Explorando a interdisciplinaridade na formação inicial do pedagogo

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Formação inicial docente. Sequência de ensino.

Resumo

Essa investigação tem como temática central a interdisciplinaridade na formação inicial de pedagogos. O estudo teve como objetivo analisar as contribuições da vivência de elaboração de uma sequência de ensino para a compreensão da interdisciplinaridade por graduandos de um curso de Pedagogia, visando fomentar discussões sobre a temática no contexto educacional, especialmente na formação inicial docente. Adotou-se a abordagem qualitativa e realizou-se um estudo de caso buscando os aspectos subjetivos sobre o objeto em estudo. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados a partir da análise de conteúdo temática. Os achados dessa investigação revelaram que os licenciando de Pedagogia pesquisados apresentaram avanços em relação a compreensão temática interdisciplinaridade, favorecido tanto pelos estudos teóricos sobre o tema quanto pela vivência de elaboração do planejamento de uma sequência de ensino. Assim, concluiu-se que se faz relevante aos cursos de Pedagogia adotar práticas que incentivem e aprofundem estudos sobre a interdisciplinaridade, para que os futuros docentes a reconheçam também como uma possibilidade de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Glaucilene Sousa Vasconcelos (Ceará, Brasil), Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia, mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da rede municipal de Itapipoca-CE. Participante do grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES).

Larissa Elfisia de Lima Santana (Ceará, Brasil), Faculdade de Educação de Itapipoca, campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca, campus da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Matemática e Docência.

Mikaelle Barboza Cardoso (Ceará, Brasil), Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará - UECE (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Professora Permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (IFCE-Sobral). Colaboradora do Laboratório de Matemática (IFCE/Canindé). Professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE, campus Canindé).

Marcilia Chagas Barreto (Ceará, Brasil), Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática. Professora associada da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Membro da Rede de Educação Matemática Nordeste.

Referências

BARROS, J. D. A. Interdisciplinaridade na História e em outros campos do saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FAZENDA, I. C. Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Método de pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.4 ed. São Paulo. Atlas, 2002

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Editora LTDA, 1976.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2009.

OCAMPO, D. M.; SANTOS, M. E. T.; FOLMER, V. A Interdisciplinaridade no Ensino É Possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 30, n. 56, p. 1014-1030, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/8pzX3Pm5yPVrLsCvX8V3vTj/?lang=pt. Acesso em: nov 2024.

POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Revista do Centro de Educação e Letras. Campus de Foz do Iguaçu, v.10, n.1, p. 9-40, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141 Acesso em: out. 2024.

SANTANA, E. R. dos S. Adição e subtração: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? Ilhéus, BA: Editus, 2012.

SANTANA, E. R. dos S.; CAZORLA, I. M. O Ciclo Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revemop, Ouro Preto, Brasil, v. 2, e202018, p. 1-22, 2020. Disponível em: Acesso em: ago. 2025.

SILVA, C. R. Interdisciplinaridade: conceito, origem e prática. Revista artigos.com, v. 3, 2019. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/1107?utm_source=chatgpt.com. Acesso em: ago. 2025

SILVA, N. A. da; MASSENA, E. P. M. A Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: uma abordagem a partir do Cenário Integrador no contexto do Sul da Bahia. Revista Ponto de Vista, v.12, n. 3, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15458. Acesso em: jul. 2025.

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39 set./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1541/0 Acesso em: jul. 2025.

TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. 5.ed. Belo horizonte: Autêntica, 2024.

TRINDADE, D. F. Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as Ciências. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

Publicado
2026-02-01
Como Citar
VASCONCELOS, M. G. S.; SANTANA , L. E. DE L. S.; CARDOSO, M. B. C.; BARRETO, M. C. Explorando a interdisciplinaridade na formação inicial do pedagogo. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 10, n. 1, 1 fev. 2026.