https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/feedRevista Educação & Ensino 2025-10-18T16:15:12+00:00Janote Pires Marqueseducacao.ensino@uniateneu.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista<strong> Educação & Ensino</strong>, ISSN 2594-4444, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), foi criada no ano de 2017 e tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa e para o ensino com foco na formação de professores. Aborda a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que contribuem para a articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. A revista também se propõe veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares.</p> <p>A revista <strong>Educação & Ensino</strong> tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. O periódico é avaliado pela Capes com <strong>Qualis B1</strong> nas áreas de Educação e Interdisciplinar.</p>https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/778Apresentação2025-02-01T19:43:12+00:00Janote Pires Marquesjanote.pires@professor.uniateneu.edu.br<p>.A revista <strong>Educação & Ensino</strong>, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa nos campos do ensino e da educação. A revista avaliada pela Capes com Qualis B1 nas áreas de Educação e Interdisciplinar, e constitui espaço para abordar a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que colaborem na articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. O periódico também se propõe a promover a interdisciplinaridade e a veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes em espaços escolares e não escolares.</p>2025-02-01T00:29:49+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/779A relação entre formação continuada e a avaliação formativa2025-05-08T23:09:04+00:00Gilcéia Leite dos Santos Fontenelegilceia.fontenele@gmail.comOtília Maria A. N. A. Dantas otiliadantas@gmail.comRosângela da Vitória Nascimentorosangelavitoria.n@gmail.com<p>Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas do Distrito Federal, visando compreender e discutir a relação entre a formação continuada dos professores e a avaliação formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conforme os pressupostos teóricos de Lüdke e André (1986). O objetivo da pesquisa é analisar a importância da formação continuada para a efetivação e consolidação da avaliação formativa em escolas de ensino fundamental I. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário on-line utilizando o <em>Google Forms</em>, com o <em>WhatsApp</em> como ferramenta de divulgação. Os participantes da pesquisa foram professores do ensino fundamental I. A análise dos dados foi realizada por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados obtidos mostram que a formação continuada é crucial para o aprimoramento do trabalho pedagógico e processo avaliativo, pois ao longo da carreira os docentes enfrentam dificuldades didático-pedagógicas que precisam ser refletidas e sanadas para que o processo de ensino-aprendizagem atenda às demandas de uma sociedade em constante evolução.</p>2025-02-01T00:50:18+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/780Torém2025-05-08T23:05:31+00:00Pedro Italo Uchôa de Melopitalo03@icloud.comJoão Paulo de Oliveira Rangeljoaopaulorangel123@gmail.comDaniel Pinto Gomesdanielpinto@ifce.edu.brArliene Stephanie Menezes Pereira Pinto stephanie_ce@hotmail.com<p>O presente trabalho de pesquisa objetiva analisar uma experiência pedagógica intercultural que teve como foco o Torém, dança sagrada do povo indígena Tremembé. As atividades em tela ocorreram nas aulas de Educação Física com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. O lócus é a Escola Municipal Dom Helder Câmara, escola pública localizada na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Para tal, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir do método descritivo e do tipo relato de experiência. A narrativa parte de uma perspectiva pedagógica decolonial com a tematização da Unidade Temática Danças, e objeto do conhecimento Danças de matriz indígena e africana da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A experiência pedagógica foi dividida em três fases, quais sejam: a contextualização teórica da dança do Torém, seguida da vivência prática e por fim um círculo de debate. Nesta experiência pedagógica a vivência gerou um envolvimento significativo dos discentes, em que observou-se uma participação ativa nas atividades e um aumento do interesse em aprender mais sobre a cultura indígena e a reflexão sobre suas identidades.