HISTÓRIA DE VIDA: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

  • Josiane do Nascimento da Silva
  • Francisco Jairo de Oliveira Barros
  • Keila Andrade Haiashida
Palavras-chave: História de vida., Vulnerabilidade, Estratégia metodológica

Resumo

Um dos desafios do ensino é que muitas vezes o conteúdo abordado em sala de aula está desconectado do contexto no qual os alunos estão inseridos. Conhecemos pouco nossos escolares e seus espaços de aprendizagem. Desse modo, este artigo objetiva apresentar a história de vida como estratégia metodológica para jovens em situação de vulnerabilidade. A pesquisa é do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa. Apresentamos uma proposta metodológica em quatro etapas: linha do tempo, fotobiografia, história de vida-narrativa e representação artística. São atividades interativas, que se inserem na proposta das metodologias ativas. Os autores que nos subsidiaram foram: Carmo e Guizardi (2018), Cançado, Souza e Cardoso (2014), Ramos (2021), Josso (1999), Spindola e Santos (2003), Silva et. al. (2007), Nogueira et. al. (2017), dentre outros. Os achados indicam que a história de vida possibilita ao mediador conhecer melhor o aprendiz e seus contextos de aprendizagem. Por intermédio dessas experiências é possível colocar esses jovens como sujeitos conhecedores de suas próprias histórias, que podem identificar caminhos para seu desenvolvimento pessoal e escolar, além de possibilitar a contextualização de conteúdos formais e não formais por intermédio de situações reais, evitando a artificialidade do ensino.

Publicado
2022-02-17