Tecnologias digitais e inteligência artificial na educação em saúde

transformações do ambiente acadêmico ao contexto hospitalar

Palavras-chave: Educação em Saúde, Inteligência Artificial, Tecnologia Educacional, Realidade Virtual

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar tecnologias digitais e de inteligência artificial aplicadas à formação e capacitação de estudantes e profissionais da saúde, desde o ambiente acadêmico até a prática hospitalar. Métodos: Revisão integrativa da literatura, conduzida nas bases PubMed, BVS/LILACS e SciELO, incluindo estudos publicados entre 2020 e 2025, nos idiomas português, inglês e espanhol. Aplicaram-se critérios de inclusão baseados no modelo PICO, resultando em 15 artigos selecionados. Resultados: As tecnologias mais recorrentes foram inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada, mHealth, telemedicina e plataformas de gestão de aprendizagem. Evidenciaram-se benefícios como personalização do ensino, maior engajamento, desenvolvimento de competências clínicas e suporte à prática profissional. Entretanto, desafios persistem, como desigualdade de acesso, necessidade de capacitação docente e questões éticas relacionadas à privacidade e viés algorítmico. Conclusão: As tecnologias digitais transformam significativamente a educação em saúde, favorecendo práticas inovadoras e integradas ao cuidado. A adoção efetiva requer investimentos em infraestrutura, formação de educadores e políticas inclusivas que assegurem equidade no acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Evaldo Gonçalves Lopes Junior (Fortaleza – Ceará, Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Doutorando em Saúde Coletiva. Centro Universitário Ateneu, Fortaleza – Ceará. E-mail: evaldoljr@gmail.com

Giovanna Maria Honorato Xavier Fonseca (Fortaleza, CE, Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Graduanda em Fisioterapia. Centro Universitário Ateneu, Fortaleza – Ceará. E-mail: gigimariafonseca@gmail.com

Thiago Silva Ferreira (Fortaleza, CE, Brasil), Universidade estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. E-mail: thiagosilva_89@hotmail.com

Denise Gonçalves Moura Pinheiro (Fortaleza - CE, Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Doutora em Saúde Coletiva. Docente do Centro Universitário Ateneu, Fortaleza – Ceará. E-mail: fisio_denise@hotmail.com

Mirele Cavalcante da Silva (Fortaleza - CE, Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniAteneu)

Mestrado em administração de empresas. Centro Universitário Ateneu, Fortaleza – Ceará. E-mail: mirele_cavalcante@hotmail.com

Referências

ATHILINGAM, P.; HE, H. ChatGPT in nursing education: opportunities and challenges. Teaching and Learning in Nursing, v. 19, n. 1, p. 97-101, 2023. DOI: 10.1016/j.teln.2023.11.004.

BERNARDES, A. L. M. et al. O uso da inteligência artificial como ferramenta no diagnóstico de doenças e na formação dos médicos: uma mini revisão integrativa. Revista Educação em Saúde, suplemento 1, v. 12, 2024.

BEST PRACTICES for effective implementation of online teaching and learning in medical and health professions education. Medical Teacher, v. 45, n. 1, p. 12-24, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2022.2108465.

CAMELO, S. R. B; BARROS, T. A. de; CRUZ, A. C. N. Desafios e perspectivas da inteligência artificial (IA) na atenção à saúde: revisão integrativa da literatura. Revista FOCO, v. 17, n. 12, 2024. DOI: 10.54751/revistafoco.v17n12-030.

CASTONGUAY, A et al. Revolutionizing nursing education through AI integration: A reflection on the disruptive impact of ChatGPT. Nurse Education Today, v. 129, p. 105916, 2023.

COSTA GONDIM, M. A. et al. Aplicativos mHealth na promoção da atividade física: uma discussão crítica sobre eficácia, inovação e acessibilidade – revisão integrativa. Revista Fisioterapia em Movimento, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 1-15, 2025. Disponível em: https://revistaft.com.br/aplicativos-m-health-na-promocao-da-atividade-fisica-e-uma-discussao-critica-sobre-eficacia-inovacao-e-acessibilidade-revisao-integrativa/

DHAR, M. et al. Virtual reality in medical education: a systematic review and meta-analysis. Medical Education, v. 58, n. 2, p. 125-140, 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/medu.15023.