</p>2025-02-01T01:07:21+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/781O programa alfabetização na idade certa e a pedagogia terapêutica santiana no ciclo de alfabetização dos sertões de Crateús2025-05-08T23:00:17+00:00Edmilson Rodrigues Chaves edmilsonchavespedagogo@gmail.comMaria Cleide da Silva Ribeiro Leite cleide.silva@ifce.edu.brAustelino Fernandes Lopes Tavares austelinofernandes@gmail.com<p>Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A investigação realizou-se sob o parecer nº 6.599.665 do Conselho de Ética em Pesquisa-CEP/CONEP, com o objetivo de investigar a percepção de professores alfabetizadores sobre suas necessidades formativas no Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, em escolas dos Sertões de Crateús. Analisaram-se as formações do PAIC, pelo Ciclo de alfabetização, após experimentação de fundamentos da teoria Santiana desenvolvida em Portugal por João dos Santos (1913-1987). Aplicou-se a Pedagogia Terapêutica, como inovação pedagógica das práticas de alfabetização por docentes alfabetizadoras. Participaram, portanto, quatro professoras alfabetizadoras com entrevista e observação de suas práticas pedagógicas na abordagem Santiana. Sobressaíram-se práticas colaborativas, que agregaram inovação às aprendizagens. Concluiu-se que o processo de alfabetização, iniciado na educação infantil, é um alicerce basilar do ensino fundamental e um marcador das aprendizagens na educação básica. Numa escala de evolução, as aprendizagens, avançam na medida em que as peculiaridades das crianças são atendidas. A Pedagogia Terapêutica nas práticas de alfabetização trouxe inovação aos conteúdos de alfabetização pela sua aproximação à dimensão da saúde mental. Priorizou-se o marcador do bem-estar emocional, o que favoreceu a interação social e avanços na aprendizagem educacional no ciclo de alfabetização.</p>2025-02-01T01:30:13+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/820Curvas de aprendizagem2025-05-09T00:19:34+00:00Francisco Aparecido Eufrausinofrancisco.eufrausino@unemat.brRaul Abreu de Assisraul.assis@unemat.brLuciana Mafalda Elias de Assis luciana.assis@unemat.br<p>Este trabalho é resultado de uma pesquisa envolvendo alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Sinop-MT em que o professor de Matemática propõe uma atividade com o jogo de Quebra-Cabeças desenvolvida em sala de aula fazendo-se uso da Modelagem Matemática e Curvas de Aprendizagem. Na atividade proposta foi possível conectar uma situação real executada pelos alunos por meio do jogo aos conteúdos presentes no currículo de matemática do Ensino Básico. Os alunos participaram ativamente desde a coleta de dados até a análise e interpretação de modelos que descrevem curvas de aprendizagem utilizando-se do s<em>oftware </em>matemático Geogebra. Como resultado, concluímos que o ambiente proporcionado pela Modelagem Matemática foi capaz de tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, proporcionando assim, um aprendizado mais dinâmico.</p>2025-05-08T20:49:33+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/821Serviço Social e estratégias de ensino-aprendizagem na Vila Social Canindezinho2025-05-09T00:19:32+00:00Ediney Linhares da Silvaedineylinhares@gmail.comCleide Carneirocleide.carneiro@uece.br<p>As Vilas Sociais são equipamentos públicos vinculados ao Governo do Estado do Ceará e se voltam à promoção de esporte, lazer, cidadania, cultura e qualificação profissional, sendo locais de fortalecimento de vínculo territorial. Objetiva-se assim, apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem promovidas pelo Serviço Social na Vila Social Canindezinho. Configura-se em estudo de caso com uso das pesquisas qualitativa, descritiva e exploratória, observações simples e participante, com temporalidade situada entre julho e dezembro de 2024. O lócus refere a Vila Social Canindezinho, localizada no bairro Canindezinho, cidade de Fortaleza/CE. Não houve apreciação de comitê de ética em pesquisa frente à característica da produção teórica. Foram analisadas ações desenvolvidas pelos profissionais de Serviço Social da instituição direcionadas ao fortalecimento da relação ensino-aprendizagem do público-alvo em assuntos de interesse social. O estudo destacou a importância da continuidade dessas intervenções pedagógicas no que tange à promoção do ser de direitos, desenvolvimento de relações sociais saudáveis, interação com órgãos do sistema de garantia de direitos e fortalecimento da política pública de proteção social. Por fim, o estudo ressalta os desafios enfrentados pela instituição, como a adesão de uma parcela maior de moradores da região circunvizinha nas atividades sociais, muito embora o fluxo de beneficiários e transeuntes seja elevado. Apesar disso, reconhece-se o efeito transformador desse equipamento, aliado à colaboratividade tida entre os diferentes atores envolvidos.