Educação de Jovens e Adultos e ensino de ciências da natureza

reflexões sobre a atuação docente em Baturité/CE/Brasil

Palavras-chave: EJA. Ensino de ciências. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade destinada a dar acesso à educação para pessoas que não tiveram oportunidade de finalizar os estudos na idade regular, por isso o público-alvo dessa categoria educacional já tem papel ativo na sociedade. Tendo em vista que o ensino de ciências é uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos de pensamento crítico e de atitudes responsáveis, neste trabalho buscou-se compreender como se desenvolvem os processos de ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza na EJA no município de Baturité-CE. Para alcançar esse objetivo, foi produzido um estudo de caso sob abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário a professores atuantes nesse sistema em salas correspondentes ao Ensino Fundamental. Como resultado, os educadores que participaram da pesquisa demonstraram dedicação e comprometimento ao aplicarem metodologias de ensino diversas e ao buscarem a integração dos conteúdos ao cotidiano dos alunos. Conclui-se, portanto, que os educandos do município de Baturité têm tido um ensino de ciências de qualidade, coerente com a proposta da disciplina e da própria modalidade, e que esse formato de ensino, apesar de suas limitações, é de suma importância para os estudantes e para a sociedade.

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Biografia do Autor

Vitoria Aparecida Alves (Redenção - CE, Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). E-mail: aparecidavitoria207@gmail.com

Sinara Mota Neves de Almeida (Redenção - CE, Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Coordenadora e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). E-mail: sinaramota@unilab.edu.br

Elcimar Simão Martins (Redenção - CE, Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atualmente é diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). E-mail: elcimar@unilab.edu.br

Viviane Gomes Pereira Ribeiro (Redenção - CE, Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Possui graduação em Licenciatura em Química, Mestrado em Química e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professora Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Coordena o Laboratório de Ensino, Diversidade e Inclusão em Química (LEDIQ) na UNILAB, grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. E-mail: vivianegpribeiro@unilab.edu.br  

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Publicado
2025-10-18
Como Citar
ALVES, V. A.; ALMEIDA, S. M. N. DE; MARTINS, E. S.; RIBEIRO, V. G. P. Educação de Jovens e Adultos e ensino de ciências da natureza. Revista Educação & Ensino , v. 9, n. 1, 18 out. 2025.