Educação do Campo no Acre:

aspectos infraestruturais, acesso e formação docente

  • Marcos Cândido da Silva (Cruzeiro do Sul - AC, Brasil) Universidade Federal do Acre-UFAC; Centro de Educação e Letras – CEL; Campus Floresta; Cruzeiro do Sul-Acre https://orcid.org/0009-0001-9413-5592
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra (Cruzeiro do Sul - AC, Brasil) Universidade Federal do Acre – UFAC; Centro de Educação e Letras – CEL; Campus Floresta, Cruzeiro do Sul-Acre https://orcid.org/0000-0002-2572-414X
Palavras-chave: Educação do Campo, Infraestrutura, Oferta, Formação Docente, Desigualdades Educacionais

Resumo

O artigo problematiza a Educação do Campo no Acre, enfocando aspectos como infraestrutura, oferta e formação docente. O objetivo é refletir sobre as desigualdades educacionais que tangenciam campo e cidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa-descritiva. Os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico e análise documental, utilizando-se livros, artigos, teses, dissertações e relatórios do Censo Escolar - ano 2022, que possibilitaram comparar as condições de oferta e funcionamento das escolas.  O referencial baseia-se em Molina (2015); Santos, Grotti e Ribeiro (2021); Arroyo, Caldart e Molina (2011); Gomes (2019); dentre outros autores que problematizam as desigualdades socioeducacionais no Brasil. Os resultados demonstram que boa parte das escolas do campo no Acre, funcionam em condições precárias, faltando-lhes itens como água, energia e esgoto; professores/as com formação deficitária e escassez de vagas na educação infantil. Evidencia-se, assim, a inoperância do estado em garantir às populações do campo uma educação pública de qualidade.

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Biografia do Autor

Marcos Cândido da Silva (Cruzeiro do Sul - AC, Brasil), Universidade Federal do Acre-UFAC; Centro de Educação e Letras – CEL; Campus Floresta; Cruzeiro do Sul-Acre

Professor da Universidade Federal do Acre - UFAC. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens. Discente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – PGEDA/ Rede Educanorte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/00000000000000.

E-mail: marcos.silva@ufac.br

Maria Irinilda da Silva Bezerra (Cruzeiro do Sul - AC, Brasil) , Universidade Federal do Acre – UFAC; Centro de Educação e Letras – CEL; Campus Floresta, Cruzeiro do Sul-Acre

Doutora em Educação. Docente Associada da Universidade Federal do Acre - UFAC. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens/PPEHL e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – PGEDA/Rede Educanorte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7118170721092800

E-mail: maria.irinil@ufac.br

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Publicado
2025-12-01
Como Citar
SILVA, M. C. DA; BEZERRA, M. I. DA S. Educação do Campo no Acre: . Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444, v. 9, n. 1, 1 dez. 2025.