Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino <p>A revista<strong>&nbsp;Educação &amp; Ensino</strong>, ISSN 2594-4444, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), foi criada no ano de 2017 e tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa e para o ensino com foco na formação de professores. Aborda a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que contribuem para a articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. A revista também se propõe veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares.</p> <p>A revista&nbsp;<strong>Educação &amp; Ensino</strong>&nbsp;tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. O periódico é avaliado pela Capes com <strong>Qualis B1</strong> nas áreas de Educação e Interdisciplinar.</p> pt-BR <p>Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.</p> educacao.ensino@uniateneu.edu.br (Janote Pires Marques) jahannes.rodrigues@professor.uniateneu.edu.br (Francisco Jahannes) qua, 13 mar 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 APRESENTAÇÃO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/564 <p>A revista <strong>Educação &amp; Ensino</strong>, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa nos campos do ensino e da educação. A revista avaliada pela Capes com Qualis B1 nas áreas de Educação e Interdisciplinar, e constitui espaço para abordar a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que colaborem na articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. O periódico também se propõe a promover a interdisciplinaridade e a veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes em espaços escolares e não escolares.</p> Prof. Dr. Janote Pires Marques - Fortaleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/564 qua, 13 mar 2024 15:52:20 +0000 A REFORMA LOURENÇO FILHO E A TENAZ RESISTÊNCIA DE JUAZEIRO DO NORTE AO CADASTRO ESCOLAR https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/565 <p>O artigo aborda o centenário da Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, conhecida como Reforma Lourenço Filho, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, seguindo as diretrizes de Luca (2020) para a história da educação. O objetivo do estudo é promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero. O desenvolvimento do estudo ocorreu em duas etapas interligadas. Na primeira etapa, realizou-se uma leitura analítica da obra "Juazeiro do Padre Cícero" (2002), de Lourenço Filho, com especial atenção a um comentário no prefácio feito pelo historiador Carlos Monarcha. Destacou-se a decisão do Padre Cícero em não fornecer informações escolares do município de Juazeiro do Norte. A leitura foi cruzada com outras fontes para enriquecer o debate com perspectivas contextualizadas do embate ideológico da época. O estudo reconhece a importância de contribuir para uma ampliação do entendimento dessa questão no cenário histórico da educação cearense. Destaca-se a relevância do papel desempenhado por Lourenço Filho na Reforma do Ensino Primário Cearense de 1924, considerando sua abordagem racionalista e científica, que pode ter suscitado resistências, como a do Padre Cícero. Além disso, a pesquisa busca oferecer olhares valiosos para a compreensão mais profunda desse momento crucial na história educacional do Ceará. O estudo visa promover uma reflexão crítica sobre o conflito entre as diretrizes da reforma e a resistência do Padre Cícero, contribuindo assim para uma compreensão mais abrangente desse período na história educacional cearense.</p> Francisco Ari de Andrade - Fortaleza, CE (Brasil), Erinelda da Costa Paixão - Fortaleza, CE (Brasil), Karytia Nayara Gonçalves da Silveira - Fortaleza, CE (Brasil), Fernanda Rodrigues de Sousa - Fortaleza, CE (Brasil), Mariana Luz Quevedo - Fortaleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/565 qua, 13 mar 2024 00:00:00 +0000 MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI, REFLEXÕES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A CONSTITUIÇÃO DA IPD https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/566 <p>Este trabalho objetiva compreender a constituição da identidade docente no Estágio Supervisionado&nbsp;nos anos finais do ensino fundamental no curso de Licenciatura em Matemática, com foco na escrita de si, apresentar as análises realizadas dos Relatórios de Estágios Supervisionados, abordar as concepções e objetivos do Estágio Supervisionado, destacando a relação entre o "eu profissional" e o "eu individual" no magistério, além disso discute&nbsp; a partir de sua escrita, os desafios e possibilidades da educação matemática, considerando as memórias da escola, família, profissão, iniciação docente e as contribuições que as mesmas agregaram para constituição da Identidade Profissional Docente (IPD) embasados por fundamentações teóricas de autores como Tardif (2012), Santos &amp; Ferro (2023), Vygotsky (2005) Morais (2010) Pimenta &amp; Lima (2004) entre outros. O Estágio Supervisionado foi uma oportunidade significativa para a licencianda, que pôde refletir sua futura prática docente e seu papel como educadora matemática.</p> Francisca Karla Klissia Alves de Souza - Fortaleza, CE (Brasil), Maria de Lourdes da Silva Neta - Fortaleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/566 qua, 13 mar 2024 00:00:00 +0000 TRAJETÓRIA ACADÊMICA E OS CAMINHOS PERCORRIDOS https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/626 <p>O artigo objetiva trazer à baila os saberes e fazeres da professora Bernadete Monte e a possível relevância dessa caminhada para a história da Educação e Administrativa do município de Piracuruca-PI. É uma proposta transdisciplinar oriunda da pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, na qual a própria autora pretendeu documentar as experiências de sua formação escolar e acadêmica, bem como as suas práticas profissionais tendo como técnica a narrativa da sua história de vida, onde o pano de fundo é a Educação. A autora iniciou sua formação escolar em escola pública onde cursou o Ensino Fundamental I e II, os quais lhe deram subsídios para aprovação em concurso público municipal como professora na modalidade multisseriado, lhe possibilitando ministrar na Educação Básica. Cursou o Logos II, e o 4º ano adicional para o magistério, os quais lhe deram bagagem para docência pela Secretaria Estadual de Educação. Em formação acadêmica continuada alcançou novas trajetórias pela Graduação em Normal Superior e Direito, Especialização e Mestrado, o qual contribuiu de forma significativa para a produção acadêmica em áreas como Educação, Direito e Ensino, com publicações em revistas qualificadas. A pesquisa mostrou que a docente se constituiu como uma importante referência para a sociedade piracuruquense, contribuindo com a formação educacional e administrativa, não apenas no ofício de ensinar, mas também na administração pública como gestora administrativa do Hospital Estadual Dr. José de Brito Magalhães.