https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/issue/feedRevista Educação & Ensino - ISSN 2594-44442024-12-24T14:56:18+00:00Janote Pires Marqueseducacao.ensino@uniateneu.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista<strong> Educação & Ensino</strong>, ISSN 2594-4444, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), foi criada no ano de 2017 e tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa e para o ensino com foco na formação de professores. Aborda a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que contribuem para a articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. A revista também se propõe veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares.</p> <p>A revista <strong>Educação & Ensino</strong> tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. O periódico é avaliado pela Capes com <strong>Qualis B1</strong> nas áreas de Educação e Interdisciplinar.</p>https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/564APRESENTAÇÃO2024-06-29T15:21:51+00:00Prof. Dr. Janote Pires Marques - Fortaleza, CE (Brasil)janote.pires@professor.uniateneu.edu.br<p>A revista <strong>Educação & Ensino</strong>, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa nos campos do ensino e da educação. A revista avaliada pela Capes com Qualis B1 nas áreas de Educação e Interdisciplinar, e constitui espaço para abordar a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que colaborem na articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. O periódico também se propõe a promover a interdisciplinaridade e a veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes em espaços escolares e não escolares.</p>2024-03-13T15:52:20+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/565A REFORMA LOURENÇO FILHO E A TENAZ RESISTÊNCIA DE JUAZEIRO DO NORTE AO CADASTRO ESCOLAR2024-12-23T13:12:51+00:00Francisco Ari de Andrade - Fortaleza, CE (Brasil)professorari.ufc@gmail.comErinelda da Costa Paixão - Fortaleza, CE (Brasil)erineudapaixao@gmail.comKarytia Nayara Gonçalves da Silveira - Fortaleza, CE (Brasil)karytiasilveira@gmail.comFernanda Rodrigues de Sousa - Fortaleza, CE (Brasil)fernanda.frs@alu.ufc.brMariana Luz Quevedo - Fortaleza, CE (Brasil)marianaluzq@gmail.com<p>O artigo aborda o centenário da Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, conhecida como Reforma Lourenço Filho, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, seguindo as diretrizes de Luca (2020) para a história da educação. O objetivo do estudo é promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero. O desenvolvimento do estudo ocorreu em duas etapas interligadas. Na primeira etapa, realizou-se uma leitura analítica da obra "Juazeiro do Padre Cícero" (2002), de Lourenço Filho, com especial atenção a um comentário no prefácio feito pelo historiador Carlos Monarcha. Destacou-se a decisão do Padre Cícero em não fornecer informações escolares do município de Juazeiro do Norte. A leitura foi cruzada com outras fontes para enriquecer o debate com perspectivas contextualizadas do embate ideológico da época. O estudo reconhece a importância de contribuir para uma ampliação do entendimento dessa questão no cenário histórico da educação cearense. Destaca-se a relevância do papel desempenhado por Lourenço Filho na Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, considerando sua abordagem racionalista e científica, que pode ter suscitado resistências, como a do Padre Cícero. Além disso, a pesquisa busca oferecer olhares valiosos para a compreensão mais profunda desse momento crucial na história educacional do Ceará. O estudo visa promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero, contribuindo assim para uma compreensão mais abrangente desse período na história educacional cearense.</p>2024-03-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/566MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI, REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTITUIÇÃO DA IPD2024-12-24T00:26:29+00:00Francisca Karla Klissia Alves de Souza - Fortaleza, CE (Brasil)francisca.karla.klissia01@aluno.ifce.edu.brMaria de Lourdes da Silva Neta - Fortaleza, CE (Brasil)francisca.karla.klissia01@aluno.ifce.edu.br<p>Este trabalho objetiva compreender a constituição da identidade docente no Estágio Supervisionado nos anos finais do ensino fundamental no curso de Licenciatura em Matemática, com foco na escrita de si, apresentar as análises realizadas dos Relatórios de Estágios Supervisionados, abordar as concepções e objetivos do Estágio Supervisionado, destacando a relação entre o "eu profissional" e o "eu individual" no magistério, além disso discute a partir de sua escrita, os desafios e possibilidades da educação matemática, considerando as memórias da escola, família, profissão, iniciação docente e as contribuições que as mesmas agregaram para constituição da Identidade Profissional Docente (IPD) embasados por fundamentações teóricas de autores como Tardif (2012), Santos & Ferro (2023), Vygotsky (2005) Morais (2010) Pimenta & Lima (2004) entre outros. O Estágio Supervisionado foi uma oportunidade significativa para a licencianda, que pôde refletir sua futura prática docente e seu papel como educadora matemática.</p>2024-03-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/626TRAJETÓRIA ACADÊMICA E OS CAMINHOS PERCORRIDOS2024-12-24T00:26:13+00:00Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte - Piracuruca, PI (Brasil)mariabernadetemonte@hotmail.com<p>O artigo objetiva trazer à baila os saberes e fazeres da professora Bernadete Monte e a possível relevância dessa caminhada para a história da Educação e Administrativa do município de Piracuruca-PI. É uma proposta transdisciplinar oriunda da pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, na qual a própria autora pretendeu documentar as experiências de sua formação escolar e acadêmica, bem como as suas práticas profissionais tendo como técnica a narrativa da sua história de vida, onde o pano de fundo é a Educação. A autora iniciou sua formação escolar em escola pública onde cursou o Ensino Fundamental I e II, os quais lhe deram subsídios para aprovação em concurso público municipal como professora na modalidade multisseriado, lhe possibilitando ministrar na Educação Básica. Cursou o Logos II, e o 4º ano adicional para o magistério, os quais lhe deram bagagem para docência pela Secretaria Estadual de Educação. Em formação acadêmica continuada alcançou novas trajetórias pela Graduação em Normal Superior e Direito, Especialização e Mestrado, o qual contribuiu de forma significativa para a produção acadêmica em áreas como Educação, Direito e Ensino, com publicações em revistas qualificadas. A pesquisa mostrou que a docente se constituiu como uma importante referência para a sociedade piracuruquense, contribuindo com a formação educacional e administrativa, não apenas no ofício de ensinar, mas também na administração pública como gestora administrativa do Hospital Estadual Dr. José de Brito Magalhães.