A percepção pública dos zoológicos:
compreensão e compartilhamento de notícias
Resumo
O estudo teve como objetivo investigar como a população avalia a veracidade de conteúdos sobre zoológicos; compreender as motivações para o compartilhamento de textos jornalísticos, verdadeiros ou falsos e analisar se a fonte da informação exerce influência nesse processo. A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, foi realizada com 48 participantes, que responderam a um questionário contendo perguntas sobre o perfil e questões voltadas à análise de notícias sobre zoológicos, duas verdadeiras, extraídas de veículos de credibilidade, e duas falsas, de sites de baixa confiabilidade. Os resultados indicaram que os participantes, majoritariamente entre 18 e 24 anos, atribuem mais relevância ao interesse pelo conteúdo do que à fonte ao decidir pelo compartilhamento. Observou-se, ainda, vulnerabilidade à desinformação e a predominância de percepções negativas sobre zoológicos. Conclui-se pela necessidade de estratégias comunicacionais mais eficazes e do fortalecimento da formação midiática crítica da população.
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