Educação e tradição bantu:

um legado necessário na formação de educadores/as

Palavras-chave: Tradição bantu, Formação de educadores, Inclusão social

Resumo

O artigo discute o impacto de uma educação que possa valorizar as tradições culturais bantu no Brasil.  Parte da pesquisa aprovada no Pibic/Unilab, 2024,  objetivando contribuir na sistematização das bases epistemológicas da tradição bantu e na compreensão dos elementos que estruturam o candomblé de Angola. Os povos bantu remontam há mais de cinco mil anos, onde estabeleceram comunidades na maior parte da África subsaariana. Esta tradição chega ao Brasil no processo da escravização, constituindo o candomblé de Angola. Utilizou-se uma abordagem metodológica bibliográfica e documental, na ótica da história do tempo presente, para analisar o impacto de uma formação de educadores/as que valorize as filosofias bantu. Argumenta-se que uma educação que integra saberes e práticas das tradições bantu não apenas enriquece o ambiente escolar, mas também, fortalece a identidade cultural dos/as alunos/as, para que se sintam valorizados/as, contribuindo para a autoestima e o combate a preconceito e discriminações sociais.

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Biografia do Autor

Regina Nené Argentina Có (Redenção - CE, Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab/CE

Pedagogia; Bolsista Pibic/Unilab - 2024). Bacharel em Humanidades; estudante do curso de Pedagogia/Unilab - Ceará.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8418124013211800.

E-mail: reginaneneargentina@aluno.unilab.edu.br

Ivan Costa Lima (Redenção - CE, Brasil), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab/CE;

Doutor em Educação – UFC; Professor adjunto da Unilab/CE; Mestrado em Educação – UFSC; Integra o Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global/Unilab-CE, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8062245626803864.

E-mail: ivanlima@unilab.edu.br 

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Publicado
2025-12-01
Como Citar
CÓ, R. N. A.; LIMA, I. C. Educação e tradição bantu: . Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 1 dez. 2025.