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/632RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA2024-12-24T14:52:54+00:00Samuel Correa Duarte - Codó, MA (Brasil)samuel.correa@ufma.br<p>O presente artigo consiste em relato de experiência focado na área de ensino de História. A disciplina que serviu de base para o presente relato de experiências é denominada Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, com carga horária de 60 horas, ministrada ao sexto período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó. Admitimos o Relato de Experiência como meio de divulgação científica, em especial na área das ciências humanas. O material selecionado para análise consiste nas aulas e avaliações realizadas no decurso da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, em curso superior de graduação em Pedagogia. Os discentes deveriam elaborar planos de ensino sobre temas relacionados com o ensino de História. Cada plano deveria versar sobre tema atinente à área de História, com escopo definido em termos de abrangência, do nacional para o local: o primeiro plano deveria tratar de tema de História do Brasil, o segundo deveria focalizar a História do Maranhão e, por fim, o terceiro deveria realçar temas ligados à História do lugar, no caso, a cidade de Codó e região.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/627DISPUTAS EM TORNO DA GESTÃO E DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIAS2024-12-24T14:53:56+00:00Fábio Ferreira da Silva - Porto Velho, RO (Brasil)fabio091430@gmail.com<p>As universidades têm se perpetuado no mundo como instituições para formação de pessoas nos diversos campos do saber. As tensões quanto sua autonomia é destaque desde os primórdios de sua concepção até os dias atuais. Proponho-me, neste artigo, a investigar alguns momentos esparsos na história das universidades em terras brasileiras, onde tanto a gestão quanto a autonomia universitária estiveram em disputa. As informações são coletadas junto à legislação federal, as pesquisas bibliográficas e as manifestações presidenciais sobre essas entidades. Foi possível compreender que tanto nos governos eleitos pelo voto popular, quanto nos períodos de ditadura militar no país, as universidades foram utilizadas como instrumentos para atendimento aos interesses dos governantes, sem levar em conta seus propósitos e fins que as instituições possuem, os espaços que ocupam, as pessoas que lá trabalham e/ou trabalharam, suas estruturas e outros mais. O intento foi em determinados momentos para atendimento ao mercado, a economia, as elites, ou mesmo para servir de “exemplo” de como o governo trata aqueles que questionam seus métodos.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/654GESTÃO PRIVADA DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA2024-12-24T14:52:18+00:00Adriana Regina Pereira de Abreu - Maringá, PR (Brasil)adrianapereira_ji@hotmail.comTelma Adriana Pacífico Martineli - Maringá, PR (Brasil)telmamartineli@hotmail.com<p>As reformas educacionais no Brasil, a partir de 1990, vem ocorrendo sob o ideário neoliberal, que, influenciadas por organismos internacionais que financiam e apoiam o setor público, mas também abrem espaço para que institutos, fundações e organizações não governamentais assumam o papel Este artigo é parte da dissertação de mestrado que tem como título “A relação público privada na educação: o projeto de compra de vaga para a educação infantil no município de Maringá”, apresentada pela autora ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá, em 2023do Estado na elaboração ou execução das políticas sociais. E tem por objetivo analisar a trajetória do projeto das escolas cooperativas implantadas no município de Maringá – PR e seus desdobramentos ao longo dos anos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que utilizou como fontes livros, artigos, legislação e outras fontes referentes ao tema do estudo. Os resultados demostram que a escola cooperativa foi um instrumento utilizado pelo governo municipal da época, para descentralizar a gestão da educação e assim minimizar sua atuação frente a garantia desse direitos. No entanto, esse método de atuação contínua sendo utilizado, em diferentes facetas, proporcionando um fácil acesso do setor privado na gestão e condução das políticas educacionais.</p>2024-07-03T03:21:57+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/643APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ADMINISTRADOR2024-12-24T14:52:37+00:00Allysson Barbosa Fernandes - Fortaleza, CE (Brasil)allyssonfernandes611@gmail.com<p>Este artigo analisou como a implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na formação acadêmica em Administração contribui para preparar estudantes, proporcionando habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo empresarial. O objetivo central foi explorar as influências da PBL na formação do administrador, enfocando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. A metodologia adotada é predominantemente bibliográfica, baseada em uma revisão crítica de estudos, artigos científicos e obras especializadas. A busca por fontes foi realizada em bases de dados acadêmicas, periódicos científicos e livros, utilizando palavras-chave pertinentes ao tema. A análise reflexiva e crítica da literatura permitiu identificar as contribuições da PBL na formação em Administração, fundamentando os argumentos apresentados no artigo. O referencial teórico explora a definição da PBL e sua influência na formação acadêmica do administrador, destacando como essa abordagem contribui para o desenvolvimento de habilidades analíticas, de trabalho em equipe e comunicação eficaz, bem como a aplicação prática do conhecimento teórico. Os resultados e análise dos dados evidenciam o impacto positivo da PBL, mostrando um aprimoramento significativo nas habilidades dos estudantes. Conclui-se que a implementação da PBL na formação em Administração não apenas enriquece o conhecimento teórico, mas também prepara os futuros profissionais para enfrentar os desafios dinâmicos do ambiente empresarial, promovendo uma formação mais alinhada às demandas do mercado.