</p> Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte - Piracuruca, PI (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/626 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/632 <p>O presente artigo consiste em relato de experiência focado na área de ensino de História. A disciplina que serviu de base para o presente relato de experiências é denominada Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, com carga horária de 60 horas, ministrada ao sexto período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó. Admitimos o Relato de Experiência como meio de divulgação científica, em especial na área das ciências humanas. O material selecionado para análise consiste nas aulas e avaliações realizadas no decurso da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, em curso superior de graduação em Pedagogia. Os discentes deveriam elaborar planos de ensino sobre temas relacionados com o ensino de História. Cada plano deveria versar sobre tema atinente à área de História, com escopo definido em termos de abrangência, do nacional para o local: o primeiro plano deveria tratar de tema de História do Brasil, o segundo deveria focalizar a História do Maranhão e, por fim, o terceiro deveria realçar temas ligados à História do lugar, no caso, a cidade de Codó e região.</p> Samuel Correa Duarte - Codó, MA (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/632 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 DISPUTAS EM TORNO DA GESTÃO E DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIAS https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/627 <p>As universidades têm se perpetuado no mundo como instituições para formação de pessoas nos diversos campos do saber. As tensões quanto sua autonomia é destaque desde os primórdios de sua concepção até os dias atuais. Proponho-me, neste artigo, a investigar alguns momentos esparsos na história das universidades em terras brasileiras, onde tanto a gestão quanto a autonomia universitária estiveram em disputa. As informações são coletadas junto à legislação federal, as pesquisas bibliográficas e as manifestações presidenciais sobre essas entidades. Foi possível compreender que tanto nos governos eleitos pelo voto popular, quanto nos períodos de ditadura militar no país, as universidades foram utilizadas como instrumentos para atendimento aos interesses dos governantes, sem levar em conta seus propósitos e fins que as instituições possuem, os espaços que ocupam, as pessoas que lá trabalham e/ou trabalharam, suas estruturas e outros mais. O intento foi em determinados momentos para atendimento ao mercado, a economia, as elites, ou mesmo para servir de “exemplo” de como o governo trata aqueles que questionam seus métodos.</p> Fábio Ferreira da Silva - Porto Velho, RO (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/627 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 GESTÃO PRIVADA DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/654 <p>As reformas educacionais no Brasil, a partir de 1990, vem ocorrendo sob o ideário neoliberal, que, influenciadas por organismos internacionais que financiam e apoiam o setor público, mas também abrem espaço para que institutos, fundações e organizações não governamentais assumam o papel Este artigo é parte da dissertação de mestrado que tem como título “A relação público privada na educação: o projeto de compra de vaga para a educação infantil no município de Maringá”, apresentada pela autora ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá, em 2023do Estado na elaboração ou execução das políticas sociais. E tem por objetivo analisar a trajetória do projeto das escolas cooperativas implantadas no município de Maringá – PR e seus desdobramentos ao longo dos anos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que utilizou como fontes livros, artigos, legislação e outras fontes referentes ao tema do estudo. Os resultados demostram que a escola cooperativa foi um instrumento utilizado pelo governo municipal da época, para descentralizar a gestão da educação e assim minimizar sua atuação frente a garantia desse direitos. No entanto, esse método de atuação contínua sendo utilizado, em diferentes facetas, proporcionando um fácil acesso do setor privado na gestão e condução das políticas educacionais.</p> Adriana Regina Pereira de Abreu - Maringá, PR (Brasil), Telma Adriana Pacífico Martineli - Maringá, PR (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/654 qua, 03 jul 2024 03:21:57 +0000 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ADMINISTRADOR https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/643 <p>Este artigo analisou como a implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na formação acadêmica em Administração contribui para preparar estudantes, proporcionando habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo empresarial. O objetivo central foi explorar as influências da PBL na formação do administrador, enfocando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. A metodologia adotada é predominantemente bibliográfica, baseada em uma revisão crítica de estudos, artigos científicos e obras especializadas. A busca por fontes foi realizada em bases de dados acadêmicas, periódicos científicos e livros, utilizando palavras-chave pertinentes ao tema. A análise reflexiva e crítica da literatura permitiu identificar as contribuições da PBL na formação em Administração, fundamentando os argumentos apresentados no artigo. O referencial teórico explora a definição da PBL e sua influência na formação acadêmica do administrador, destacando como essa abordagem contribui para o desenvolvimento de habilidades analíticas, de trabalho em equipe e comunicação eficaz, bem como a aplicação prática do conhecimento teórico. Os resultados e análise dos dados evidenciam o impacto positivo da PBL, mostrando um aprimoramento significativo nas habilidades dos estudantes. Conclui-se que a implementação da PBL na formação em Administração não apenas enriquece o conhecimento teórico, mas também prepara os futuros profissionais para enfrentar os desafios dinâmicos do ambiente empresarial, promovendo uma formação mais alinhada às demandas do mercado.