</p>2025-05-08T21:05:02+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/822Utilização de redes sociais e sua influência na saúde mental de adolescentes2025-05-20T13:46:50+00:00Janote Pires Marquesjanote.marques@uece.br<p>Este trabalho tem como objetivo discutir a crescente utilização das redes sociais e sua influência na saúde mental de adolescentes. Constitui um estudo de caráter bibliográfico para aprofundamento e discussão do tema proposto, tendo também um viés metodológico de revisão sistemática. O levantamento de artigos já publicados ocorreu considerando concomitantemente os descritores “redes sociais”, “saúde mental” e “adolescentes”, e se deu nas bases de dados do <em>Scientific Electronic Library Online</em> do Brasil (SciELO/Brasil) e da rede latino-americana de Periódicos de Psicologia (PePsic). Concluiu-se que as tecnologias ligadas às mídias eletrônicas permitem o acesso à uma ampla gama de dados e informações, mas que também alteram a percepção de mundo. As pesquisas apontam que redes sociais podem ter caráter viciante e causar danos à saúde mental dos adolescentes quando utilizadas em excesso. Estudos apontam que a morfologia cerebral pode servir como um marcador para o nível de dependência do uso de redes sociais virtuais. Concluiu-se ainda que há uma grande dificuldade de se impor limites ao uso dessas tecnologias.</p>2025-05-08T21:18:38+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/824“Eles vieram zerados...”2025-05-14T11:20:33+00:00Marcia Lisbôa Costa de Oliveiramarcia.lisboa.oliveira@uerj.brRenata da Silva de Oliveirarenatadasilvadeoliveira@yahoo.com.br<p>Esta pesquisa buscou analisar visões de diferentes atores sociais sobre o processo de alfabetização em uma escola pública do município de São Gonçalo (RJ) no período pós-pandêmico, com o objetivo de compreender os impactos da suspensão de aulas presenciais e os desafios enfrentados no retorno às aulas presenciais, na unidade escolar em tela. Na contextualização da pesquisa, sintetizam-se pesquisas sobre educação e alfabetização na pós-pandemia. Desenvolveu-se um Estudo de Caso (Yin, 2001) de perfil exploratório, cujos dados foram gerados em entrevistas semiestruturadas com a gestora escolar, duas professoras alfabetizadoras e duas responsáveis por estudantes matriculados na unidade escolar. Tais dados foram interpretados segundo o método da Análise de Conteúdo temática (Bardin, 2011). Os resultados indicam que, na percepção das participantes do estudo, para além do impacto pedagógico provocados pela interrupção das aulas presenciais, os aspectos emocionais tiveram importante papel nas dificuldades relacionadas à alfabetização e aos usos da escrita que foram constatadas na pós-pandemia.</p>2025-05-13T20:30:58+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/845Burnout e os professores2025-07-13T18:31:35+00:00Aline da Silva Sousaalinesilvasousapesquisadora@gmail.comFrancisco Jahannes dos Santos Rodrigues fjahannes@gmail.comJoyce Anne Nascimento Gomesjoyceannegomes@gmail.comLia Sales Serafim Carneirolia.carneiro@uece.br<p>O presente estudo teve como objetivo compreender as causas, consequências e estratégias de prevenção do <em>Burnout </em>entre os professores dos anos iniciais e da educação infantil. A pesquisa revelou diferenças significativas entre professores das redes pública e privada de ensino, destacando a complexidade dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do <em>Burnout</em>. As principais causas incluem a sobrecarga de trabalho, a falta de reconhecimento profissional e o apoio institucional insuficiente. As consequências do <em>Burnout</em> são graves, afetando tanto os professores quanto o sistema educacional, com impactos na saúde física e emocional dos docentes. Contudo, o estudo também identificou estratégias eficazes de prevenção, como políticas institucionais de apoio psicológico, programas de desenvolvimento profissional e a valorização da carreira docente. Conclui-se necessário promover um ambiente de trabalho saudável, com suporte adequado de recursos humanos e materiais que auxiliem a prática docente, com o objetivo de garantir a saúde física e mental dos educadores, o que reflete, em consequência, na qualidade da educação e na melhoria do ambiente escolar.