</p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/645DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SÉCULO XXI2024-12-24T14:52:33+00:00Francisca Jorzana da Silva Marques - Sobral, CE (Brasil)jorzana612@gmail.comJúlio César Sousa Prado - Fortaleza, CE (Brasil)cesarprado55@gmail.com<p>A era pós-moderna evidenciou diversas mudanças em todos os âmbitos sociais, interferindo inclusive, no sistema de educação básica, trazendo inovações e novas discussões. Dentro desse cenário, o coordenador pedagógico atua como um agente articulador, elaborando estratégias, auxiliando professores e contribuindo para o processo de aprendizagem. Por essa razão, o atual estudo traz uma reflexão a respeito dos desafios e perspectivas da coordenação pedagógica dentro da educação básica no século XXI. Através do estudo da literatura atual foi evidenciado que dentre os obstáculos do exercício da profissão, está a confusão sobre as funções corretas do coordenador, dificuldade em formar equipes ativas e adaptação a novos contextos sociais e tecnológicos. Contudo, a formação continuada pode auxiliar na superação desses entraves, e assim, garantir o sucesso no processo de ensino aprendizagem.</p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/655CASO DE ENSINO SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE2024-12-24T14:52:16+00:00Francisca Genifer Andrade de Sousa - Iguatu, CE (Brasil)geniferandrade@yahoo.com.br<p>O caso de ensino é um tipo de estudo que toma como ponto de partida uma vivência docente, que ao ser narrada e devidamente interpretada, corrobora o melhor entendimento da tarefa educativa, sendo um potente recurso para formar professores, seja no âmbito da formação inicial, seja na formação ao longo da prática. Assim, este manuscrito tem como objetivo problematizar a formação política incitada junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), uma universidade pública estadual cujo principal foco é a formação de professores. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo caso de ensino, que tem como objeto uma ação formativa realizada em outubro de 2023, a qual visou desenvolver o senso crítico dos estudantes para com a importância da organização estudantil na busca por melhores condições de ensino-aprendizagem ao longo das suas trajetórias acadêmicas. Nota-se que as juventudes da atualidade são pouco engajadas e pouco dispostas a integrar a luta organizada, apesar de existirem variadas pautas que, para serem concretizadas, necessitam ser conquistadas pela classe estudantil. Por isso, conclui-se que a formação política precisa ser um compromisso permanente da educação universitária, prioritariamente quando se trata da formação de professores, pois tal classe é agente de transformação da realidade.</p>2024-07-03T03:27:12+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/646POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MARCO ZERO – SOB O OLHAR DOS DISCENTES2024-12-24T14:52:31+00:00José Carlos Pereira de Almeida - Macapá, AP (Brasil)josecarlos-almeida@hotmail.comSueli Maria de Araújo Cavalcante - Fortaleza, CE (Brasil)suelicavalcante@ufc.brHelena de Lima Marinho Rodrigues Araújo - Itapipoca, CE (Brasil)helena.marinho@uece.brConceição de Maria Pinheiro Barros - Fortaleza, CE (Brasil)conceicaompb@ufc.br<p>A Política de Assistência Estudantil apresenta-se como uma proposta de equalizar o acesso e permanência ao nível superior de ensino, de modo que as condições econômicas e sociais não sejam fatores impeditivos para o ingresso e a permanência na universidade. Dessa forma, este artigo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes beneficiários dos programas de assistência estudantil desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – <em>campus</em> Marco Zero em relação a sua contribuição para a permanência dos estudantes na universidade. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva e abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados caracteriza-se como pesquisa documental e estudo de caso. Para a interpretação dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foram investigados 50 alunos da UNIFAP, que são participantes de Programas de Auxílio Estudantil. Os dados analisados mostraram que a maioria (76%) dos alunos que participaram da pesquisa são moradores de Macapá, sede da UNIFAP, tendo um quantitativo de Santana (20%) e Porto Grande (4%). 80% dos alunos relataram dificuldades que poderiam ser impedimento para a permanência no curso, nas dificuldades citadas estão: financeira, transporte, psicológica, acessibilidade e saúde. Os Programas de Auxílio Estudantil são reconhecidos pelos pesquisados como muito importante (60%) e importante (40%), concluindo-se que há intrínseca relação entre os programas de assistência estudantil e a permanência dos alunos nos seus cursos, uma vez que, pela condição de vulnerabilidade social dos mesmos, tais programas assumem grande relevância aos estudantes, embora que ainda seja necessária a realização de melhorias. </p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/637O COMPORTAMENTO DE PIBIDIANOS NO ESPAÇO ESCOLAR2024-12-24T14:52:45+00:00Jonatas dos Reis Brinate - Juiz de Fora, Mg (Brasil)jonathas.brinate@estudante.ufjf.brLuiz Felipe Silva Leite - Juiz de Fora, MG (Brasil)luizfelipeleite.estudos@gmail.comPatrícia Assis da Silva Ribeiro - Juiz de Fora, MG (Brasil)patricia.assis@ufjf.br<p>O presente artigo tem como objetivo investigar qual a conduta apresentada pelos bolsistas do PIBID e a conduta que os seus respectivos professores supervisores esperam que os bolsistas e estagiários tenham no espaço escolar. