HISTÓRIA DE VIDA: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Resumo
Um dos desafios do ensino é que muitas vezes o conteúdo abordado em sala de aula está desconectado do contexto no qual os alunos estão inseridos. Conhecemos pouco nossos escolares e seus espaços de aprendizagem. Desse modo, este artigo objetiva apresentar a história de vida como estratégia metodológica para jovens em situação de vulnerabilidade. A pesquisa é do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa. Apresentamos uma proposta metodológica em quatro etapas: linha do tempo, fotobiografia, história de vida-narrativa e representação artística. São atividades interativas, que se inserem na proposta das metodologias ativas. Os autores que nos subsidiaram foram: Carmo e Guizardi (2018), Cançado, Souza e Cardoso (2014), Ramos (2021), Josso (1999), Spindola e Santos (2003), Silva et. al. (2007), Nogueira et. al. (2017), dentre outros. Os achados indicam que a história de vida possibilita ao mediador conhecer melhor o aprendiz e seus contextos de aprendizagem. Por intermédio dessas experiências é possível colocar esses jovens como sujeitos conhecedores de suas próprias histórias, que podem identificar caminhos para seu desenvolvimento pessoal e escolar, além de possibilitar a contextualização de conteúdos formais e não formais por intermédio de situações reais, evitando a artificialidade do ensino.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.