidade, Gênero, Metodologia

Resumo

A educação sexual é um direito garantido pela LDB, PCN e ECA, essencial para a formação crítica dos alunos. Este estudo, realizado em duas turmas do 8º ano de escolas municipais de Pinheiro-MA, teve como objetivo analisar dificuldades, metodologias e estratégias utilizadas por professores de Ciências na abordagem do tema. A pesquisa, de campo e com abordagem qualitativa, utilizou questionários e a aplicação de uma sequência didática. Os resultados mostraram que os alunos já possuem conhecimentos prévios, porém desorganizados e pouco aprofundados. Observou-se ainda a carência de formação docente específica e de metodologias adequadas. Atividades lúdicas demonstraram potencial para estimular a aprendizagem. Conclui-se que a escola precisa fortalecer políticas públicas e projetos pedagógicos voltados à educação sexual, visando contribuir para a prevenção de problemas como gravidez precoce, ISTs e evasão escolar.

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Biografia do Autor

Ronaldo Abreu Pimenta (Pinheiro - MA, Brasil), Centro de Estudos Superiores de Pinheiro

Docente que atualmente está atuando na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul. Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão, ele tem se destacado em sua carreira como educador, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências em seus alunos. E-mail: ronaldoabreu@gmail.com 

Vagner de Jesus Carneiro Bastos (Pinheiro - MA, Brasil), Centro de Estudos Superiores de Pinheiro

Mestre em Ciências Biológicas/Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas – UFMA. Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Campus Pinheiro. E-mail:  vagnerbento@gmail.com 

Suelen Rocha Botão Ferreira (Pinheiro - MA, Brasil), Centro de Estudos Superiores de Pinheiro

Doutora em Biotecnologia pela Rede Bionorte (2012 - 2016); Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Estrangeiro na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Portugal (PDSE-CAPES 2014); Mestre em Genética Forense (FCUP - Portugal - 2009); Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura, UFMA - 2007); Experiência Profissional: Professora Adjunta no Curso de Ciências Biológicas Centro de Estudos Superiores de Pinheiro CESPI - UEMA (2024 - atual). Coordenadora de área do programa PIBID. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais - UEMA. E-mail: suelenrocha@gmail.com

Welberth Santos Ferreira (São Luís - MA, Brasil), Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é Doutor em Física pela Universidade do Porto. Fez pós-doutoramento em Física pelo Instituto de Nanociência e Nanotecnologia da Universidade do Porto (2014). Foi o coordenador de área da Residência Pedagógica de Física. Coordenador Adjunto do programa doutoral em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN, docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) e Coordenador geral do Mestrado em Processos e Tecnologias Educacionais (EDUCATEC). Tem experiência na área de Física Teórica e Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Física da Matéria Condensada e Tecnologias Educacionais. Bolsista de produtividade em Pesquisa - Sênior - Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: welberthsf@gmail.com

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Publicado
2025-10-18
Como Citar
PIMENTA, R.; BASTOS, V.; FERREIRA, S.; FERREIRA, W. Práticas, métodos e desafios da educação sexual nos anos finais do ensino fundamental em Pinheiro - MA. Revista Educação & Ensino , v. 9, n. 1, 18 out. 2025.