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com seis professores da Educação Básica que supervisionam 48 bolsistas no PIBID. A partir dos dados coletados, é possível afirmar que os bolsistas do PIBID, em sua grande maioria, apresentam um comportamento adequado e ético enquanto sujeitos em formação para atuação docente, mesmo que alguns possam não compreender em certa medida a real dimensão do trabalho docente. Os resultados indicaram que para que um futuro professor apresente um comportamento e conduta condizentes com o espaço escolar é necessário que eles tenham um comprometimento com a escola, sejam pontuais e respeitem os horários da escola, se envolvam com a comunidade escolar, respeitem os funcionários da escola, zelem pelo espaço físico escolar, estabeleçam diálogos com os professores supervisores e estejam abertos à novas aprendizagens. Considera-se necessária a elaboração de um documento normativo que oriente os futuros professores – bolsistas ou estagiários – sobre seus comportamentos éticos no espaço escolar, que os ajude a compreender a dimensão de suas ações neste ambiente.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/653EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR2024-12-24T14:52:20+00:00Thiago Santos - Ouro Preto, MG (Brasil)santostf@ufop.edu.brLuiz Gustavo de Oliveira Carneiro - Ouro Preto, MG (Brasil)luiz.carneiro@ufop.edu.brGustavo de Souza - Ouro Preto, MG (Brasil)gdesouza@ufop.edu.brAna Clara de Carvalho - Ouro Preto, MG (Brasil)ana.clara11@aluno.ufop.edu.br<p>Este estudo pretende analisar os fatores que influenciam a evasão discente no curso de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa concentra-se no período entre 2015 e 2023, no qual a taxa de evasão alcançou alarmantes 87,5%. Os resultados indicam a necessidade de implementação de ações institucionais que promovam a permanência estudantil, tais como a flexibilização de horários, o suporte financeiro, o acompanhamento pedagógico individualizado e a oferta de disciplinas com maior aplicação prática, aproximando a teoria da realidade e fomentando o interesse dos alunos pela área. Ademais, o estudo reflete sobre a atuação profissional do bacharel em matemática, expandindo as perspectivas para além da construção de material didático e da pesquisa científica. Nesse sentido, destacam-se as possibilidades de atuação em áreas da inovação tecnológica, como as exploradas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em seu curso de Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.</p>2024-07-03T01:52:40+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/644AVALIANDO A QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA COM A ESCALA SERVQUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE 2019 A 2023AVALIANDO A QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA COM A ESCALA SERVQUAL2024-12-24T14:52:35+00:00Edson César Napoleão Júnior - Florianópolis, SC (Brasil)jrnapoleao@gmail.comMaria José Baldessar - Florianópolis, SC (Brasil)mbaldessar@gmail.com<p>Este trabalho consiste em uma revisão integrativa que avalia o uso da escala Servqual como um instrumento relevante e atual de análise da qualidade dos serviços na educação no período da pandemia, o qual decorreu a prevalência do ensino remoto emergencial. Para chegar ao propósito, foram analisados 32 trabalhos selecionados nos últimos cinco anos (2019-2023), evidenciando o uso crescente deste instrumento na área educacional. Identificou-se sua aplicação em diferentes contextos educacionais, com foco na avaliação da satisfação dos estudantes, especialmente na educação superior. Foram observadas tendências de pesquisa, como abordagens multinacionais e contribuições para a gestão educacional. Essas descobertas fornecem uma compreensão mais abrangente e contextualizada dos estudos sobre a escala Servqual nos serviços educacionais, realçando sua relevância para aprimorar a qualidade do ensino.</p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/641O CURRÍCULO E A AUSÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A LUZ DA BNCC2024-12-24T14:52:40+00:00Silvana Leal Torre - Salvador, BA (Brasil)lleeaall63@gmail.com<p>A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular requer uma revisão conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Este trabalho discute os fundamentos, a política, as possibilidades e os limites da proposta de formação de educadores para o ensino regular e o especial. Trata-se de um estudo na perspectiva sociocultural, com suporte reflexivo de grupos focais, para formação continuada de professores no contexto escolar. Os objetivos que permeiam essa pesquisa estão voltados para apresentar o currículo e o impacto da ausência da educação inclusiva sob a luz da BNCC. Assim como os específicos buscam: apresentar o Surgimento da BNCC, tendo como foco a formação de 2019; analisar a Formação Continuada de Professores com vistas na BNCC; Mostrar a formação de professores na atualidade. O presente trabalho procurou através de pesquisa bibliográfica, leitura e análise crítica de documentos, artigos e obras de variados autores e estudiosos compreender considerando os contextos sócio, político e histórico, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contempla, ou não a Educação Especial e Inclusiva para o público alvo da Educação Infantil, objetivando com relevante debate contribuir significativamente para que as unidades de ensino infantil possam cumprir a diretriz reformulando seus Currículos garantido o pleno exercício da Educação Especial e Inclusiva, bem como, uma perspectiva didática que seja efetiva para as crianças com deficiência no município de Salvador. Os resultados mostram que que o Brasil já avançou, mas ainda tem um longo caminho a percorrer a fim de que as crianças com deficiência possam ter mais oportunidades de uma inclusão real e no que tange ao preparo dos professores está chegando de forma paulatina, mas já buscam a melhoria constante. Desta forma, conclui-se que os desenvolvimentos nessa área poderão contribuir para garantir ao professor um ambiente prazeroso e condições adequadas de trabalho, minimizando medos, angústias e frustrações.</p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/628IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO DISTRITO FEDERAL (2020-2022)2024-12-24T14:53:54+00:00Ana Paula Silva Machado - Brasília, DF (Brasil)ana_smachado@outlook.comGirlene Ribeiro de Jesus - Brasília, DF (Brasil)girlene@unb.br<p>O presente estudo objetiva analisar a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas-piloto da rede pública do Distrito Federal, a partir de uma abordagem qualitativa. Para tanto, foram realizadas dez entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado com gestores e professores de três escolas-piloto e também com o coordenador-geral de ensino médio, do Ministério da Educação. Os resultados encontrados mostraram que os maiores desafios foram a falta de suporte tecnológico para registros diários, baixa participação dos estudantes e a falta de interação com as famílias, além da desmotivação provocada pelo contexto remoto.