A GESTÃO ESCOLAR NO TERRITÓRIO DO SISAL: O DITO NOS DOCUMENTOS LEGAIS DE SERRINHA E SANTALUZ – BA
Resumo
Princípios como a participação e democracia são elementos-chave para a implementação da gestão escolar. O presente trabalho, oriundo dos estudos da Iniciação Científica (IC), busca analisar a gestão escolar em Serrinha e Santaluz, a partir das relações de semelhanças e diferenças presentes em documentos legais, bem como analisar, as concepções e características expressas nos documentos oficiais, e examinar o corpus legal acerca do processo de provimento, função e ação da gestão escolar. Está fundamentado teoricamente nos estudos de Paro (2016); Sander (2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012) e Oliveira (2017). Sob a ótica da pesquisa qualitativa de cunho documental, recorreu a análise comparativa dos documentos oficiais de dois municípios do TIS. Os resultados revelam semelhanças acentuadas na legislação no que se refere a valorização conceitual acerca da gestão democrática, na evidência da indicação político-partidária como forma de provimento para função de gestor escolar, e na apresentação pouco transparente sobre dados que caracterizem suas ações e funções.
Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.