Como construir o saber cientificamente:

uma análise epistemológica

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Conhecimento científico, Epistemologia

Resumo

Este artigo oferece uma pesquisa bibliográfica que investiga as correntes epistemológicas da área de ensino e tem como objetivo analisar de que maneira a compreensão epistemológica da construção do conhecimento pode contribuir para práticas pedagógicas mais eficazes na formação de estudantes cientificamente alfabetizados, uma reflexão baseada nas teorias epistemológicas de Piaget, Ausubel e Bachelard. A metodologia incluiu uma revisão de literatura no Portal de periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando uma abordagem qualitativa que abrangeu publicações entre 2014 a 2024. Consideramos como critérios trabalhos vinculados ao tema, bem como aqueles que estabeleciam diálogo com os autores. Os resultados alcançados reforçam a importância de uma Alfabetização Científica (AC) que promova a formação de estudantes críticos, capazes de tomar decisões e que consigam compreender o mundo ao seu redor, potencializando aquilo que eles sabem e o que estão construindo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natasha Edy Ferreira Pinheiro (Cuiabá - MT, Brasil), Rede Municipal de Ensino de Cuiabá

Especialista em Docência na Educação Infantil (2017) pela Universidade Federal de Mato Grosso e graduada em Pedagogia pela mesma instituição (2013). Servidora pública, professora nos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3086142564533486

E-mail: naty_ferreira15@hotmail.com

Marcelo Franco Leão (Cuiabá - MT, Brasil), Instituto Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT)

Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6237242675937692

E-mail: marcelo.leao@ifmt.edu.br 

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: a cognitive view. 2. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BACHELARD, G., 1884-1962. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento / Gaston Bachelard; tradução Estela dos Santos Abreu. - Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, p. 89 100, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh. Acesso em: 01 set. 2025.

PAVIANI, J. Epistemologia prática: ensino e conhecimento científico. Caxias do Sul: Educs, 2009.

PIAGET, J., 1896-1980. Para onde vai a educação? Tradução de Ivete Braga. 14 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

PINHEIRO, M. M. A.; DARSIE, M. M. P.; LEÃO, M. F. Reflexões acerca de alguns epistemólogos que contribuíram para a perspectiva de educação ambiental na atualidade. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, V. 15, P. 4956-4971, 2023.

ZÉLIA, R.-C. Psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget. São Paulo: EPU, 1988. (Temas básicos de psicologia; 19).

Publicado
2025-11-30
Como Citar
PINHEIRO, N. E. F. P.; LEÃO, M. F. Como construir o saber cientificamente: . Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 30 nov. 2025.