</p> <p><strong> </strong></p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/629EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO MÉDIO PÓS BNCC2024-12-24T14:53:01+00:00Edval Estevam de Melo Filho - Fortaleza, CE (Brasil)edvalfilho7@gmail.comWalterlândia Pereira Cruz - Fortaleza, CE (Brasil)walterlandiapereiracruzdelima@gmail.comStela Lopes Soares - Fortaleza, CE (Brasil)stela.soares@uninta.edu.brMabelle Maia Mota - Fortaleza, CE (Brasil)mabellemota@gmail.com<p>As diretrizes curriculares são documentos direcionadores de metodologias de ensino para escolas e professores, sendo um importante subsídio para as tomadas de decisões. A legitimidade da área da Educação Física se tornou vulnerável no Ensino Médio, mediante as últimas alterações a qual foi submetida. Sendo assim, utilizamos livros, artigos e textos como referências bibliográficas para o embasamento e composição deste. Objetiva-se analisar textos científicos os quais contemplam o assunto Currículo e Educação Física no Ensino Médio nos últimos anos, principalmente após a Base Nacional Comum Curricular. Utilizamos neste trabalho, a revisão integrativa como metodologia literária, a partir da plataforma Periódicos CAPES, a qual, utilizamos os descritores Currículo, Ensino Médio e Educação Física como referência em nossa busca avançada dentro da mesma. Encontramos um universo de 89 artigos, dos quais 12 foram os que deram base para a produção deste. Os principais resultados apontam que, após as recentes alterações sofridas no currículo, houve uma certa insegurança por parte dos professores quando a abordagem é a legitimidade da área da Educação Física e que a relação ensino-aprendizagem entre professor e aluno pode estar sendo comprometida pela ação por parte dos docentes, mediante uma possível autonomia forçada e uma suposta disciplina fragilizada. Conclui-se que a motivação de professores e alunos na área da Educação Física no Ensino Médio, assim como a formação continuada desses docentes, que se faz necessária de maneira emergente, tem o currículo como um dos responsáveis por tal feito e, por conseguinte, pela qualidade de ensino.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/635O ENSINO DE QUÍMICA E A BNCC2024-12-24T14:52:49+00:00José Atalvanio da Silva - Maceió, AL (Brasil)atalvanio.silva@uneal.edu.brPedro Henrique Feitosa dos Santos Gomes - Maceió, AL (Brasil)pedro.gomes@alunos.uneal.edu.brPedro Henrique Lira Cavalcante - Maceió, AL (Brasil)pedrocavalcante@alunos.uneal.edu.brKamilla Bruna dos Santos - Maceió, AL (Brasil)kamillasantos@alunos.uneal.edu.br<p>O presente trabalho objetivou saber a opinião de professores e alunos da educação básica, de escolas públicas do agreste alagoano, sobre as aulas de química com a implantação das orientações da BNCC. Trata-se de uma pesquisa mista quanto à abordagem, básica quanto à finalidade, e exploratória quanto ao seu propósito. Quanto aos métodos empregados, classifica-se como pesquisa bibliográfica e de levantamento. A pesquisa teve como amostra 14 escolas estaduais de uma cidade do agreste alagoano que ofertam o Novo Ensino Médio (NEM). A coleta de dados foi feita a partir de dois questionários online sendo um socializado com professores da disciplina de química, e o outro com alunos do primeiro ano do ensino médio. Verificou-se que 31% dos professores não puderam realizar ajustes no currículo para o ensino de química (EQ), 46% concordaram que os novos livros didáticos (NLDs) são ruins; 54% disseram que ainda não tiveram formação sobre como trabalhar os conteúdos de química seguindo as orientações da BNCC. Observou-se que 48,7% dos alunos não acham o NEM mais interessante que o “antigo” ensino médio (AEM), 46% acham péssimo ter uma aula de química por semana, 46% relatam que os assuntos de química, biologia e física ficam mais difíceis de compreender com as três disciplinas juntas, e 43,4% afirmam que a escola não está preparada para receber os alunos manhã e tarde no ambiente escolar.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/636APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS AO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA2024-12-24T14:52:47+00:00Maiza Levy Nogueira - Manaus, AM (Brasil)maisalevi13@gmail.com Jean Michel dos Santos Menezes - Manaus, AM (Brasil)jeanmichelsm@ufam.edu.br<p>Os experimentos investigativos desempenham um papel fundamental na educação, oferecendo aos alunos uma alternativa prática e envolvente para aprender conceitos científicos e explorar diversos campos do conhecimento. Esses experimentos possibilitam aos estudantes não apenas apreender conceitos, mas também desenvolver habilidades importantes como pensamento crítico e resolução de problemas. Ao realizarem experimentos investigativos, os alunos têm a oportunidade de formular hipóteses, planejar procedimentos, coletar e analisar dados, tirar conclusões e comunicar seus resultados. Diante disso, este projeto teve por objetivo analisar a contribuição das atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de aprendizagens de alunos do 3º ano do Ensino Médio em aulas de Química, trabalhando o conteúdo Ácidos e Bases. Assim, por meio de uma sequência didática com aulas teóricas e práticas, os alunos participantes da pesquisa realizaram atividades experimentais orientadas por Fichas de atividades. Foi aplicado também, no início das atividades, um questionário que visava identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conceitos abordados. Foi perceptível o grande interesse dos alunos ao se envolverem nas atividades experimentais investigativas utilizadas. Ao concluir a atividade experimental, percebeu-se que poucos alunos ainda demonstravam não compreender totalmente os conceitos sobre ácidos e bases, o que não significa que não sabem do que se trata, mas apenas não adquiriram conhecimento suficiente para construir uma base conceitual consistentemente coerente para defender seu ponto de vista. Sendo assim, a pesquisa mostrou-se sobremodo oportuna e desafiadora, pois possibilitou aos alunos ultrapassar as barreiras do senso comum.