O projeto de extensão “Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu” na compreensão das suas bolsistas

Palavras-chave: Educação Patrimonial. Extensão universitária. Narrativa. História Cultural.

Resumo

A extensão, enquanto tripé valioso da universidade brasileira, faculta vivências formativas para os discentes, ao mesmo tempo em que estreita o laço entre comunidade acadêmica e sociedade. Dessa feita, objetiva-se discutir como as bolsistas extensionistas envolvidas no projeto “Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu”, vinculado à FECLI/UECE, compreendem as ações realizadas no ínterim do ano de 2024, com ênfase nas contribuições do citado projeto para as suas formações. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido metodologicamente através da coleta de relatos reflexivos junto às bolsistas, com base nos pressupostos da pesquisa do tipo “escrita de si”, de Christine Josso. Os dados revelam que as pesquisas de campo, que se constituíram na busca documental e oral, oportunizou variados aprendizados para as bolsistas, indo além dos conhecimentos a respeito da história de Iguatu, pois, na oportunidade, elas compreenderam a importância da narrativa para a (re)constituição histórica, principalmente na ausência de documentos, bem como protagonizaram momentos formativos dialógicos, como exposições fotográficas e minicursos, a partir dos quais não apenas levaram conhecimentos para o público-alvo, como também foram impactadas pelos conhecimentos que eles traziam. Conclui-se que a extensão universitária possibilita a formação acadêmica que ultrapassa o currículo dos cursos de graduação, sendo um importante mecanismo formativo para os discentes envolvidos.

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Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa (Iguatu - CE, Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus de Iguatu. Doutora e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora da UECE, curso de Pedagogia.

Francisca Risolene Fernandes Rocha (Fortaleza - CE, Brasil), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Alfabetização e Multiletramentos; em Gestão Pedagógica da Escola Básica; e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Débora Cristina Vasconcelos Aguiar (Iguatu - CE, Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

 Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus de Iguatu. Psicóloga, mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), lotada na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). 

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Publicado
2025-09-28
Como Citar
SOUSA, F. G. A. DE; ROCHA, F. R. F.; AGUIAR, D. C. V. O projeto de extensão “Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu” na compreensão das suas bolsistas. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 28 set. 2025.