Como construir o saber cientificamente:
uma análise epistemológica
Resumo
Este artigo oferece uma pesquisa bibliográfica que investiga as correntes epistemológicas da área de ensino e tem como objetivo analisar de que maneira a compreensão epistemológica da construção do conhecimento pode contribuir para práticas pedagógicas mais eficazes na formação de estudantes cientificamente alfabetizados, uma reflexão baseada nas teorias epistemológicas de Piaget, Ausubel e Bachelard. A metodologia incluiu uma revisão de literatura no Portal de periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando uma abordagem qualitativa que abrangeu publicações entre 2014 a 2024. Consideramos como critérios trabalhos vinculados ao tema, bem como aqueles que estabeleciam diálogo com os autores. Os resultados alcançados reforçam a importância de uma Alfabetização Científica (AC) que promova a formação de estudantes críticos, capazes de tomar decisões e que consigam compreender o mundo ao seu redor, potencializando aquilo que eles sabem e o que estão construindo.
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Referências
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