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/631O USO DE TDIC POR PROFESSORES DA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA 2024-12-24T14:52:56+00:00Danielle Cristina Martins - Ponta Grossa, PR (Brasil)danielle.valle@hotmail.comJosé Fabiano Costa Justus - Ponta Grossa, PR (Brasil)jfcjustus@uepg.br<p>Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), no ano de 2021, na cidade de Ponta Grossa a fim de analisar o desenvolvimento do ensino remoto emergencial para os alunos público-alvo da Educação Especial, no período da pandemia. O objetivo geral desta pesquisa tratou de analisar as questões referentes ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelas professoras das SRM e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram as professoras das escolas municipais que atuaram em SRM durante a pandemia com o desenvolvimento do ensino remoto emergencial. Os dados obtidos foram coletados por meio de um questionário eletrônico e constou de vinte e cinco (25) questões, sendo que destas, treze (13) eram questões abertas. As respostas obtidas foram analisadas e organizadas em categorias considerando as fases orientadas pela Análise de Conteúdo. As principais dificuldades identificadas referem-se à falta de conhecimento na área de tecnologias e a falta de habilidades para sua utilização. Sendo assim, é relevante serem ofertados, periodicamente, processos de formação continuada voltados ao uso das tecnologias e propiciar momentos de reflexão que possam colaborar com uma maior compreensão por parte do professor em relação ao seu papel na escola. </p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/656A COLABORAÇÃO ENTRE A TRÍADE PROFESSORES DA CLASSE REGULAR, DA SALA DE RECURSOS E DE APOIO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO2024-12-24T14:52:13+00:00Flávia Pereira Oliveira - Caçu, GO (Brasil)flaviapo1982@gmail.comEveline Borges Vilela-Ribeiro - Jataí, GO (Brasil)eveline_vilela@ufj.edu.br<p>O presente estudo teve como objetivo compreender o trabalho desenvolvido pelo professor da sala de aula comum, professor da sala de recurso e o profissional de apoio no processo de escolarização dos estudantes com deficiência e como é o processo de colaboração entre os três profissionais em um município do interior goiano a partir da análise dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os dados apontam para um entendimento que os professores e profissionais de apoio não têm compreensão do papel de cada um para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão escolar. Os resultados não apontam articulação entre a tríade fazendo com que o aprendizado seja fragmentado com foco no estudante com deficiência e não na construção de políticas, práticas e culturas inclusivas na escola.</p>2024-07-03T03:39:29+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/642ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA2024-12-24T14:56:18+00:00Jaqueline Braulino Neves Gouveia Guerreiro - Rio de Janeiro, RJ (Brasil)jaquelineves@yahoo.com.brMabiane Rodrigues Oliveira da Silva - Rio de Janeiro, RJ (Brasil)mabisuper74@gmail.comMariza Sueli de Oliveira Sodré - Rio de Janeiro, RJ (Brasil)msodre@unicarioca.edu.brSheila Ferreira da Silva Arantes - Rio de Janeiro, RJ (Brasil)sheila@csaber.com.br<p>Discutir inclusão escolar implica reconhecer a necessidade de acesso universal à educação, respeitando as diversidades físicas, intelectuais, sexuais e religiosas dos estudantes. Este estudo, por meio de revisão bibliográfica, examina como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recurso Multifuncionais (SRM), junto às legislações vigentes, pode fomentar atividades pedagógicas inclusivas, especialmente com o apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em casos específicos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual, Visual e Auditiva. O artigo reflete sobre os marcos normativos na evolução da Educação Inclusiva, utilizando uma revisão integrativa em bases de dados de pesquisa. A pesquisa ressalta o papel das TDIC no desenvolvimento cognitivo dos estudantes com deficiência, promovendo a inclusão no ambiente educacional e destacando a importância de professores especializado e em constante atualização.</p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/650MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2024-12-24T14:52:25+00:00Suellen dos Santos Cruz - Macapá, AP (Brasil)suellensscruz@gmail.comVanilza da Silva Sampaio - Macapá, AP (Brasil)nilzaespecial2@gmail.comKarilane Maria Silvino Rodrigues - Macapá, AP (Brasil)karilane.rodrigues@unifap.brRonaldo Manassés Rodrigues Campos - Macapá, AP (Brasil)avalom25@hotmail.com<p>O professor tem papel fundamental no processo de mediação pedagógica e tecnológica, visando criar estratégias eficientes para inserir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na rotina de sala de aula. É perceptível que boa parte dos alunos vivem duas realidades diferentes: extraescolar que ocorre fora do ambiente escolar, utilizando a tecnologia para aprender algo novo, e a intraescolar que ocorre dentro da escola, em que o aluno não pode ter acesso ao celular e à internet. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar a literatura concernente ao assunto e refletir sobre a mediação pedagógica e as TDICs no contexto da Educação Inclusiva. Para isso, houve uma revisão de literatura na base de dados da Capes dos estudos dos últimos cinco anos (2019-2023). Como resultados, foram selecionados seis estudos que respondiam ao objetivo de pesquisa e foi feita discussão entre eles. Espera-se que o professor seja estimulado a refletir sobre a importância da mediação pedagógica no desenvolvimento das TDICs na Educação Inclusiva.</p>2024-07-03T00:06:40+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/630GAMIFICAÇÃO E SOCIOBIODIVERSIDADE2024-12-24T14:52:58+00:00Francisco Matheus da Silva - Redenção, CE (Brasil)francisco.matheus@aluno.unilab.edu.brAna Lúcia Nobre da Silveira - Fortaleza, CE (Brasil)alns_prof@yahoo.com.brCristiano da Silva Batista - Redenção, CE (Brasil)cristianobatista@aluno.unilab.edu.brMarcia Graciele Vasconcelos Cunha Frota - Fortaleza, CE (Brasil)marcia.cunha@aluno.uece.brElcimar Simão Martins - Redenção, CE (Brasil)elcimar@unilab.edu.br<p>O uso irracional dos recursos naturais, em nome do desenvolvimento humano, tem levado a uma iminente deterioração do meio ambiente, o que torna os problemas ambientais cada vez mais proeminentes. Uma das formas de alertar sobre questões socioambientais vem sendo o engajamento da comunidade escolar em debates sobre as questões ambientais, por meio da educação, em específico a Educação Ambiental (EA). Esta, quando aplicada no âmbito