</p>2025-06-27T15:17:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/826O uso da ferramenta google forms no ensino fundamental:2025-06-27T23:20:47+00:00Francisca de Assisa Moreira Sobral de Matosdiassisasobral@gmail.comMaria de Lourdes da Silva Netalourdes.neta@ifce.edu.br<p>O presente artigo investiga o uso do <em>Google Forms</em> no Ensino Fundamental, trata-se de uma ferramenta que permite a criação de formulários online, integrado ao conjunto de ferramentas do <em>Google for Education</em>. Estas ferramentas são gratuitas para as redes de ensino público em todo o mundo, passou a ter mais utilidade pós pandemia. O Formulário <em>Google</em> é uma ferramenta influente, se aplicada de forma planejada, é possível aperfeiçoar o conhecimento educacional. Deste modo, foi realizado uma pesquisa qualitativa com o método bibliográfico com coleta de dados em loco, sobre o uso da plataforma. A análise investiga os desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino fundamental. Durante este estudo foram abordadas as aplicações e limitações de uso do <em>Google Forms</em> nas instituições de ensino, corroborando no aprimoramento no método de ensino entre professores, onde considera-se que o <em>Google Forms</em> é uma ferramenta que busca inovar e contribuir para um ensino proficiente.</p>2025-06-27T16:29:15+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/799O professor universitário frente a inclusão educacional de pessoas com autismo2025-07-02T22:27:56+00:00Tatiana Rodrigues Carneirotatianacarneiro@hotmail.com<p>A inclusão, enquanto movimento educacional, está situada na necessidade das escolas adequarem as suas culturas organizacionais e práticas para promoverem educação a todas as pessoas, propiciando assim a sua inserção na sociedade e na escola e reduzindo a exclusão social. Sendo assim, este trabalho objetivou analisar os pontos de vista de professores com relação aos alunos com autismo no ensino superior afim de verificar como o processo de inclusão educacional se dá e qual o preparo e papel dos docentes. Foram utilizados como método de coleta de dados formulários online autoadministrados. A pesquisa teve abordagem qualitativa e como metodologia de análise utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que os docentes universitários entrevistados, em sua maioria, ainda precisam de apoio para compreender o autismo e como lecionar para pessoas autistas. Percebe-se que ainda são criados estereótipos e que há insegurança entre os docentes para lidar com esse público. Os docentes reconhecem suas fragilidades e querem aprender a lidar com os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), todavia ainda lhes faltam apoio e capacitação oferecidos pelas IES e proatividade para buscar tais conhecimentos.</p>2025-06-27T16:43:47+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/829Desafios e lacunas na formação matemática de pedagogas2025-06-27T23:20:12+00:00Aline Aparecida Sant Ana Leitealinesantana137@gmail.comMarta Maria Pontin Darsiemarponda@uol.com.br<p>Este artigo trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado – em andamento - de uma das autoras, com respectivo projeto aprovado pelo comitê de ética da instituição de origem. Possui como objetivo analisar a relação entre as concepções e práticas, sobre o processo de ensino da Matemática, de professores alfabetizadores que atuam na Rede Pública de Ensino no Município de Cuiabá (MT). Na pesquisa, utilizaram-se alguns instrumentos para produzir dados, entre esses instrumentos, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professoras pedagogas que atuam nos anos iniciais. Para a elaboração deste artigo, considerou-se apenas uma das perguntas da entrevista: “Como foi o ensino da Matemática na sua formação inicial?”, com o objetivo de identificar possíveis lacunas na formação matemática das professoras e analisar de que forma essas deficiências podem impactar o ensino da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A