A realidade virtual no ensino fundamental

perspectivas e possibilidades de aplicação no contexto da educação brasileira

Palavras-chave: Realidade Virtual. Ensino Fundamental. Educação Brasileira.

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar na literatura atual como o uso da realidade virtual no ensino fundamental vem sendo estabelecido no contexto da Educação brasileira. A metodologia adotada consistiu numa revisão sistemática de literatura realizada no Google Scholar nos meses de maio e junho de 2024. Foram selecionados seis artigos com base nos critérios de inclusão, como idioma, período de publicação referente aos últimos cinco anos e relevância dos temas abordados. A leitura mostrou que a realidade virtual, especificamente no Ensino Fundamental, apresenta um cenário repleto de potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem de diversas disciplinas (Geografia, Artes e Ciências da Natureza). Dentre os benefícios destacados pelos autores incluem: o engajamento e motivação estudantil; experiência imersiva como um fator de facilitação do processo de ensino-aprendizagem; aprendizagem significativa de conteúdos específicos. O cenário educativo também apresentou os desafios a serem superados, como: acessibilidade e custo; formação de professores; infraestrutura escolar. Além da observação da falta de estudos sobre os efeitos do uso prolongado em crianças, das questões éticas e legais associadas ao uso da realidade virtual nas escolas. Conclui-se que a presença deste recurso no ambiente educacional pode não apenas complementar os métodos tradicionais de ensino, mas de certa forma permitir a abertura de novas possibilidades para a educação no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tharcila de Abreu Almeida (Niterói - RJ, Brasil), Fundação Municipal de Educação de Niterói (RJ)

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca. Professora na Fundação Municipal de Educação de Niterói (RJ).

Elisa Nacif Diniz (Niterói - RJ, Brasil), Fundação Municipal de Educação de Niterói (RJ)

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca. Professora na Fundação Municipal de Educação de Niterói (RJ).

Andrea Verbena C. R. Barbosa (Niterói - RJ, Brasil), Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca; Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal.

André Cotelli do Espírito Santo (Rio de Janeiro - RJ, Brasil), UniCarioca

Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN), Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca.

Ana Paula Legey de Siqueira (Rio de Janeiro - RJ, Brasil), UniCarioca

Pós-doutora em Divulgação Científica (IEN/CNEN), Doutora em Ciências (IOC/FIOCRUZ), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca. 

Referências

AFONSO, G. B. et al. Potencialidades e fragilidades da realidade virtual imersiva na educação. Revista Intersaberes, [S. l.], v. 15, n. 34, 2020. DOI: 10.22169/revint.v15i34.1800. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1800. Acesso em: jun/2024.

AGUIAR, G. B. Gamificação e engajamento estudantil: um relato sobre estratégias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/37246. Acesso em: jun/2024.

ARAÚJO, F. J. et al. Tecnologia e Educação: O ensino por meio da realidade virtual. Revista Contemporânea, v. 4, n. 1, 2039–2052. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3052/2306. Acesso em: maio/2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: maio/2024.

DA SILVA, K. C. et al. O uso transformador da realidade virtual no ensino de Geografia durante o estágio supervisionado no Ensino Fundamental I. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 12, p. e4124022-e4124022, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/4022. Acesso em: maio/ 2024.


GENAUCH, C. D.; HERZOG, S. C. M.; DE AVILA NETO, C. A.; GEHELEN, M. H.; FAVRETTO, J. A metodologia da revisão: dicas de como realizá-la. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, [S. l.], v. 16, n. 12, p. 31590–31608, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/3732. Acesso em: jul/2024.

LOBATO, A. da S.; MACEDO, H. T. Realidade virtual: recurso de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. 18 f. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2020. Disponível em: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/268. Acesso em: jun/ 2024.

NEIVA, T. T. S. Realidade Virtual e Geografia: o uso do CardBoard Glasses. Revista Educação Geográfica em Foco, v. 7, n. 13, 2023. Disponível em: https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1927. Acesso em: maio/2024.

OLIVEIRA, D. W. S. de. Uso da realidade virtual na educação básica: as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. TCC (Pós-Graduação lato sensu) Instituto Federal do Espírito Santo, Cefor, Informática na Educação, 2019.

RITTA, Â. Dos S.; PIOVESAN, S. D.; SIEDLER, M. da S. O uso da realidade virtual para ensino de astronomia: Desenvolvimento e aplicação de um software para simulação de planetário. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, p. e096420-e096420, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/964. Acesso em: maio/2024.

SCHNEIDER, M.; HUANCA, C. As contribuições do uso de Ambientes Imersivos para um ensino por competências na Educação Básica: uma revisão integrativa. Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/maryana_schneider.pdf. Acesso em: jun/2024.

SILVA, T. V. A. da. Utilização do Óculos de Realidade Virtual como Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental. 2022. 20 f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022. Disponível em: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/723. Acesso em: jul/2024.

SISCOUTTO, R. A.; DO NASCIMENTO, G. G. L.; DO NASCIMENTO, M. M. G. L. ArTeachingVR: o ensino das Artes auxiliado pela realidade virtual nas escolas de Ensino Fundamental estadual brasileiro. Colloquium Exactarum, p. 87-101, 2022. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/4415. Acesso em: maio/2024.
Publicado
2025-09-28
Como Citar
ALMEIDA, T. DE A.; DINIZ, E. N.; BARBOSA, A. V. C. R.; SANTO, A. C. DO E.; SIQUEIRA, A. P. L. DE. A realidade virtual no ensino fundamental. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 28 set. 2025.