https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/feed Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 2025-05-09T00:19:34+00:00 Janote Pires Marques educacao.ensino@uniateneu.edu.br Open Journal Systems <p>A revista<strong>&nbsp;Educação &amp; Ensino</strong>, ISSN 2594-4444, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), foi criada no ano de 2017 e tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa e para o ensino com foco na formação de professores. Aborda a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que contribuem para a articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. A revista também se propõe veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares.</p> <p>A revista&nbsp;<strong>Educação &amp; Ensino</strong>&nbsp;tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. O periódico é avaliado pela Capes com <strong>Qualis B1</strong> nas áreas de Educação e Interdisciplinar.</p> https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/778 Apresentação 2025-02-01T19:43:12+00:00 Janote Pires Marques janote.pires@professor.uniateneu.edu.br <p>.A revista&nbsp;<strong>Educação &amp; Ensino</strong>, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa nos campos do ensino e da educação. A revista avaliada pela Capes com Qualis B1 nas áreas de Educação e Interdisciplinar, e constitui espaço para abordar a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que colaborem na articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. O periódico também se propõe a promover a interdisciplinaridade e a veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes em espaços escolares e não escolares.</p> 2025-02-01T00:29:49+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/779 A relação entre formação continuada e a avaliação formativa 2025-05-08T23:09:04+00:00 Gilcéia Leite dos Santos Fontenele gilceia.fontenele@gmail.com Otília Maria A. N. A. Dantas otiliadantas@gmail.com Rosângela da Vitória Nascimento rosangelavitoria.n@gmail.com <p>Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas do Distrito Federal, visando compreender e discutir a relação entre a formação continuada dos professores e a avaliação formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conforme os pressupostos teóricos de Lüdke e André (1986). O objetivo da pesquisa é analisar a importância da formação continuada para a efetivação e consolidação da avaliação formativa em escolas de ensino fundamental I. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário on-line utilizando o <em>Google Forms</em>, com o <em>WhatsApp</em> como ferramenta de divulgação. Os participantes da pesquisa foram professores do ensino fundamental I. A análise dos dados foi realizada por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados obtidos mostram que a formação continuada é crucial para o aprimoramento do trabalho pedagógico e processo avaliativo, pois ao longo da carreira os docentes enfrentam dificuldades didático-pedagógicas que precisam ser refletidas e sanadas para que o processo de ensino-aprendizagem atenda às demandas de uma sociedade em constante evolução.</p> 2025-02-01T00:50:18+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/780 Torém 2025-05-08T23:05:31+00:00 Pedro Italo Uchôa de Melo pitalo03@icloud.com João Paulo de Oliveira Rangel joaopaulorangel123@gmail.com Daniel Pinto Gomes danielpinto@ifce.edu.br Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto stephanie_ce@hotmail.com <p>O presente trabalho de pesquisa objetiva analisar uma experiência pedagógica intercultural que teve como foco o Torém, dança sagrada do povo indígena Tremembé. As atividades em tela ocorreram nas aulas de Educação Física com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. O lócus é a Escola Municipal Dom Helder Câmara, escola pública localizada na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Para tal, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir do método descritivo e do tipo relato de experiência. A narrativa parte de uma perspectiva pedagógica decolonial com a tematização da Unidade Temática Danças, e objeto do conhecimento Danças de matriz indígena e africana da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A experiência pedagógica foi dividida em três fases, quais sejam: a contextualização teórica da dança do Torém, seguida da vivência prática e por fim um círculo de debate. Nesta experiência pedagógica a vivência gerou um envolvimento significativo dos discentes, em que observou-se uma participação ativa nas atividades e um aumento do interesse em aprender mais sobre a cultura indígena e a reflexão sobre suas identidades.</p> 2025-02-01T01:07:21+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/781 O programa alfabetização na idade certa e a pedagogia terapêutica santiana no ciclo de alfabetização dos sertões de Crateús 2025-05-08T23:00:17+00:00 Edmilson Rodrigues Chaves edmilsonchavespedagogo@gmail.com Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite cleide.silva@ifce.edu.br Austelino Fernandes Lopes Tavares austelinofernandes@gmail.com <p>Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A investigação realizou-se sob o parecer nº 6.599.665 do Conselho de Ética em Pesquisa-CEP/CONEP, com o objetivo de investigar a percepção de professores alfabetizadores sobre suas necessidades formativas no Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, em escolas dos Sertões de Crateús. Analisaram-se as formações do PAIC, pelo Ciclo de alfabetização, após