pesquisa apontou resultados semelhantes entre dois grupos. No primeiro grupo, as participantes da pesquisa tiveram algum nível de contato com a Matemática em sua formação inicial. Porém, de modos diferentes. Enquanto algumas relataram ter empregado jogos e recursos manipulativos como instrumentos de ensino, outras destacaram que abordaram os conceitos matemáticos de forma superficial, sem explorar suas nuances. Já as do segundo grupo revelaram que elas não tiveram uma exposição relevante ao conteúdo de matemática em sua formação inicial, a ponto de o conhecimento adquirido ser tão escasso que nem se lembram de tê-lo aprendido, o que pode influenciar relevantemente nas suas práticas docentes.</p>2025-06-27T16:58:49+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/907Gamificação2025-09-30T19:28:59+00:00Gabriele Maitog.maito@outlook.comElisangela Karine Martinselisangela.martins@up.edu.br<p>Esta pesquisa apresenta uma proposta de ludicidade em sala de aula, aplicável principalmente no Ensino Fundamental, tanto anos inicias quanto nos anos anos finais, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica qualitativa, fundamentada em bases teóricas da educação, neurociência e tecnologias digitais. O artigo discute a relação estreita entre aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, destacando que o uso de mecanismos de jogos em contextos educacionais contribui para a criação de experiências diversificadas de aprendizagem e amplia o repertório metodológico. A <em>gamificação</em> – aplicação de elementos, mecânicas e <em>design</em> de jogos – no contexto escolar possibilita ao estudante um papel ativo, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo. Assim, a pesquisa apresenta formas de<em> gamificar</em> o ambiente e aula, ilustradas com exemplos e figuras.</p>2025-09-28T19:43:43+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensinohttps://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/908Gestão democrática em uma escola pública do Ceará2025-09-30T19:29:04+00:00Antonio Mikael do Nascimento Bezerramikaelnascimento50@gmail.comGleyciane Farias Hilárioannyfarias057@gmail.comJacqueline Oliveira Cavalcantejackjackqueline528@gmail.com<p>Este artigo é resultado do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia no Centro Universitário Ateneu. O projeto de pesquisa busca compreender aspectos fundamentais referentes à gestão democrática em uma escola pública do Ceará. O objetivo deste trabalho foi investigar os desafios e metodologias utilizadas para possibilitar a gestão democrática nessa instituição. A metodologia utilizada foi inicialmente de estudo bibliográfico, para um melhor embasamento teórico, utilizando também a pesquisa qualitativa de nível exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo, utilizando observação e entrevistas com o diretor, professora, funcionária e aluno da unidade escolar. A análise demonstrou que a gestão democrática potencializa a construção coletiva do ambiente escolar, ainda que enfrente resistências. Conclui-se que sua adoção efetiva é decisiva para melhorar a qualidade da educação pública. Identificaram-se desafios como atitudes individuais, falta de participação efetiva e conflitos internos, ressaltando a importância de estratégias para superá-los. A participação dos alunos, através de mecanismos como o Grêmio Estudantil, é crucial para uma gestão verdadeiramente democrática. Em suma, a pesquisa contribui para compreender a importância e os desafios da gestão democrática na melhoria da qualidade da educação oferecida.</p>2025-09-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensinohttps://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/909Surdo indígena e Libras2025-09-30T19:28:58+00:00Roseneide M. B. Cirinoroseneide.cirino@unespar.edu.brJosé Victor Faganellovictorfaganello19@gmail.com<p>O presente artigo aborda a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por um indígena surdo da comunidade Guavirá Poty, no município de Pontal do Paraná, e os desafios da inclusão linguística e social em contexto intercultural. O objetivo do estudo consistiu em analisar a aquisição da Libras por um indígena surdo e suas implicações para a inclusão social, linguística e educacional na comunidade Guavirá Poty. Para isso, foi realizado um estudo de caso com abordagem de pesquisa-ação, desenvolvido no âmbito de um projeto de extensão universitária. As ações incluíram práticas de ensino de Libras e a construção de estratégias pedagógicas colaborativas e contextualizadas, respeitando as especificidades culturais do estudante e promovendo o diálogo entre diferentes saberes. Os resultados indicam que a aquisição da Libras, em contextos culturalmente específicos, demanda práticas pedagógicas sensíveis e dialógicas. Conclui-se que a interseção entre surdez e identidade indígena requer abordagens educativas que considerem as singularidades dos sujeitos, promovendo a inclusão linguística e social e ampliando o acesso à comunicação e à cidadania.