</p> Allysson Barbosa Fernandes - Fortaleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/643 seg, 24 jun 2024 00:00:00 +0000 DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SÉCULO XXI https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/645 <p>A era pós-moderna evidenciou diversas mudanças em todos os âmbitos sociais, interferindo inclusive, no sistema de educação básica, trazendo inovações e novas discussões. Dentro desse cenário, o coordenador pedagógico atua como um agente articulador, elaborando estratégias, auxiliando professores e contribuindo para o processo de aprendizagem. Por essa razão, o atual estudo traz uma reflexão a respeito dos desafios e perspectivas da coordenação pedagógica dentro da educação básica no século XXI. Através do estudo da literatura atual foi evidenciado que dentre os obstáculos do exercício da profissão, está a confusão sobre as funções corretas do coordenador, dificuldade em formar equipes ativas e adaptação a novos contextos sociais e tecnológicos. Contudo, a formação continuada pode auxiliar na superação desses entraves, e assim, garantir o sucesso no processo de ensino aprendizagem.</p> Francisca Jorzana da Silva Marques - Sobral, CE (Brasil), Júlio César Sousa Prado - Fortaleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/645 seg, 24 jun 2024 00:00:00 +0000 CASO DE ENSINO SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/655 <p>O caso de ensino é um tipo de estudo que toma como ponto de partida uma vivência docente, que ao ser narrada e devidamente interpretada, corrobora o melhor entendimento da tarefa educativa, sendo um potente recurso para formar professores, seja no âmbito da formação inicial, seja na formação ao longo da prática. Assim, este manuscrito tem como objetivo problematizar a formação política incitada junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), uma universidade pública estadual cujo principal foco é a formação de professores. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo caso de ensino, que tem como objeto uma ação formativa realizada em outubro de 2023, a qual visou desenvolver o senso crítico dos estudantes para com a importância da organização estudantil na busca por melhores condições de ensino-aprendizagem ao longo das suas trajetórias acadêmicas. Nota-se que as juventudes da atualidade são pouco engajadas e pouco dispostas a integrar a luta organizada, apesar de existirem variadas pautas que, para serem concretizadas, necessitam ser conquistadas pela classe estudantil. Por isso, conclui-se que a formação política precisa ser um compromisso permanente da educação universitária, prioritariamente quando se trata da formação de professores, pois tal classe é agente de transformação da realidade.</p> Francisca Genifer Andrade de Sousa - Iguatu, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/655 qua, 03 jul 2024 03:27:12 +0000 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MARCO ZERO – SOB O OLHAR DOS DISCENTES https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/646 <p>A Política de Assistência Estudantil apresenta-se como uma proposta de equalizar o acesso e permanência ao nível superior de ensino, de modo que as condições econômicas e sociais não sejam fatores impeditivos para o ingresso e a permanência na universidade. Dessa forma, este artigo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes beneficiários dos programas de assistência estudantil desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – <em>campus</em> Marco Zero em relação a sua contribuição para a permanência dos estudantes na universidade. &nbsp;A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva e abordagem qualitativa.&nbsp; Quanto aos procedimentos de coleta de dados caracteriza-se como pesquisa documental e estudo de caso. Para a interpretação dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). &nbsp;Foram investigados 50 alunos da UNIFAP, que são participantes de Programas de Auxílio Estudantil. Os dados analisados mostraram que a maioria (76%) dos alunos que participaram da pesquisa são moradores de Macapá, sede da UNIFAP, tendo um quantitativo de Santana (20%) e Porto Grande (4%).&nbsp; 80% dos alunos relataram dificuldades que poderiam ser impedimento para a permanência no curso, nas dificuldades citadas estão: financeira, transporte, psicológica, acessibilidade e saúde. Os Programas de Auxílio Estudantil são reconhecidos pelos pesquisados como muito importante (60%) e importante (40%), concluindo-se que há intrínseca relação entre os programas de assistência estudantil e a permanência dos alunos nos seus cursos, uma vez que, pela condição de vulnerabilidade social dos mesmos, tais programas assumem grande relevância aos estudantes, embora que ainda seja necessária a realização de melhorias.&nbsp; &nbsp;&nbsp;</p> José Carlos Pereira de Almeida - Macapá, AP (Brasil), Sueli Maria de Araújo Cavalcante - Fortaleza, CE (Brasil), Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo - Itapipoca, CE (Brasil), Conceição de Maria Pinheiro Barros - Fortaleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/646 seg, 24 jun 2024 00:00:00 +0000 O COMPORTAMENTO DE PIBIDIANOS NO ESPAÇO ESCOLAR https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/637 <p>O presente artigo tem como objetivo investigar qual a conduta apresentada pelos bolsistas do PIBID e a conduta que os seus respectivos professores supervisores esperam que os bolsistas e estagiários tenham no espaço escolar. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com seis professores da Educação Básica que supervisionam 48 bolsistas no PIBID. A partir dos dados coletados, é possível afirmar que os bolsistas do PIBID, em sua grande maioria, apresentam um comportamento adequado e ético enquanto sujeitos em formação para atuação docente, mesmo que alguns possam não compreender em certa medida a real dimensão do trabalho docente. Os resultados indicaram que para que um futuro professor apresente um comportamento e conduta condizentes com o espaço escolar é necessário que eles tenham um comprometimento com a escola, sejam pontuais e respeitem os horários da escola, se envolvam com a comunidade escolar, respeitem os funcionários da escola, zelem pelo espaço físico escolar, estabeleçam diálogos com os professores supervisores e estejam abertos à novas aprendizagens. Considera-se necessária a elaboração de um documento normativo que oriente os futuros professores – bolsistas ou estagiários – sobre seus comportamentos éticos no espaço escolar, que os ajude a compreender a dimensão de suas ações neste ambiente.</p> Jonatas dos Reis Brinate - Juiz de Fora, Mg (Brasil), Luiz Felipe Silva Leite - Juiz de Fora, MG (Brasil), Patrícia Assis da Silva Ribeiro - Juiz de Fora, MG (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/637 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/653 <p>Este estudo pretende analisar os fatores que influenciam a evasão discente no curso de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa concentra-se no período entre 2015 e 2023, no qual a taxa de evasão alcançou alarmantes 87,5%. Os resultados indicam a necessidade de implementação de ações institucionais que promovam a permanência estudantil, tais como a flexibilização de horários, o suporte financeiro, o acompanhamento pedagógico individualizado e a oferta de disciplinas com maior aplicação prática, aproximando a teoria da realidade e fomentando o interesse dos alunos pela área. Ademais, o estudo reflete sobre a atuação profissional do bacharel em matemática, expandindo as perspectivas para além da construção de material didático e da pesquisa científica. Nesse sentido, destacam-se as possibilidades de atuação em áreas da inovação tecnológica, como as exploradas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em seu curso de Bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.</p> Thiago Santos - Ouro Preto, MG (Brasil), Luiz Gustavo de Oliveira Carneiro - Ouro Preto, MG (Brasil), Gustavo de Souza - Ouro Preto, MG (Brasil), Ana Clara de Carvalho - Ouro Preto, MG (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/653 qua, 03 jul 2024 01:52:40 +0000 AVALIANDO A QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA COM A ESCALA SERVQUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE 2019 A 2023AVALIANDO A QUALIDADE DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA COM A ESCALA SERVQUAL https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/644 <p>Este trabalho consiste em uma revisão integrativa que avalia o uso da escala Servqual como um instrumento relevante e atual de análise da qualidade dos serviços na educação no período da pandemia, o qual decorreu a prevalência do ensino remoto emergencial. Para chegar ao propósito, foram analisados 32 trabalhos selecionados nos últimos cinco anos (2019-2023), evidenciando o uso crescente deste instrumento na área educacional. Identificou-se sua aplicação em diferentes contextos educacionais, com foco na avaliação da satisfação dos estudantes, especialmente na educação superior. Foram observadas tendências de pesquisa, como abordagens multinacionais e contribuições para a gestão educacional. Essas descobertas fornecem uma compreensão mais abrangente e contextualizada dos estudos sobre a escala Servqual nos serviços educacionais, realçando sua relevância para aprimorar a qualidade do ensino.</p> Edson César Napoleão Júnior - Florianópolis, SC (Brasil), Maria José Baldessar - Florianópolis, SC (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/644 seg, 24 jun 2024 00:00:00 +0000 O CURRÍCULO E A AUSÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A LUZ DA BNCC https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/641 <p>A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular requer uma revisão conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Este trabalho discute os fundamentos, a política, as possibilidades e os limites da proposta de formação de educadores para o ensino regular e o especial. Trata-se de um estudo na perspectiva sociocultural, com suporte reflexivo de grupos focais, para formação continuada de professores no contexto escolar. Os objetivos que permeiam essa pesquisa estão voltados para apresentar o currículo e o impacto da ausência da educação inclusiva sob a luz da BNCC. Assim como os específicos buscam: apresentar o Surgimento da BNCC, tendo como foco a formação de 2019; analisar a Formação Continuada de Professores com vistas na BNCC; Mostrar a formação de professores na atualidade. O presente trabalho procurou através de pesquisa bibliográfica, leitura e análise crítica de documentos, artigos e obras de variados autores e estudiosos compreender considerando os contextos sócio, político e histórico,&nbsp; como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contempla, ou não a Educação Especial e Inclusiva para o público alvo da Educação Infantil, objetivando com relevante debate contribuir significativamente para que as unidades de ensino infantil possam cumprir a diretriz reformulando seus Currículos garantido o pleno exercício da Educação Especial e Inclusiva, bem como, uma perspectiva didática que seja efetiva para as crianças com deficiência no município de Salvador. Os resultados mostram que que o Brasil já avançou, mas ainda tem um longo caminho a percorrer a fim de que as crianças com deficiência possam ter mais oportunidades de uma inclusão real e no que tange ao preparo dos professores está chegando de forma paulatina, mas já buscam a melhoria constante. Desta forma, conclui-se que os desenvolvimentos nessa área poderão contribuir para garantir ao professor um ambiente prazeroso e condições adequadas de trabalho, minimizando medos, angústias e frustrações.