Gestão democrática em uma escola pública do Ceará
Resumo
Este artigo é resultado do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia no Centro Universitário Ateneu. O projeto de pesquisa busca compreender aspectos fundamentais referentes à gestão democrática em uma escola pública do Ceará. O objetivo deste trabalho foi investigar os desafios e metodologias utilizadas para possibilitar a gestão democrática nessa instituição. A metodologia utilizada foi inicialmente de estudo bibliográfico, para um melhor embasamento teórico, utilizando também a pesquisa qualitativa de nível exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo, utilizando observação e entrevistas com o diretor, professora, funcionária e aluno da unidade escolar. A análise demonstrou que a gestão democrática potencializa a construção coletiva do ambiente escolar, ainda que enfrente resistências. Conclui-se que sua adoção efetiva é decisiva para melhorar a qualidade da educação pública. Identificaram-se desafios como atitudes individuais, falta de participação efetiva e conflitos internos, ressaltando a importância de estratégias para superá-los. A participação dos alunos, através de mecanismos como o Grêmio Estudantil, é crucial para uma gestão verdadeiramente democrática. Em suma, a pesquisa contribui para compreender a importância e os desafios da gestão democrática na melhoria da qualidade da educação oferecida.
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