</p>2025-09-28T20:18:37+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensinohttps://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/910A realidade virtual no ensino fundamental2025-09-30T19:29:03+00:00 Tharcila de Abreu Almeidatharcila78@gmail.comElisa Nacif Dinizelisadiniz@gmail.comAndrea Verbena C. R. Barbosaverbenaclementino@gmail.comAndré Cotelli do Espírito Santocotelli.andre@gmail.comAna Paula Legey de Siqueiraasiqueira@unicarioca.edu.br<p>Este estudo tem por objetivo verificar na literatura atual como o uso da realidade virtual no ensino fundamental vem sendo estabelecido no contexto da Educação brasileira. A metodologia adotada consistiu numa revisão sistemática de literatura realizada no <em>Google Scholar </em>nos meses de maio e junho de 2024. Foram selecionados seis artigos com base nos critérios de inclusão, como idioma, período de publicação referente aos últimos cinco anos e relevância dos temas abordados. A leitura mostrou que a realidade virtual, especificamente no Ensino Fundamental, apresenta um cenário repleto de potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem de diversas disciplinas (Geografia, Artes e Ciências da Natureza). Dentre os benefícios destacados pelos autores incluem: o engajamento e motivação estudantil; experiência imersiva como um fator de facilitação do processo de ensino-aprendizagem; aprendizagem significativa de conteúdos específicos. O cenário educativo também apresentou os desafios a serem superados, como: acessibilidade e custo; formação de professores; infraestrutura escolar. Além da observação da falta de estudos sobre os efeitos do uso prolongado em crianças, das questões éticas e legais associadas ao uso da realidade virtual nas escolas. Conclui-se que a presença deste recurso no ambiente educacional pode não apenas complementar os métodos tradicionais de ensino, mas de certa forma permitir a abertura de novas possibilidades para a educação no século XXI.</p>2025-09-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensinohttps://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/911O projeto de extensão “Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu” na compreensão das suas bolsistas2025-09-30T19:28:56+00:00Francisca Genifer Andrade de Sousageniferandrade@yahoo.com.brFrancisca Risolene Fernandes Rochaprofarisolenefernandes@gmail.comDébora Cristina Vasconcelos Aguiardebora.aguiar@uece.br<p>A extensão, enquanto tripé valioso da universidade brasileira, faculta vivências formativas para os discentes, ao mesmo tempo em que estreita o laço entre comunidade acadêmica e sociedade. Dessa feita, objetiva-se discutir como as bolsistas extensionistas envolvidas no projeto “Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu”, vinculado à FECLI/UECE, compreendem as ações realizadas no ínterim do ano de 2024, com ênfase nas contribuições do citado projeto para as suas formações. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido metodologicamente através da coleta de relatos reflexivos junto às bolsistas, com base nos pressupostos da pesquisa do tipo “escrita de si”, de Christine Josso. Os dados revelam que as pesquisas de campo, que se constituíram na busca documental e oral, oportunizou variados aprendizados para as bolsistas, indo além dos conhecimentos a respeito da história de Iguatu, pois, na oportunidade, elas compreenderam a importância da narrativa para a (re)constituição histórica, principalmente na ausência de documentos, bem como protagonizaram momentos formativos dialógicos, como exposições fotográficas e minicursos, a partir dos quais não apenas levaram conhecimentos para o público-alvo, como também foram impactadas pelos conhecimentos que eles traziam. Conclui-se que a extensão universitária possibilita a formação acadêmica que ultrapassa o currículo dos cursos de graduação, sendo um importante mecanismo formativo para os discentes envolvidos.