</p> Silvana Leal Torre - Salvador, BA (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/641 seg, 24 jun 2024 00:00:00 +0000 IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO DISTRITO FEDERAL (2020-2022) https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/628 <p>O presente estudo objetiva analisar a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas-piloto da rede pública do Distrito Federal, a partir de uma abordagem qualitativa. Para tanto, foram realizadas dez entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado com gestores e professores de três escolas-piloto e também com o coordenador-geral de ensino médio, do Ministério da Educação. Os resultados encontrados mostraram que os maiores desafios foram a falta de suporte tecnológico para registros diários, baixa participação dos estudantes e a falta de interação com as famílias, além da desmotivação provocada pelo contexto remoto.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Ana Paula Silva Machado - Brasília, DF (Brasil), Girlene Ribeiro de Jesus - Brasília, DF (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/628 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO MÉDIO PÓS BNCC https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/629 <p>As diretrizes curriculares são documentos direcionadores de metodologias de ensino para escolas e professores, sendo um importante subsídio para as tomadas de decisões. A legitimidade da área da Educação Física se tornou vulnerável no Ensino Médio, mediante as últimas alterações a qual foi submetida. Sendo assim, utilizamos livros, artigos e textos como referências bibliográficas para o embasamento e composição deste. Objetiva-se analisar textos científicos os quais contemplam o assunto Currículo e Educação Física no Ensino Médio nos últimos anos, principalmente após a Base Nacional Comum Curricular. Utilizamos neste trabalho, a revisão integrativa como metodologia literária, a partir da plataforma Periódicos CAPES, a qual, utilizamos os descritores Currículo, Ensino Médio e Educação Física como referência em nossa busca avançada dentro da mesma. Encontramos um universo de 89 artigos, dos quais 12 foram os que deram base para a produção deste. Os principais resultados apontam que, após as recentes alterações sofridas no currículo, houve uma certa insegurança por parte dos professores quando a abordagem é a legitimidade da área da Educação Física e que a relação ensino-aprendizagem entre professor e aluno pode estar sendo comprometida pela ação por parte dos docentes, mediante uma possível autonomia forçada e uma suposta disciplina fragilizada. Conclui-se que a motivação de professores e alunos na área da Educação Física no Ensino Médio, assim como a formação continuada desses docentes, que se faz necessária de maneira emergente, tem o currículo como um dos responsáveis por tal feito e, por conseguinte, pela qualidade de ensino.</p> Edval Estevam de Melo Filho - Fortaleza, CE (Brasil), Walterlândia Pereira Cruz - Fortaleza, CE (Brasil), Stela Lopes Soares - Fortaleza, CE (Brasil), Mabelle Maia Mota - Fortaleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/629 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 O ENSINO DE QUÍMICA E A BNCC https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/635 <p>O presente trabalho objetivou saber a opinião de professores e alunos da educação básica, de escolas públicas do agreste alagoano, sobre as aulas de química com a implantação das orientações da BNCC. Trata-se de uma pesquisa mista quanto à abordagem, básica quanto à finalidade, e exploratória quanto ao seu propósito. Quanto aos métodos empregados, classifica-se como pesquisa bibliográfica e de levantamento. A pesquisa teve como amostra 14 escolas estaduais de uma cidade do agreste alagoano que ofertam o Novo Ensino Médio (NEM). A coleta de dados foi feita a partir de dois questionários online sendo um socializado com professores da disciplina de química, e o outro com alunos do primeiro ano do ensino médio. Verificou-se que 31% dos professores não puderam realizar ajustes no currículo para o ensino de química (EQ), 46% concordaram que os novos livros didáticos (NLDs) são ruins; 54% disseram que ainda não tiveram formação sobre como trabalhar os conteúdos de química seguindo as orientações da BNCC. Observou-se que 48,7% dos alunos não acham o NEM mais interessante que o “antigo” ensino médio (AEM), 46% acham péssimo ter uma aula de química por semana, 46% relatam que os assuntos de química, biologia e física ficam mais difíceis de compreender com as três disciplinas juntas, e 43,4% afirmam que a escola não está preparada para receber os alunos manhã e tarde no ambiente escolar.</p> José Atalvanio da Silva - Maceió, AL (Brasil), Pedro Henrique Feitosa dos Santos Gomes - Maceió, AL (Brasil), Pedro Henrique Lira Cavalcante - Maceió, AL (Brasil), Kamilla Bruna dos Santos - Maceió, AL (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/635 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS AO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/636 <p>Os experimentos investigativos desempenham um papel fundamental na educação, oferecendo aos alunos uma alternativa prática e envolvente para aprender conceitos científicos e explorar diversos campos do conhecimento. Esses experimentos possibilitam aos estudantes não apenas apreender conceitos, mas também desenvolver habilidades importantes como pensamento crítico e resolução de problemas. Ao realizarem experimentos investigativos, os alunos têm a oportunidade de formular hipóteses, planejar procedimentos, coletar e analisar dados, tirar conclusões e comunicar seus resultados. Diante disso, este projeto teve por objetivo analisar a contribuição das atividades experimentais investigativas no desenvolvimento de aprendizagens de alunos do 3º ano do Ensino Médio em aulas de Química, trabalhando o conteúdo Ácidos e Bases. Assim, por meio de uma sequência didática com aulas teóricas e práticas, os alunos participantes da pesquisa realizaram atividades experimentais orientadas por Fichas de atividades. Foi aplicado também, no início das atividades, um questionário que visava identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conceitos abordados. Foi perceptível o grande interesse dos alunos ao se envolverem nas atividades experimentais investigativas utilizadas. Ao concluir a atividade experimental, percebeu-se que poucos alunos ainda demonstravam não compreender totalmente os conceitos sobre ácidos e bases, o que não significa que não sabem do que se trata, mas apenas não adquiriram conhecimento suficiente para construir uma base conceitual consistentemente coerente para defender seu ponto de vista. Sendo assim, a pesquisa mostrou-se sobremodo oportuna e desafiadora, pois possibilitou aos alunos ultrapassar as barreiras do senso comum.