Qualidade do ensino em fisioterapia no Brasil

revisão integrativa de indicadores, desafios e perspectivas

Palavras-chave: Fisioterapia. Educação em Fisioterapia. Currículo.

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar criticamente a produção científica sobre a qualidade do ensino em cursos de graduação em Fisioterapia, reunindo e avaliando indicadores, metodologias e percepções que influenciam a formação profissional, bem como identificando desafios e lacunas para aprimoramento.

Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, seguindo as etapas propostas por Souza, Silva e Carvalho (2010). A busca foi realizada entre abril e junho de 2025 nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, utilizando descritores em português, inglês e espanhol. Foram incluídos artigos publicados entre janeiro de 2014 e junho de 2024 que abordassem a avaliação da qualidade do ensino em Fisioterapia.  Resultados: A qualidade do ensino em Fisioterapia no Brasil mostra avanços, principalmente no desempenho acadêmico, conforme indicado pelo ENADE e CPC. No entanto, persistem desafios como a necessidade de aprimorar a capacitação docente, a infraestrutura das instituições e a atualização curricular para incorporar a prática baseada em evidências (PBE). A percepção dos estudantes e as metodologias ativas também impactam a motivação e a qualidade da formação. Conclusão: Embora existam progressos, a qualidade do ensino em Fisioterapia enfrenta desafios significativos relacionados à capacitação docente, infraestrutura, atualização curricular e integração da PBE. Superar essas lacunas requer investimentos contínuos, modernização de estruturas e alinhamento dos currículos às demandas atuais.

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Biografia do Autor

Thiago Silva Ferreira (Fortaleza - CE, Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Saúde Coletiva.

Karina Rocha da Silva (Fortaleza - CE, Brasil), Hospital Haroldo Juaçaba HHJ/ICC

Especialista em Oncologia.

 

 

José Evaldo Gonçalves Lopes Junior (Fortaleza - CE, Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniATENEU)

Doutorando em Saúde Coletiva.pela Universidade Estadual do Ceará. Professor e coordenador no Centro Universitário Ateneu (UniATENEU).

 

Denise Gonçalves Moura Pinheiro (Fortaleza - CE, Brasil), Centro Universitário Ateneu (UniATENEU)

Doutora em Saúde Coletiva. Docente no Centro Universitário Ateneu (UniATENEU).

 

Francisca Waleska Costa da Silva Sousa (Fortaleza - CE, Brasil)

Especialista em Ciência de dados e Inteligência de negócios. Centro Universitário Ateneu (UniATENEU).

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Publicado
2025-09-29
Como Citar
FERREIRA, T. S.; SILVA, K. R. DA; LOPES JUNIOR, J. E. G.; PINHEIRO, D. G. M.; SOUSA, F. W. C. DA S. Qualidade do ensino em fisioterapia no Brasil. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 29 set. 2025.