</p>2025-09-28T21:32:43+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensinohttps://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/915Qualidade do ensino em fisioterapia no Brasil2025-09-30T19:28:54+00:00Thiago Silva Ferreirathiagosilva_89@hotmail.comKarina Rocha da Silvakaahrocha@hotmail.comJosé Evaldo Gonçalves Lopes Juniorevaldoljr@gmail.comDenise Gonçalves Moura Pinheirofisio_denise@hotmail.comFrancisca Waleska Costa da Silva Sousafwaleskacsilva@gmail.com<p>Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar criticamente a produção científica sobre a qualidade do ensino em cursos de graduação em Fisioterapia, reunindo e avaliando indicadores, metodologias e percepções que influenciam a formação profissional, bem como identificando desafios e lacunas para aprimoramento.</p> <p>Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, seguindo as etapas propostas por Souza, Silva e Carvalho (2010). A busca foi realizada entre abril e junho de 2025 nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, utilizando descritores em português, inglês e espanhol. Foram incluídos artigos publicados entre janeiro de 2014 e junho de 2024 que abordassem a avaliação da qualidade do ensino em Fisioterapia. Resultados: A qualidade do ensino em Fisioterapia no Brasil mostra avanços, principalmente no desempenho acadêmico, conforme indicado pelo ENADE e CPC. No entanto, persistem desafios como a necessidade de aprimorar a capacitação docente, a infraestrutura das instituições e a atualização curricular para incorporar a prática baseada em evidências (PBE). A percepção dos estudantes e as metodologias ativas também impactam a motivação e a qualidade da formação. Conclusão: Embora existam progressos, a qualidade do ensino em Fisioterapia enfrenta desafios significativos relacionados à capacitação docente, infraestrutura, atualização curricular e integração da PBE. Superar essas lacunas requer investimentos contínuos, modernização de estruturas e alinhamento dos currículos às demandas atuais.</p>2025-09-29T22:48:46+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensinohttps://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/859Formação continuada de professores sob o olhar de publicações do portal de periódicos da CAPES 2025-10-18T14:50:18+00:00Denise Dyelle Alves Xavierdenisedielle26@gmail.comGinaldo Cardoso de Araújogaraujo@uneb.br<p>Este artigo tem como foco central de discussão a formação continuada de professores na Educação Básica a partir de uma revisão de publicações sobre o tema no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, nos últimos cinco anos. O objetivo do estudo foi verificar o que essas pesquisas evidenciam sobre os processos de formação continuada no que diz respeito às suas práticas, aspectos legais, concepções e lacunas. Os achados do estudo revelam críticas às políticas públicas votadas ao tema como a BNC-Formação pelo seu viés capitalista neoliberal, assim como o caráter compensatório da formação continuada frente a uma formação inicial ineficaz, recursos escassos, definição vaga do conceito epistemológico de formação e ausência de um projeto inovador, instituído como política de Estado.</p>2025-10-18T14:50:18+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/853Clima escolar e o impacto de intervenções pedagógicas na mediação docente, segurança emocional e aprendizagem2025-10-18T15:08:46+00:00Rita Tayná Guimarãesritataynacavalcante@gmail.comPedro Henrique Gomespedro.hgomes@ufpe.brAngelina Vasconcelosangelina.vasconcelos@ip.ufal.brGabriel Fortesgfortes@uahurtado.cl<p>O artigo analisa como intervenções pedagógicas e estruturais influenciam o clima escolar, com foco no desenvolvimento socioemocional e acadêmico de alunos do Ensino Fundamental I. A partir de um relato de experiência, descrevem-se estratégias como reorganização do espaço físico, escuta ativa, ensino de habilidades socioemocionais e formação docente. Os resultados evidenciam redução de conflitos, aumento do engajamento e melhoria no desempenho escolar. Também é proposto um protocolo de intervenção estruturado em níveis (individual, grupal e coletivo), com metas de curto e longo prazo. A análise reforça que vínculos afetivos positivos, segurança emocional e cooperação entre educadores, alunos e famílias são essenciais para uma aprendizagem significativa. Conclui-se que intervenções planejadas, integradas ao cotidiano escolar, promovem um clima favorável ao bem-estar e ao sucesso acadêmico.