</p> Maiza Levy Nogueira - Manaus, AM (Brasil), Jean Michel dos Santos Menezes - Manaus, AM (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/636 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 O USO DE TDIC POR PROFESSORES DA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/631 <p>Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), no ano de 2021, na cidade de Ponta Grossa a fim de analisar o desenvolvimento do ensino remoto emergencial para os alunos público-alvo da Educação Especial, no período da pandemia. O objetivo geral desta pesquisa tratou de analisar as questões referentes ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelas professoras das SRM e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram as professoras das escolas municipais que atuaram em SRM durante a pandemia com o desenvolvimento do ensino remoto emergencial. Os dados obtidos foram coletados por meio de um questionário eletrônico e constou de vinte e cinco (25) questões, sendo que destas, treze (13) eram questões abertas. As respostas obtidas foram analisadas e organizadas em categorias considerando as fases orientadas pela Análise de Conteúdo. As principais dificuldades identificadas referem-se à falta de conhecimento na área de tecnologias e a falta de habilidades para sua utilização. Sendo assim, é relevante serem ofertados, periodicamente, processos de formação continuada voltados ao uso das tecnologias e propiciar momentos de reflexão que possam colaborar com uma maior compreensão por parte do professor em relação ao seu papel na escola.&nbsp;</p> Danielle Cristina Martins - Ponta Grossa, PR (Brasil), José Fabiano Costa Justus - Ponta Grossa, PR (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/631 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 A COLABORAÇÃO ENTRE A TRÍADE PROFESSORES DA CLASSE REGULAR, DA SALA DE RECURSOS E DE APOIO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/656 <p>O presente estudo teve como objetivo compreender o trabalho desenvolvido pelo professor da sala de aula comum, professor da sala de recurso e o profissional de apoio no processo de escolarização dos estudantes com deficiência e como é o processo de colaboração entre os três profissionais em um município do interior goiano a partir da análise dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os dados apontam para um entendimento que os professores e profissionais de apoio não têm compreensão do papel de cada um para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na perspectiva da inclusão escolar. Os resultados não apontam articulação entre a tríade fazendo com que o aprendizado seja fragmentado com foco no estudante com deficiência e não na construção de políticas, práticas e culturas inclusivas na escola.</p> Flávia Pereira Oliveira - Caçu, GO (Brasil), Eveline Borges Vilela-Ribeiro - Jataí, GO (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/656 qua, 03 jul 2024 03:39:29 +0000 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/642 <p>Discutir inclusão escolar implica reconhecer a necessidade de acesso universal à educação, respeitando as diversidades físicas, intelectuais, sexuais e religiosas dos estudantes. Este estudo, por meio de revisão bibliográfica, examina como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recurso Multifuncionais (SRM), junto às legislações vigentes, pode fomentar atividades pedagógicas inclusivas, especialmente com o apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em casos específicos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual, Visual e Auditiva. O artigo reflete sobre os marcos normativos na evolução da Educação Inclusiva, utilizando uma revisão integrativa em bases de dados de pesquisa. A pesquisa ressalta o papel das TDIC no desenvolvimento cognitivo dos estudantes com deficiência, promovendo a inclusão no ambiente educacional e destacando a importância de professores especializado e em constante atualização.</p> Jaqueline Braulino Neves Gouveia Guerreiro, Mabiane Rodrigues Oliveira da Silva, Mariza Sueli de Oliveira Sodré, Sheila Ferreira da Silva Arantes Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/642 seg, 24 jun 2024 00:00:00 +0000 MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/650 <p>O professor tem papel fundamental no processo de mediação pedagógica e tecnológica, visando criar estratégias eficientes para inserir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na rotina de sala de aula. É perceptível que boa parte dos alunos vivem duas realidades diferentes: extraescolar que ocorre fora do ambiente escolar, utilizando a tecnologia para aprender algo novo, e a intraescolar que ocorre dentro da escola, em que o aluno não pode ter acesso ao celular e à internet. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar a literatura concernente ao assunto e refletir sobre a mediação pedagógica e as TDICs no contexto da Educação Inclusiva. Para isso, houve uma revisão de literatura na base de dados da Capes dos estudos dos últimos cinco anos (2019-2023). Como resultados, foram selecionados seis estudos que respondiam ao objetivo de pesquisa e foi feita discussão entre eles. Espera-se que o professor seja estimulado a refletir sobre a importância da mediação pedagógica no desenvolvimento das TDICs na Educação Inclusiva.