https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/feedRevista Educação & Ensino - ISSN 2594-44442025-02-01T20:04:08+00:00Janote Pires Marqueseducacao.ensino@uniateneu.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista<strong> Educação & Ensino</strong>, ISSN 2594-4444, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), foi criada no ano de 2017 e tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa e para o ensino com foco na formação de professores. Aborda a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que contribuem para a articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. A revista também se propõe veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares.</p> <p>A revista <strong>Educação & Ensino</strong> tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. O periódico é avaliado pela Capes com <strong>Qualis B1</strong> nas áreas de Educação e Interdisciplinar.</p>https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/778Apresentação2025-02-01T19:43:12+00:00Janote Pires Marquesjanote.pires@professor.uniateneu.edu.br<p>.A revista <strong>Educação & Ensino</strong>, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa nos campos do ensino e da educação. A revista avaliada pela Capes com Qualis B1 nas áreas de Educação e Interdisciplinar, e constitui espaço para abordar a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que colaborem na articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. O periódico também se propõe a promover a interdisciplinaridade e a veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes em espaços escolares e não escolares.</p>2025-02-01T00:29:49+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/779A relação entre formação continuada e a avaliação formativa2025-02-01T19:54:30+00:00Gilcéia Leite dos Santos Fontenelegilceia.fontenele@gmail.comOtília Maria A. N. A. Dantas otiliadantas@gmail.comRosângela da Vitória Nascimentorosangelavitoria.n@gmail.com<p>Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas do Distrito Federal, visando compreender e discutir a relação entre a formação continuada dos professores e a avaliação formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conforme os pressupostos teóricos de Lüdke e André (1986). O objetivo da pesquisa é analisar a importância da formação continuada para a efetivação e consolidação da avaliação formativa em escolas de ensino fundamental I. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário on-line utilizando o <em>Google Forms</em>, com o <em>WhatsApp</em> como ferramenta de divulgação. Os participantes da pesquisa foram professores do ensino fundamental I. A análise dos dados foi realizada por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados obtidos mostram que a formação continuada é crucial para o aprimoramento do trabalho pedagógico e processo avaliativo, pois ao longo da carreira os docentes enfrentam dificuldades didático-pedagógicas que precisam ser refletidas e sanadas para que o processo de ensino-aprendizagem atenda às demandas de uma sociedade em constante evolução.</p>2025-02-01T00:50:18+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/780Torém2025-02-01T20:01:06+00:00Pedro Italo Uchôa de Melopitalo03@icloud.comJoão Paulo de Oliveira Rangeljoaopaulorangel123@gmail.comDaniel Pinto Gomesdanielpinto@ifce.edu.brArliene Stephanie Menezes Pereira Pinto stephanie_ce@hotmail.com<p>O presente trabalho de pesquisa objetiva analisar uma experiência pedagógica intercultural que teve como foco o Torém, dança sagrada do povo indígena Tremembé. As atividades em tela ocorreram nas aulas de Educação Física com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. O lócus é a Escola Municipal Dom Helder Câmara, escola pública localizada na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Para tal, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir do método descritivo e do tipo relato de experiência. A narrativa parte de uma perspectiva pedagógica decolonial com a tematização da Unidade Temática Danças, e objeto do conhecimento Danças de matriz indígena e africana da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A experiência pedagógica foi dividida em três fases, quais sejam: a contextualização teórica da dança do Torém, seguida da vivência prática e por fim um círculo de debate. Nesta experiência pedagógica a vivência gerou um envolvimento significativo dos discentes, em que observou-se uma participação ativa nas atividades e um aumento do interesse em aprender mais sobre a cultura indígena e a reflexão sobre suas identidades.</p>2025-02-01T01:07:21+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/781O programa alfabetização na idade certa e a pedagogia terapêutica santiana no ciclo de alfabetização dos sertões de Crateús2025-02-01T20:04:08+00:00Edmilson Rodrigues Chaves edmilsonchavespedagogo@gmail.comMaria Cleide da Silva Ribeiro Leite cleide.silva@ifce.edu.brAustelino Fernandes Lopes Tavares austelinofernandes@gmail.com<p>Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A investigação realizou-se sob o parecer nº 6.599.665 do Conselho de Ética em Pesquisa-CEP/CONEP, com o objetivo de investigar a percepção de professores alfabetizadores sobre suas necessidades formativas no Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, em escolas dos Sertões de Crateús. Analisaram-se as formações do PAIC, pelo Ciclo de alfabetização, após experimentação de fundamentos da teoria Santiana desenvolvida em Portugal por João dos Santos (1913-1987). Aplicou-se a Pedagogia Terapêutica, como inovação pedagógica das práticas de alfabetização por docentes alfabetizadoras. Participaram, portanto, quatro professoras alfabetizadoras com entrevista e observação de suas práticas pedagógicas na abordagem Santiana. Sobressaíram-se práticas colaborativas, que agregaram inovação às aprendizagens. Concluiu-se que o processo de alfabetização, iniciado na educação infantil, é um alicerce basilar do ensino fundamental e um marcador das aprendizagens na educação básica. Numa escala de evolução, as aprendizagens, avançam na medida em que as peculiaridades das crianças são atendidas. A Pedagogia Terapêutica nas práticas de alfabetização trouxe inovação aos conteúdos de alfabetização pela sua aproximação à dimensão da saúde mental. Priorizou-se o marcador do bem-estar emocional, o que favoreceu a interação social e avanços na aprendizagem educacional no ciclo de alfabetização.</p>2025-02-01T01:30:13+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444