</p>2025-10-18T15:08:46+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/874Práticas, métodos e desafios da educação sexual nos anos finais do ensino fundamental em Pinheiro - MA2025-10-18T15:39:51+00:00Ronaldo Pimentaronaldoabreu@gmail.comVagner Bastosvagnerbento@gmail.comSuelen Ferreirasuelenrocha@gmail.comWelberth Ferreirawelberthsf@gmail.com<p>A educação sexual é um direito garantido pela LDB, PCN e ECA, essencial para a formação crítica dos alunos. Este estudo, realizado em duas turmas do 8º ano de escolas municipais de Pinheiro-MA, teve como objetivo analisar dificuldades, metodologias e estratégias utilizadas por professores de Ciências na abordagem do tema. A pesquisa, de campo e com abordagem qualitativa, utilizou questionários e a aplicação de uma sequência didática. Os resultados mostraram que os alunos já possuem conhecimentos prévios, porém desorganizados e pouco aprofundados. Observou-se ainda a carência de formação docente específica e de metodologias adequadas. Atividades lúdicas demonstraram potencial para estimular a aprendizagem. Conclui-se que a escola precisa fortalecer políticas públicas e projetos pedagógicos voltados à educação sexual, visando contribuir para a prevenção de problemas como gravidez precoce, ISTs e evasão escolar.</p>2025-10-18T15:31:42+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/925Educação de Jovens e Adultos e ensino de ciências da natureza2025-10-18T16:00:51+00:00Vitoria Aparecida Alvesaparecidavitoria207@gmail.comSinara Mota Neves de Almeidasinaramota@unilab.edu.brElcimar Simão Martinselcimar@unilab.edu.brViviane Gomes Pereira Ribeirovivianegpribeiro@unilab.edu.br<p>A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade destinada a dar acesso à educação para pessoas que não tiveram oportunidade de finalizar os estudos na idade regular, por isso o público-alvo dessa categoria educacional já tem papel ativo na sociedade. Tendo em vista que o ensino de ciências é uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos de pensamento crítico e de atitudes responsáveis, neste trabalho buscou-se compreender como se desenvolvem os processos de ensino-aprendizagem de Ciências da Natureza na EJA no município de Baturité-CE. Para alcançar esse objetivo, foi produzido um estudo de caso sob abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário a professores atuantes nesse sistema em salas correspondentes ao Ensino Fundamental. Como resultado, os educadores que participaram da pesquisa demonstraram dedicação e comprometimento ao aplicarem metodologias de ensino diversas e ao buscarem a integração dos conteúdos ao cotidiano dos alunos. Conclui-se, portanto, que os educandos do município de Baturité têm tido um ensino de ciências de qualidade, coerente com a proposta da disciplina e da própria modalidade, e que esse formato de ensino, apesar de suas limitações, é de suma importância para os estudantes e para a sociedade.</p>2025-10-18T16:00:51+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/869Cenário prospectivo da docência na Educação a Distância brasileira frente ao avanço da Inteligência Artificial Generativa2025-10-18T16:15:12+00:00Maria Daliane Ferreira Barrosodalianebarroso@gmail.comSinara Socorro Duarte Rochasinara.duarte@ifce.edu.brCassandra Ribeiro Joyeprojetos.cassandra@gmail.comKarytia Nayara Gonçalves da Silveira Nobrekarytiasilveira@gmail.comLuiz Felipe Araújo Azevedoluizfelipematematica@gmail.com<p>Este estudo tem como objetivo discutir de forma prospectiva o fenômeno da Inteligência Artificial (IA) e possíveis implicações na docência na Educação a Distância. A metodologia é qualitativa, exploratória, e método da Revisão Sistemática de Literatura. As buscas foram feitas no Periódico Capes e Google Acadêmico, com 357 achados, resultando em um <em>corpus </em>de 11 artigos. Como resultado, apresentou uma síntese, identificando que a IA fez surgir na Educação: preocupações, por falta de preparo à realidade; um campo em expansão, com contribuições em recursos e tarefas; e desafios, exigindo discussões e ações. Conclui destacando a importância de: formação docente, adoção responsável da tecnologia, participação humana no ensino e harmonia entre automação e humanização na educação.</p>2025-10-18T16:15:11+00:00Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino