Educação de Jovens e Adultos e ensino de ciências da natureza
reflexões sobre a atuação docente em Baturité/CE/Brasil
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade destinada a dar acesso à educação para pessoas que não tiveram oportunidade de finalizar os estudos na idade regular, por isso o público-alvo dessa categoria educacional já tem papel ativo na sociedade. Tendo em vista que o ensino de ciências é uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos de pensamento crítico e de atitudes responsáveis, neste trabalho buscou-se compreender como se desenvolvem os processos de ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza na EJA no município de Baturité-CE. Para alcançar esse objetivo, foi produzido um estudo de caso sob abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário a professores atuantes nesse sistema em salas correspondentes ao Ensino Fundamental. Como resultado, os educadores que participaram da pesquisa demonstraram dedicação e comprometimento ao aplicarem metodologias de ensino diversas e ao buscarem a integração dos conteúdos ao cotidiano dos alunos. Conclui-se, portanto, que os educandos do município de Baturité têm tido um ensino de ciências de qualidade, coerente com a proposta da disciplina e da própria modalidade, e que esse formato de ensino, apesar de suas limitações, é de suma importância para os estudantes e para a sociedade.
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