GUIMARÃES JUNIOR, J. C. et al. Desafios Éticos E Pedagógicos Da Inteligência Artificial Na Educação. Interference: A Journal Of Audio Culture, [S. L.], V. 11, N. 2, P. 976–992, 2025. Doi: 10.36557/2009-3578.2025v11n2p976-992. Disponível em: https://interferencejournal.emnuvens.com.br/revista/article/view/114.

HERSH, W. Generative artificial intelligence: implications for biomedical and health professions education. arXiv, 17 jan. 2025. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2501.10186.

HUANG, G. et al. Artificial intelligence in medical education: a scoping review. BMC Medical Education, v. 23, n. 1, p. 1-14, 2023. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-023-04025-2.

KANEKAR, A.; SNYDER, J.; PRINCE, B. Best Practices in Online and Hybrid Teaching and Learning in Health Education/Promotion – Current and Post-COVID. In: SENGUPTA, E. (Ed.). Pandemic Pedagogy: Preparedness in Uncertain Times. Innovations in Higher Education Teaching and Learning, Vol. 49. Leeds: Emerald Publishing, 2023. p. 163-177. DOI: 10.1108/S2055-364120230000049010 emerald.com

KOK, D. L.; SEIGNIOR, D.; BARRETT, M. (eds.). Best Practices in Online Education: A Guide for Health Professional Educators. Cham: Springer, 2025. (IAMSE Manuals)

KYRIAZIS, A. et al. Artificial intelligence in medical education: benefits, challenges, and future directions. Advances in Medical Education and Practice, v. 14, p. 547-560, 2023. DOI: https://doi.org/10.2147/AMEP.S410295.

LOPES JÚNIOR, J.E.G; et al. Inteligência Artificial no ensino superior: avanços, desafios ... Caderno Pedagógico, v. 22, n. 9, p. e18347, jul. 2025. DOI: 10.54033/cadpedv22n9-295. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/18347.

MA, Y. et al. Promoting AI competencies for medical students: a scoping review on frameworks, programs, and tools. arXiv, 10 jul. 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2407.18939

MANIAS, E. et al. Telehealth and virtual care in healthcare delivery: a rapid review. Journal of Telemedicine and Telecare, v. 29, n. 5, p. 327-339, 2023. DOI: 10.1177/1357633X231159122.

OLIVEIRA, L. A. de; SANTOS, A. M. dos; MARTINS, R. C. G.; OLIVEIRA, E. L. de. Inteligência artificial na educação: uma revisão integrativa da literatura. Peer Review, v. 5, n. 24, p. 248-268, nov. 2023. DOI: 10.53660/1369.prw2905

PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, London, v. 372, n. 71, p. 1-9, 2021. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.n71.

RAULIN, M. L. F.; ANGEL, D. J. Inteligência artificial na medicina: impactos e desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 11, n. 1, p. 2801–2814, jan. 2025. DOI: 10.51891/rease.v11i1.18024.

SANTOS, C. M. C.; PIMENTA, C. A. M.; NOBRE, M. R. C. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 15, n. 3, p. 508-511, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023.

SCHLEGEL, E. Designing Online Courses: 12 Tips for Health Professions Educators. MedEdPublish, 2020, v. 9:117. DOI: 10.15694/mep.2020.000

SILVA COSTA, L.; LOPES S.S., L.; C, S., P.; SAR AIVA, A. K. de M. Educação e inteligência artificial: reflexões críticas e propositivas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 11, n. 1, p. 329–354, fev. 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.85857. E-Publicações

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134.

STAMER, T.; STEINHÄUSER, J.; FLÄGEL, K. Artificial Intelligence Supporting the Training of Communication Skills in the Education of Health Care Professions: Scoping Review. Journal of Medical Internet Research, v. 25:e43311, 2023. DOI:10.2196/43311 peerw.org

UDDIN, Md. S. et al. The effectiveness of virtual reality in clinical skill training: a systematic review. Journal of Medical Internet Research, v. 26, e43210, 2024. DOI: https://doi.org/10.2196/43210.

UPADHYAY, N. et al. Impact of augmented reality in anatomy education: a systematic review. Anatomical Sciences Education, v. 17, n. 3, p. 345-359, 2024. DOI: 10.1002/ase.2345.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x.

Publicado
2025-10-18
Como Citar
LOPES JUNIOR, J. E. G.; FONSECA, G. M. H. X.; SILVA FERREIRA, T.; GONÇALVES MOURA PINHEIRO, D.; SILVA, M. C. DA. Tecnologias digitais e inteligência artificial na educação em saúde. Revista Educação & Ensino , v. 9, n. 1, 18 out. 2025.