A realidade virtual no ensino fundamental
perspectivas e possibilidades de aplicação no contexto da educação brasileira
Resumo
Este estudo tem por objetivo verificar na literatura atual como o uso da realidade virtual no ensino fundamental vem sendo estabelecido no contexto da Educação brasileira. A metodologia adotada consistiu numa revisão sistemática de literatura realizada no Google Scholar nos meses de maio e junho de 2024. Foram selecionados seis artigos com base nos critérios de inclusão, como idioma, período de publicação referente aos últimos cinco anos e relevância dos temas abordados. A leitura mostrou que a realidade virtual, especificamente no Ensino Fundamental, apresenta um cenário repleto de potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem de diversas disciplinas (Geografia, Artes e Ciências da Natureza). Dentre os benefícios destacados pelos autores incluem: o engajamento e motivação estudantil; experiência imersiva como um fator de facilitação do processo de ensino-aprendizagem; aprendizagem significativa de conteúdos específicos. O cenário educativo também apresentou os desafios a serem superados, como: acessibilidade e custo; formação de professores; infraestrutura escolar. Além da observação da falta de estudos sobre os efeitos do uso prolongado em crianças, das questões éticas e legais associadas ao uso da realidade virtual nas escolas. Conclui-se que a presença deste recurso no ambiente educacional pode não apenas complementar os métodos tradicionais de ensino, mas de certa forma permitir a abertura de novas possibilidades para a educação no século XXI.
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