escolar, além de ser um processo educacional pautado nas questões ambientais, contribui também na visualização de problemas socioeconômicos, políticos, culturais e históricos, por meio da sua interação com o meio ambiente. Com isso, por meio de discussões provenientes do uso do jogo “para um mundo sustentável”, o trabalho, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes de uma turma de ensino fundamental – anos finais. Para tanto, foi feito o levantamento dos problemas ambientais presentes no contexto escolar e suas possíveis soluções. A turma apresentou bom dimensionamento das problemáticas mais comuns, relacionadas à deterioração ambiental e aos problemas de sustentabilidade. Observa-se também que há uma preocupação geral em torno da efetivação das ideias e soluções concebidas, evidenciando o compromisso da turma com seu processo de ensino e aprendizagem e com o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/633CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES PARA AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 2024-12-24T14:52:52+00:00Carla Maria Leidemer Bruxel - Ijuí, RS (Brasil)carla.bruxel@sou.unijui.edu.brVidica Bianchi - Ijuí, RS (Brasil)vidica.bianchi@unijui.edu.br<p>Este artigo objetiva refletir sobre as contribuições de Magda Soares para as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e o levantamento de dados foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A organização dos dados segue os pressupostos da análise textual discursiva (Moraes; Galiazzi, 2022). O <em>corpus </em>da pesquisa é constituído por 12 trabalhos, e foram organizados em categorias: a) Alfabetização e letramento; e b) Formação de professores. Evidenciou-se que a alfabetização na perspectiva do letramento, envolve experiências práticas com diversos gêneros textuais que circulam socialmente. Cabe ao professor fazer a intermediação desse processo para que os alunos participar efetivamente da cultura letrada. A formação de professores contribui com ações pedagógicas que favorecem a inserção social do aluno no mundo letrado e escrito.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/647EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO2024-12-24T14:52:29+00:00Hugo Simões Junqueira - Lavras, MG (Brasil)hugo.junqueira1@estudante.ufla.brBruno Adriano Rodrigues da Silva - Rio de Janeiro, RJ (Brasil)bruno.a.silva@unirio.brFábio Pinto Gonçalves dos Reis - Lavras, MG (Brasil)fabioreis@ufla.brKleber Tüxen Carneiro - Lavras, MG (Brasil)kleber.azevedo@ufla.br<p>O artigo retrata um estudo no qual se cotejou as compreensões (discente e docente) relativas ao abandono e/ou evasão das aulas de Educação Física. A iniciativa (epistêmica) facultou compreender, cujo fenômeno apresenta uma natureza complexa e não se circunscreve, necessariamente, ao componente curricular examinado na pesquisa, embora encontre particularidades (históricas e gnosiológicas) devido aos processos constitutivos da referida disciplina e os diferentes ideais a ela atrelados. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sob uma abordagem narrativa. O estudo foi desenvolvido em uma instituição escolar situada na região sul-mineira. Enquanto procedimento para a coleta das fontes orais empregou-se entrevistas semiestruturadas e a triangulação na qualidade de método para análise dos dados. Contou com a participação de 32 cursantes do ensino médio e um professor atuante na aludida etapa de ensino. Em linhas gerias, o estudo revelou um processo identitário com a instituição pesquisa, tanto por parte do docente quanto dos(as) aprendizes, ou seja, ambos guardam apreço pela instituição, em que pese revelarem maneiras distintas de enxergá-la e fornecerem indícios preocupantes quanto à finalidade do ensino médio. No que concerne à concepção da disciplina, ambos os segmentos entrevistados expõem impressões difusas, pulverizadas e/ou messiânicas relativas aos objetivos da Educação Física, decerto fragilizando-a enquanto componente curricular, o que por sua vez, incide na qualidade (ou ausência) do trabalho pedagógico realizado, consectário, no afugentamento ou evasão das aulas. </p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/648MULHERES NA FÍSICA2024-12-24T14:52:27+00:00Antônia Luana Alves Ferreira - Sobral, CE (Brasil)antonia.luana.alves07@aluno.ifce.edu.brMaria Aparecida Alves da Costa - Sobral, CE (Brasil)maria.alves@ifce.edu.br<p>A presente pesquisa objetivou compreender as perspectivas e experiências de discentes mulheres do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação do Ceará, do Campus Sobral, uma vez que, historicamente o curso mencionado possui como protagonistas o gênero masculino, seja como docentes, seja como discentes. Como procedimento metodológico, a pesquisa é caracterizada a partir da abordagem qualitativa na qual fizemos uso de um questionário realizado com alunas do sétimo e oitavo períodos do curso de licenciatura em Física do IFCE do campus Sobral. Os resultados apontam que as mulheres ainda são minoria no curso de Física, seja como professoras, seja como alunas e isso acontece pelo fato de termos um pequeno percentual de ingressas assim como egressas do curso. A partir da narrativa das estudantes podemos perceber que enfrentam várias dificuldades, desde o ingresso, a permanência bem como a conclusão dele. Essas dificuldades podem ser resumidas em falta de apoio por parte dos seus pares, falta de representação feminina bem como a falta de tempo para se dedicarem integralmente ao curso.</p>2024-06-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/651TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS2024-12-24T14:52:23+00:00Sebastião Monteiro Oliveira - Boa vista, RR (Brasil)sabaufrr2018@gmail.comRoseany Carvalho de Assunção - Boa Vista, RR (Brasil)roseany86@gmail.comRaquel Batista de Oliveira Campos - Boa Vista, RR (Brasil)raquelboceduc@gmail.comRebeca Costa Ferreira - Boa Vista, RR (Brasil)rebecapachecco@hotmail.com<p>Este estudo investiga as tendências pedagógicas histórico-críticas, com foco nas contribuições teóricas de Dermeval Saviani e José Carlos Libâneo, e sua influência nas práticas pedagógicas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil. Os objetivos principais foram: analisar o conhecimento e a compreensão dos professores sobre a tendência pedagógica histórico-crítica; investigar se os professores se identificam com alguma tendência pedagógica específica em sua atuação na Educação Infantil/Anos Iniciais; e classificar a prática docente dos professores à luz das tendências pedagógicas elencadas por Dermeval Saviani. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores e as percepções e práticas docentes foram analisadas qualitativamente. Os resultados revelaram uma compreensão alinhada com as tendências pedagógicas histórico-críticas (progressistas), destacando a importância da contextualização do ensino, da promoção da reflexão crítica e da valorização da participação dos alunos. Esses resultados sugerem que uma prática docente baseada em tendências pedagógicas histórico-críticas pode promover uma educação mais significativa e emancipatória nos anos iniciais da Educação Básica. No entanto, são necessários esforços adicionais para superar desafios como a permanência de práticas tradicionais e a falta de recursos. Concluímos que implementar práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva crítica, especialmente no contexto da Educação Básica, é essencial para promover a formação de indivíduos conscientes e engajados. Essas práticas capacitam os alunos desde a infância a se tornarem participantes ativos na sociedade, prontos para agir como agentes de transformação social.</p>2024-07-03T01:07:15+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/634ÍNDICES DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO ASSOCIADOS AO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO2024-12-24T14:52:50+00:00João Arthur Rodrigues Gonçalves - Teresina, PI (Brasil) joaorg100@hotmail.comLuís Felipe Lopes de Oliveira - Teresina, PI (Brasil)lflo.felipelopes@gmail.comAndreia Cristina da Silva Benevides - Fortaleza, CE (Brasil)andreasbenevides@terra.com.brYúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses - Fortaleza, CE (Brasil)yulapires@ccs.uespi.br<p>Comportamento sedentário em estudantes pode potencializar aspectos negativos como depressão, ansiedade e estresse. O objetivo deste estudo foi associar o nível de atividade física aos índices de ansiedade e depressão de escolares do ensino médio. Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo e de corte transversal envolvendo uma amostra de 70 alunos do ensino médio de duas escolas privadas em Teresina-Pi. Os escolares respoderam a um questionário sociodemográfico e posteriomente, responderam ao questionário International Physical Activity Questionnaire – IPAQ, versão curta para estimar o nível de atividade física; e para verificar os dados dos índices de ansiedade e depressão utilizou-se a escala HAD - <em>Hospital Anxiety and Depression Scale</em>. Como resultado, 47,14% dos discentes eram do sexo masculino e 52,85% feminino. A média por idade prevalente foi de ≤16 anos. Percebeu-se que p-valores referentes a sexo, idade, ano escolar, os escolares pendem para os índices de ansiedade (p<0,05). Infere-se, portanto, que os estudantes avaliados, mesmo com a prática regular de atividades físicas apresentaram índices significativos de ansiedade. a relação ansiedade, depressão e atividade física não seguiu um padrão inversamente proporcional ao comportamento dos alunos.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/639AFETO, COGNIÇÃO E INTERESSE 2024-12-24T14:52:42+00:00Edvanderson Ramalho dos Santos - Araquari, SC (Brasil)edvanderson.santos@ifc.edu.brAdriano Charles Ferreira - Irati, PR (Brasil)adrianogeopg@gmail.comGilmar de Carvalho Cruz - Irati, PR (Brasil)gilmailcruz@gmail.com<p>Este ensaio examina a contribuição da Epistemologia Genética de Piaget na abordagem do desinteresse escolar, destacando suas implicações pedagógicas. Na primeira seção, analisa-se a indissociabilidade entre afeto e cognição, enfatizando a importância de considerar os aspectos emocionais no contexto educacional. A segunda seção explora os conceitos de interesse e dos dois sistemas afetivos na perspectiva da Epistemologia Genética, onde o interesse é o ponto de convergência entre esses sistemas, regulando forças internas e orientando a escolha de objetos correspondentes às necessidades do sujeito. A terceira seção discute as implicações pedagógicas da teoria piagetiana, ressaltando a importância de considerar a atividade interna dos estudantes, uma vez que as necessidades e os interesses atuam como componentes energéticos para a atividade intelectual, capacitando-os para uma abertura a diferentes formas de conhecimento. Na quarta seção, contextualizamos os princípios teóricos discutidos no ensaio com três exemplos concretos identificados na literatura, tais como a Sequência de Ensino por Investigação, estratégias criativas de crianças em contextos desafiadores e o Simulado Interdisciplinar das Nações Unidas. Concluímos que, ao apresentar desafios que geram lacunas e necessidades nos alunos, os professores podem envolvê-los afetivamente, ressaltando a importância e a função social do conhecimento a ser (re)construído pelos estudantes.</p>2024-06-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/658SUCESSO NA AÇÃO – O IMPACTO DA AFETIVIDADE E LUDICIDADE NO CONHECIMENTO2024-12-24T14:52:11+00:00Maria José dos Santos Junqueira - Salvador, BA (Brasil)mariasjunqueira@gmail.comSuelene Lacerda de Oliveira - Salvador, BA (Brasil)lacerdasuy@gmail.com<h2>Ao se referir à inteligência ou à capacidade cognitiva das pessoas, quase sempre se está mencionando sua capacidade de assimilação diante do vários objetos que podem ser alvo da busca por conhecimento. O objetivo desse artigo visa apresentar a afetividade e ludicidade na educação infantil. A metodologia adotada é bibliográfica, onde buscou-se artigos dispostos nas bases eletrônicas confiáveis como Scielo, Google Acadêmico e Revistas (Pubmed, Lilacs…) que contemplassem a temática de que trata sobre a relevância da afetividade tendo com a motivação um aliado para a construção da aprendizagem. Como resultado tem-se que a afetividade e ludicidade impactam diretamente na aquisição do conhecimento. Conclui-se que a afetividade é usada com uma importância mais abrangente, referindo-se às vivências do homem, bem como pelas formas consideradas de maior complexidade e, ao mesmo tempo, essenciais para o homem, pois se vive em um período em que o tempo passa cada vez mais rápido e o ensino-aprendizagem representa um ponto de esperança, de equilíbrio, na busca por uma qualidade de vida melhor juntamente com a realização profissional e pessoal.</h2>2024-07-03T03:54:10+00:00Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444