Qualidade do ensino em fisioterapia no Brasil
revisão integrativa de indicadores, desafios e perspectivas
Resumo
Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar criticamente a produção científica sobre a qualidade do ensino em cursos de graduação em Fisioterapia, reunindo e avaliando indicadores, metodologias e percepções que influenciam a formação profissional, bem como identificando desafios e lacunas para aprimoramento.
Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, seguindo as etapas propostas por Souza, Silva e Carvalho (2010). A busca foi realizada entre abril e junho de 2025 nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, utilizando descritores em português, inglês e espanhol. Foram incluídos artigos publicados entre janeiro de 2014 e junho de 2024 que abordassem a avaliação da qualidade do ensino em Fisioterapia. Resultados: A qualidade do ensino em Fisioterapia no Brasil mostra avanços, principalmente no desempenho acadêmico, conforme indicado pelo ENADE e CPC. No entanto, persistem desafios como a necessidade de aprimorar a capacitação docente, a infraestrutura das instituições e a atualização curricular para incorporar a prática baseada em evidências (PBE). A percepção dos estudantes e as metodologias ativas também impactam a motivação e a qualidade da formação. Conclusão: Embora existam progressos, a qualidade do ensino em Fisioterapia enfrenta desafios significativos relacionados à capacitação docente, infraestrutura, atualização curricular e integração da PBE. Superar essas lacunas requer investimentos contínuos, modernização de estruturas e alinhamento dos currículos às demandas atuais.
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