https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/feed Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 2024-03-13T16:28:51+00:00 Janote Pires Marques educacao.ensino@uniateneu.edu.br Open Journal Systems <p>A revista<strong>&nbsp;Educação &amp; Ensino</strong>, ISSN 2594-4444, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), foi criada no ano de 2017 e tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa e para o ensino com foco na formação de professores. Aborda a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que contribuem para a articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. A revista também se propõe veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares.</p> <p>A revista&nbsp;<strong>Educação &amp; Ensino</strong>&nbsp;tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. O periódico é avaliado pela Capes com <strong>Qualis B1</strong> nas áreas de Educação e Interdisciplinar.</p> https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/564 APRESENTAÇÃO 2024-03-13T16:28:50+00:00 Janote Pires Marques - Fortaleza, CE (Brasil) janote.pires@professor.uniateneu.edu.br <p>.</p> 2024-03-13T15:52:20+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/565 A REFORMA LOURENÇO FILHO E A TENAZ RESISTÊNCIA DE JUAZEIRO DO NORTE AO CADASTRO ESCOLAR 2024-03-13T16:28:50+00:00 Francisco Ari de Andrade - Fortaleza, CE (Brasil) professorari.ufc@gmail.com Erinelda da Costa Paixão - Fortaleza, CE (Brasil) erineudapaixao@gmail.com Karytia Nayara Gonçalves da Silveira - Fortaleza, CE (Brasil) karytiasilveira@gmail.com Fernanda Rodrigues de Sousa - Fortaleza, CE (Brasil) fernanda.frs@alu.ufc.br Mariana Luz Quevedo - Fortaleza, CE (Brasil) marianaluzq@gamil.com <p>O artigo aborda o centenário da Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, conhecida como Reforma Lourenço Filho, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, seguindo as diretrizes de Luca (2020) para a história da educação. O objetivo do estudo é promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero. O desenvolvimento do estudo ocorreu em duas etapas interligadas. Na primeira etapa, realizou-se uma leitura analítica da obra "Juazeiro do Padre Cícero" (2002), de Lourenço Filho, com especial atenção a um comentário no prefácio feito pelo historiador Carlos Monarcha. Destacou-se a decisão do Padre Cícero em não fornecer informações escolares do município de Juazeiro do Norte. A leitura foi cruzada com outras fontes para enriquecer o debate com perspectivas contextualizadas do embate ideológico da época. O estudo reconhece a importância de contribuir para uma ampliação do entendimento dessa questão no cenário histórico da educação cearense. Destaca-se a relevância do papel desempenhado por Lourenço Filho na Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, considerando sua abordagem racionalista e científica, que pode ter suscitado resistências, como a do Padre Cícero. Além disso, a pesquisa busca oferecer olhares valiosos para a compreensão mais profunda desse momento crucial na história educacional do Ceará. O estudo visa promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero, contribuindo assim para uma compreensão mais abrangente desse período na história educacional cearense.</p> 2024-03-13T16:09:24+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/566 MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI, REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTITUIÇÃO DA IPD 2024-03-13T16:28:51+00:00 Francisca Karla Klissia Alves de Souza - Fortaleza, CE (Brasil) francisca.karla.klissia01@aluno.ifce.edu.br Maria de Lourdes da Silva Neta - Fortaleza, CE (Brasil) francisca.karla.klissia01@aluno.ifce.edu.br <p>Este trabalho objetiva compreender a constituição da identidade docente no Estágio Supervisionado&nbsp;nos anos finais do ensino fundamental no curso de Licenciatura em Matemática, com foco na escrita de si, apresentar as análises realizadas dos Relatórios de Estágios Supervisionados, abordar as concepções e objetivos do Estágio Supervisionado, destacando a relação entre o "eu profissional" e o "eu individual" no magistério, além disso discute&nbsp; a partir de sua escrita, os desafios e possibilidades da educação matemática, considerando as memórias da escola, família, profissão, iniciação docente e as contribuições que as mesmas agregaram para constituição da Identidade Profissional Docente (IPD) embasados por fundamentações teóricas de autores como Tardif (2012), Santos &amp; Ferro (2023), Vygotsky (2005) Morais (2010) Pimenta &amp; Lima (2004) entre outros. O Estágio Supervisionado foi uma oportunidade significativa para a licencianda, que pôde refletir sua futura prática docente e seu papel como educadora matemática.</p> 2024-03-13T16:20:37+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444