experimentação de fundamentos da teoria Santiana desenvolvida em Portugal por João dos Santos (1913-1987). Aplicou-se a Pedagogia Terapêutica, como inovação pedagógica das práticas de alfabetização por docentes alfabetizadoras. Participaram, portanto, quatro professoras alfabetizadoras com entrevista e observação de suas práticas pedagógicas na abordagem Santiana. Sobressaíram-se práticas colaborativas, que agregaram inovação às aprendizagens. Concluiu-se que o processo de alfabetização, iniciado na educação infantil, é um alicerce basilar do ensino fundamental e um marcador das aprendizagens na educação básica. Numa escala de evolução, as aprendizagens, avançam na medida em que as peculiaridades das crianças são atendidas. A Pedagogia Terapêutica nas práticas de alfabetização trouxe inovação aos conteúdos de alfabetização pela sua aproximação à dimensão da saúde mental. Priorizou-se o marcador do bem-estar emocional, o que favoreceu a interação social e avanços na aprendizagem educacional no ciclo de alfabetização.</p> 2025-02-01T01:30:13+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/820 Curvas de aprendizagem 2025-05-09T00:19:34+00:00 Francisco Aparecido Eufrausino francisco.eufrausino@unemat.br Raul Abreu de Assis raul.assis@unemat.br Luciana Mafalda Elias de Assis luciana.assis@unemat.br <p>Este trabalho é resultado de uma pesquisa envolvendo alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Sinop-MT em que o professor de Matemática propõe uma atividade com o jogo de Quebra-Cabeças desenvolvida em sala de aula fazendo-se uso da Modelagem Matemática e Curvas de Aprendizagem. Na atividade proposta foi possível conectar uma situação real executada pelos alunos por meio do jogo aos conteúdos presentes no currículo de matemática do Ensino Básico. Os alunos participaram ativamente desde a coleta de dados até a análise e interpretação de modelos que descrevem curvas de aprendizagem utilizando-se do s<em>oftware </em>matemático Geogebra. Como resultado, concluímos que o ambiente proporcionado pela Modelagem Matemática foi capaz de tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, proporcionando assim, um aprendizado mais dinâmico.</p> 2025-05-08T20:49:33+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/821 Serviço Social e estratégias de ensino-aprendizagem na Vila Social Canindezinho 2025-05-09T00:19:32+00:00 Ediney Linhares da Silva edineylinhares@gmail.com Cleide Carneiro cleide.carneiro@uece.br <p>As Vilas Sociais são equipamentos públicos vinculados ao Governo do Estado do Ceará e se voltam à promoção de esporte, lazer, cidadania, cultura e qualificação profissional, sendo locais de fortalecimento de vínculo territorial. Objetiva-se assim, apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem promovidas pelo Serviço Social na Vila Social Canindezinho. Configura-se em estudo de caso com uso das pesquisas qualitativa, descritiva e exploratória, observações simples e participante, com temporalidade situada entre julho e dezembro de 2024. O lócus refere a Vila Social Canindezinho, localizada no bairro Canindezinho, cidade de Fortaleza/CE. Não houve apreciação de comitê de ética em pesquisa frente à característica da produção teórica. Foram analisadas ações desenvolvidas pelos profissionais de Serviço Social da instituição direcionadas ao fortalecimento da relação ensino-aprendizagem do público-alvo em assuntos de interesse social. O estudo destacou a importância da continuidade dessas intervenções pedagógicas no que tange à promoção do ser de direitos, desenvolvimento de relações sociais saudáveis, interação com órgãos do sistema de garantia de direitos e fortalecimento da política pública de proteção social. Por fim, o estudo ressalta os desafios enfrentados pela instituição, como a adesão de uma parcela maior de moradores da região circunvizinha nas atividades sociais, muito embora o fluxo de beneficiários e transeuntes seja elevado.&nbsp; Apesar disso, reconhece-se o efeito transformador desse equipamento, aliado à colaboratividade tida entre os diferentes atores envolvidos.</p> 2025-05-08T21:05:02+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/822 Utilização de redes sociais e sua influência na saúde mental de adolescentes 2025-05-09T00:19:31+00:00 Janote Pires Marques janote.marques@uece.br <p>Este trabalho tem como objetivo discutir a crescente utilização das redes sociais e sua influência na saúde mental de adolescentes. Constitui um estudo de caráter bibliográfico para aprofundamento e discussão do tema proposto, tendo também um viés metodológico de revisão sistemática. O levantamento de artigos já publicados ocorreu considerando concomitantemente os descritores “redes sociais”, “saúde mental” e “adolescentes”, e se deu nas bases de dados do&nbsp;<em>Scientific Electronic Library Online</em> do Brasil (SciELO/Brasil) e da rede latino-americana de Periódicos de Psicologia (PePsic). Concluiu-se que as tecnologias ligadas às mídias eletrônicas permitem o acesso à uma ampla gama de dados e informações, mas que também alteram a percepção de mundo. As pesquisas apontam que redes sociais podem ter caráter viciante e causar danos à saúde mental dos adolescentes quando utilizadas em excesso. Estudos apontam que a morfologia cerebral pode servir como um marcador para o nível de dependência do uso de redes sociais virtuais. Concluiu-se ainda que há uma grande dificuldade de se impor limites ao uso dessas tecnologias.</p> 2025-05-08T21:18:38+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444