Surdo indígena e Libras

ouvir com os olhos, falar com as mãos

Palavras-chave: Inclusão indígena. Libras. Surdez. Pesquisa-ação.

Resumo

O presente artigo aborda a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por um indígena surdo da comunidade Guavirá Poty, no município de Pontal do Paraná, e os desafios da inclusão linguística e social em contexto intercultural. O objetivo do estudo consistiu em analisar a aquisição da Libras por um indígena surdo e suas implicações para a inclusão social, linguística e educacional na comunidade Guavirá Poty. Para isso, foi realizado um estudo de caso com abordagem de pesquisa-ação, desenvolvido no âmbito de um projeto de extensão universitária. As ações incluíram práticas de ensino de Libras e a construção de estratégias pedagógicas colaborativas e contextualizadas, respeitando as especificidades culturais do estudante e promovendo o diálogo entre diferentes saberes. Os resultados indicam que a aquisição da Libras, em contextos culturalmente específicos, demanda práticas pedagógicas sensíveis e dialógicas. Conclui-se que a interseção entre surdez e identidade indígena requer abordagens educativas que considerem as singularidades dos sujeitos, promovendo a inclusão linguística e social e ampliando o acesso à comunicação e à cidadania.

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Biografia do Autor

Roseneide M. B. Cirino (Paraná, Brasil), Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação. Professora Associada Universidade Estadual do Paraná.

José Victor Faganello (Paraná, Brasil)

 Graduando em Pedagogia. Universidade Estadual do Paraná. 

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Publicado
2025-09-28
Como Citar
CIRINO, R. M. B.; FAGANELLO, J. V. Surdo indígena e Libras. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 28 set. 2025.