A produção científica brasileira e a predominância epistemológica estrangeira
Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre o produtivismo acadêmico buscando problematizar a centralidade de autores estrangeiros em pesquisas brasileiras, objetivando compreender como essa dinâmica pode afetar a produção científica nacional. Fundamentada em uma perspectiva marxista, a investigação pontua as influências do contexto neoliberal na educação e a forma como tem impactado a produção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, construída a partir da análise de artigos selecionados na base SciELO que abordam o produtivismo acadêmico e a produtividade científica, permitindo mapear tendências teóricas nas pesquisas em educação. A relevância do estudo reside na necessidade de valorizar pesquisadores e publicações brasileiras, contextualizando o debate em sua materialidade histórica e social. Ao evidenciar os efeitos de certa dependência em relação a utilização de autores e paradigmas estrangeiros, a pesquisa contribui para fortalecer debates sobre a autonomia intelectual e a democratização do conhecimento, reafirmando o papel crítico da universidade pública brasileira.
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