A GESTÃO ESCOLAR NO TERRITÓRIO DO SISAL: O DITO NOS DOCUMENTOS LEGAIS DE SERRINHA E SANTALUZ – BA

  • Silvaneide Santos Cordeiro
  • Selma Barros Daltro de Castro
Palavras-chave: Gestão Escolar, Legislação Educacional, Santaluz, Serrinha

Resumo

Princípios como a participação e democracia são elementos-chave para a implementação da gestão escolar. O presente trabalho, oriundo dos estudos da Iniciação Científica (IC), busca analisar a gestão escolar em Serrinha e Santaluz, a partir das relações de semelhanças e diferenças presentes em documentos legais, bem como analisar, as concepções e características expressas nos documentos oficiais, e examinar o corpus legal acerca do processo de provimento, função e ação da gestão escolar. Está fundamentado teoricamente nos estudos de Paro (2016); Sander (2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012) e Oliveira (2017). Sob a ótica da pesquisa qualitativa de cunho documental, recorreu a análise comparativa dos documentos oficiais de dois municípios do TIS. Os resultados revelam semelhanças acentuadas na legislação no que se refere a valorização conceitual acerca da gestão democrática, na evidência da indicação político-partidária como forma de provimento para função de gestor escolar, e na apresentação pouco transparente sobre dados que caracterizem suas ações e funções.

Publicado
2022-02-17