Trabalho, contextos históricos e sua relação com adoecimento no ambiente educacional

  • Ana Aristenia Lima Mendes (Limoeiro do Norte - Ceará, Brasil) Universidade Estadual do Ceará; Centro de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino – PPGEEN/UECE https://orcid.org/0009-0000-1712-215X
  • Antônia Solange Xerez Pinheiro (Limoeiro do Norte - Ceará, Brasil) Universidade Estadual do Ceará; Centro de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino – PPGEEN/UECE https://orcid.org/0000-0001-6479-651X
  • João Marcos Saturnino Pereira (Limoeiro do Norte - Ceará, Brasil) Universidade Estadual do Ceará; Centro de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino – PPGEEN/UECE https://orcid.org/0000-0001-8110-6904
Palavras-chave: Trabalho, Educação, Adoecimento Psíquico, Neoliberalismo

Resumo

No contexto atual, marcado pela crise estrutural do capital e pela hegemonia das políticas neoliberais, constata-se que o trabalho docente tem sido atravessado pela lógica produtivista, o que tem conduzido muitos professores ao adoecimento psíquico. Diante dessa realidade, o presente artigo teve como objetivo compreender os modelos de produção do trabalho, sua relação com a educação e as implicações desse processo no sofrimento mental dos docentes. Para alcançar esse propósito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, fundamentada na análise crítica de produções acadêmicas que discutem a temática, buscando evidenciar como as transformações no mundo do trabalho repercutem nas condições e na saúde psíquica dos professores. Desta maneira pretendemos da visibilidade a articulação presente entre as categorias descrita para que ações sejam realizadas a fim de minimizar o adoecimento da categoria.

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Biografia do Autor

Ana Aristenia Lima Mendes (Limoeiro do Norte - Ceará, Brasil) , Universidade Estadual do Ceará; Centro de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino – PPGEEN/UECE

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2008). Mestranda em Educação pelo PPGEEN. Desde 2020 experiencia docentes em ensino superior pela FAVILI - Tem como principal área de interesse o campo do trabalho com foco na Saúde do trabalhador.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3440528061939039

E-mail: aristenia.mendes@aluno.uece.br

Antônia Solange Xerez Pinheiro (Limoeiro do Norte - Ceará, Brasil), Universidade Estadual do Ceará; Centro de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino – PPGEEN/UECE

Possui doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2013). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação e ensino da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2395658385144261

E-mail: antonia.xerez@uece.br

João Marcos Saturnino Pereira (Limoeiro do Norte - Ceará, Brasil), Universidade Estadual do Ceará; Centro de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino – PPGEEN/UECE

Doutorando e Mestre em Educação e Ensino PPGEEN/UECE. Especialista em Educação Física Escolar pela FAVENI (2021). Licenciado em Educação Física pelo IFCE, campus Limoeiro do Norte (2021). Atua e pesquisa na Educação e na Educação física escolar.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3095248604849260

E-mail: joao.saturnino@aluno.uece.br

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Publicado
2025-12-01
Como Citar
MENDES, A. A. L.; XEREZ, A. S. P.; PEREIRA, J. M. S. Trabalho, contextos históricos e sua relação com adoecimento no ambiente educacional. Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 1 dez. 2025.