</p> Suellen dos Santos Cruz - Macapá, AP (Brasil), Vanilza da Silva Sampaio - Macapá, AP (Brasil), Karilane Maria Silvino Rodrigues - Macapá, AP (Brasil), Ronaldo Manassés Rodrigues Campos - Macapá, AP (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/650 qua, 03 jul 2024 00:06:40 +0000 GAMIFICAÇÃO E SOCIOBIODIVERSIDADE https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/630 <p>O uso irracional dos recursos naturais, em nome do desenvolvimento humano, tem levado a uma iminente deterioração do meio ambiente, o que torna os problemas ambientais cada vez mais proeminentes. Uma das formas de alertar sobre questões socioambientais vem sendo o engajamento da comunidade escolar em debates sobre as questões ambientais, por meio da educação, em específico a Educação Ambiental (EA). Esta, quando aplicada no âmbito escolar, além de ser um processo educacional pautado nas questões ambientais, contribui também na visualização de problemas socioeconômicos, políticos, culturais e históricos, por meio da sua interação com o meio ambiente. Com isso, por meio de discussões provenientes do uso do jogo “para um mundo sustentável”, o trabalho, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes de uma turma de ensino fundamental – anos finais. Para tanto, foi feito o levantamento dos problemas ambientais presentes no contexto escolar e suas possíveis soluções. A turma apresentou bom dimensionamento das problemáticas mais comuns, relacionadas à deterioração ambiental e aos problemas de sustentabilidade. Observa-se também que há uma preocupação geral em torno da efetivação das ideias e soluções concebidas, evidenciando o compromisso da turma com seu processo de ensino e aprendizagem e com o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica.</p> Francisco Matheus da Silva - Redenção, CE (Brasil), Ana Lúcia Nobre da Silveira - Fortaleza, CE (Brasil), Cristiano da Silva Batista - Redenção, CE (Brasil), Marcia Graciele Vasconcelos Cunha Frota - Fortaleza, CE (Brasil), Elcimar Simão Martins - Redenção, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/630 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES PARA AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/633 <p>Este artigo objetiva refletir sobre as contribuições de Magda Soares para as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e o levantamento de dados foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A organização dos dados segue os pressupostos da análise textual discursiva (Moraes; Galiazzi, 2022). O <em>corpus </em>da pesquisa é constituído por 12 trabalhos, e foram organizados em categorias: a) Alfabetização e letramento; e b) Formação de professores. Evidenciou-se que a alfabetização na perspectiva do letramento, envolve experiências práticas com diversos gêneros textuais que circulam socialmente. Cabe ao professor fazer a intermediação desse processo para que os alunos participar efetivamente da cultura letrada. A formação de professores contribui com ações pedagógicas que favorecem a inserção social do aluno no mundo letrado e escrito.</p> Carla Maria Leidemer Bruxel - Ijuí, RS (Brasil), Vidica Bianchi - Ijuí, RS (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/633 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/647 <p>O artigo retrata um estudo no qual se cotejou as compreensões (discente e docente) relativas ao abandono e/ou evasão das aulas de Educação Física. A iniciativa (epistêmica) facultou compreender, cujo fenômeno apresenta uma natureza complexa e não se circunscreve, necessariamente, ao componente curricular examinado na pesquisa, embora encontre particularidades (históricas e gnosiológicas) devido aos processos constitutivos da referida disciplina e os diferentes ideais a ela atrelados. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sob uma abordagem narrativa. O estudo foi desenvolvido em uma instituição escolar situada na região sul-mineira. Enquanto procedimento para a coleta das fontes orais empregou-se entrevistas semiestruturadas e a triangulação na qualidade de método para análise dos dados. Contou com a participação de 32 cursantes do ensino médio e um professor atuante na aludida etapa de ensino. Em linhas gerias, o estudo revelou um processo identitário com a instituição pesquisa, tanto por parte do docente quanto dos(as) aprendizes, ou seja, ambos guardam apreço pela instituição, em que pese revelarem maneiras distintas de enxergá-la e fornecerem indícios preocupantes quanto à finalidade do ensino médio. No que concerne à concepção da disciplina, ambos os segmentos entrevistados expõem impressões difusas, pulverizadas e/ou messiânicas relativas aos objetivos da Educação Física, decerto fragilizando-a enquanto componente curricular, o que por sua vez, incide na qualidade (ou ausência) do trabalho pedagógico realizado, consectário, no afugentamento ou evasão das aulas.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; &nbsp;</p> Hugo Simões Junqueira - Lavras, MG (Brasil), Bruno Adriano Rodrigues da Silva - Rio de Janeiro, RJ (Brasil), Fábio Pinto Gonçalves dos Reis - Lavras, MG (Brasil), Kleber Tüxen Carneiro - Lavras, MG (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/647 seg, 24 jun 2024 00:00:00 +0000 MULHERES NA FÍSICA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/648 <p>A presente pesquisa objetivou compreender as perspectivas e experiências de discentes mulheres do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação do Ceará, do Campus Sobral, uma vez que, historicamente o curso mencionado possui como protagonistas o gênero masculino, seja como docentes, seja como discentes. Como procedimento metodológico, a pesquisa é caracterizada a partir da abordagem qualitativa na qual fizemos uso de um questionário realizado com alunas do sétimo e oitavo períodos do curso de licenciatura em Física do IFCE do campus Sobral. Os resultados apontam que as mulheres ainda são minoria no curso de Física, seja como professoras, seja como alunas e isso acontece pelo fato de termos um pequeno percentual de ingressas assim como egressas do curso. A partir da narrativa das estudantes podemos perceber que enfrentam várias dificuldades, desde o ingresso, a permanência bem como a conclusão dele. Essas dificuldades podem ser resumidas em falta de apoio por parte dos seus pares, falta de representação feminina bem como a falta de tempo para se dedicarem integralmente ao curso.