Educação do Campo no Acre:
aspectos infraestruturais, acesso e formação docente
Resumo
O artigo problematiza a Educação do Campo no Acre, enfocando aspectos como infraestrutura, oferta e formação docente. O objetivo é refletir sobre as desigualdades educacionais que tangenciam campo e cidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa-descritiva. Os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico e análise documental, utilizando-se livros, artigos, teses, dissertações e relatórios do Censo Escolar - ano 2022, que possibilitaram comparar as condições de oferta e funcionamento das escolas. O referencial baseia-se em Molina (2015); Santos, Grotti e Ribeiro (2021); Arroyo, Caldart e Molina (2011); Gomes (2019); dentre outros autores que problematizam as desigualdades socioeducacionais no Brasil. Os resultados demonstram que boa parte das escolas do campo no Acre, funcionam em condições precárias, faltando-lhes itens como água, energia e esgoto; professores/as com formação deficitária e escassez de vagas na educação infantil. Evidencia-se, assim, a inoperância do estado em garantir às populações do campo uma educação pública de qualidade.
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