Escrever pode ser prazeroso no contexto escolar?
Resumo
Escrever, dentre as competências exigidas na disciplina de Língua Portuguesa, insere-se como um desafio para o professor, especialmente no contexto contemporâneo. Poucos estudos abordam a relação entre a escrita e um processo prazeroso, algo que pode ser percebido mais claramente em trabalhos de incentivo à leitura. Objetivou-se, nesse sentido, uma proposta de prática pedagógica que una a escrita escolar ao prazer de se expressar, incentivando os alunos do Ensino Fundamental a desenvolverem uma escrita mais criativa e autônoma. A proposta valoriza a emoção e a subjetividade no processo de produção textual, buscando também superar dificuldades comuns. Essa abordagem se fundamenta na linguística textual, que entende o texto como uma prática discursiva complexa, envolvendo aspectos linguísticos, cognitivos e socioculturais. Para tanto, a metodologia utilizada foi a análise da coleção do ano de 2024-2027 do Manual do professor de Língua Portuguesa aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Língua Portuguesa do 7° ano dos Anos Finais, em que um dos objetivos é instruir o professor como o desenvolvimento da escrita pode ser trabalhado em sala de aula. Os resultados indicam bases teóricas consistentes e propostas didáticas para a construção da escrita de forma prazerosa, dividindo-se entre propostas para valorizar e incentivar: o interesse do aluno; sua subjetividade; sua prática constante e coletividade. Com isso, espera-se auxiliar os profissionais da educação no desenvolvimento do processo prazeroso de escrita dos alunos.
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