</p> Antônia Luana Alves Ferreira - Sobral, CE (Brasil), Maria Aparecida Alves da Costa - Sobral, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/648 seg, 24 jun 2024 00:00:00 +0000 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/651 <p>Este estudo investiga as tendências pedagógicas histórico-críticas, com foco nas contribuições teóricas de Dermeval Saviani e José Carlos Libâneo, e sua influência nas práticas pedagógicas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil.&nbsp; Os objetivos principais foram:&nbsp; analisar o conhecimento e a compreensão dos professores sobre a tendência pedagógica histórico-crítica; investigar se os professores se identificam com alguma tendência pedagógica específica em sua atuação na Educação Infantil/Anos Iniciais; e classificar a prática docente dos professores à luz das tendências pedagógicas elencadas por Dermeval Saviani. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores e as percepções e práticas docentes foram analisadas qualitativamente. Os resultados revelaram uma compreensão alinhada com as tendências pedagógicas histórico-críticas (progressistas), destacando a importância da contextualização do ensino, da promoção da reflexão crítica e da valorização da participação dos alunos. Esses resultados sugerem que uma prática docente baseada em tendências pedagógicas histórico-críticas pode promover uma educação mais significativa e emancipatória nos anos iniciais da Educação Básica. No entanto, são necessários esforços adicionais para superar desafios como a permanência de práticas tradicionais e a falta de recursos. Concluímos que implementar práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva crítica, especialmente no contexto da Educação Básica, é essencial para promover a formação de indivíduos conscientes e engajados. Essas práticas capacitam os alunos desde a infância a se tornarem participantes ativos na sociedade, prontos para agir como agentes de transformação social.</p> Sebastião Monteiro Oliveira - Boa vista, RR (Brasil), Roseany Carvalho de Assunção - Boa Vista, RR (Brasil), Raquel Batista de Oliveira Campos - Boa Vista, RR (Brasil), Rebeca Costa Ferreira - Boa Vista, RR (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/651 qua, 03 jul 2024 01:07:15 +0000 ÍNDICES DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO ASSOCIADOS AO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/634 <p>Comportamento sedentário em estudantes pode potencializar aspectos negativos como depressão, ansiedade e estresse. O objetivo deste estudo foi associar o nível de atividade física aos índices de ansiedade e depressão de escolares do ensino médio. Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo e de corte transversal envolvendo uma amostra de 70 alunos do ensino médio de duas escolas privadas em Teresina-Pi. Os escolares respoderam a um questionário sociodemográfico e posteriomente, responderam ao questionário International Physical Activity Questionnaire – IPAQ, versão curta para estimar o nível de atividade física; e para verificar os dados dos índices de ansiedade e depressão utilizou-se a escala HAD - <em>Hospital Anxiety and Depression Scale</em>. Como resultado, 47,14% dos discentes eram do sexo masculino e 52,85% feminino. A média por idade prevalente foi de ≤16 anos. Percebeu-se que p-valores referentes a sexo, idade, ano escolar, os escolares pendem para os índices de ansiedade (p&lt;0,05). Infere-se, portanto, que os estudantes avaliados, mesmo com a prática regular de atividades físicas apresentaram índices significativos de ansiedade. a relação ansiedade, depressão e atividade física não seguiu um padrão inversamente proporcional ao comportamento dos alunos.</p> João Arthur Rodrigues Gonçalves, Luís Felipe Lopes de Oliveira, Andreia Cristina da Silva Benevides, Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/634 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 AFETO, COGNIÇÃO E INTERESSE https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/639 <p>Este ensaio examina a contribuição da Epistemologia Genética de Piaget na abordagem do desinteresse escolar, destacando suas implicações pedagógicas. Na primeira seção, analisa-se a indissociabilidade entre afeto e cognição, enfatizando a importância de considerar os aspectos emocionais no contexto educacional. A segunda seção explora os conceitos de interesse e dos dois sistemas afetivos na perspectiva da Epistemologia Genética, onde o interesse é o ponto de convergência entre esses sistemas, regulando forças internas e orientando a escolha de objetos correspondentes às necessidades do sujeito. A terceira seção discute as implicações pedagógicas da teoria piagetiana, ressaltando a importância de considerar a atividade interna dos estudantes, uma vez que as necessidades e os interesses atuam como componentes energéticos para a atividade intelectual, capacitando-os para uma abertura a diferentes formas de conhecimento. Na quarta seção, contextualizamos os princípios teóricos discutidos no ensaio com três exemplos concretos identificados na literatura, tais como a Sequência de Ensino por Investigação, estratégias criativas de crianças em contextos desafiadores e o Simulado Interdisciplinar das Nações Unidas. Concluímos que, ao apresentar desafios que geram lacunas e necessidades nos alunos, os professores podem envolvê-los afetivamente, ressaltando a importância e a função social do conhecimento a ser (re)construído pelos estudantes.</p> Edvanderson Ramalho dos Santos - Araquari, SC (Brasil), Adriano Charles Ferreira - Irati, PR (Brasil), Gilmar de Carvalho Cruz - Irati, PR (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/639 qua, 19 jun 2024 00:00:00 +0000 SUCESSO NA AÇÃO – O IMPACTO DA AFETIVIDADE E LUDICIDADE NO CONHECIMENTO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/658 <h2>Ao se referir à inteligência ou à capacidade cognitiva das pessoas, quase sempre se está mencionando sua capacidade de assimilação diante do vários objetos que podem ser alvo da busca por conhecimento. O objetivo desse artigo visa apresentar a afetividade e ludicidade na educação infantil. A metodologia adotada é bibliográfica, onde buscou-se artigos dispostos nas bases eletrônicas confiáveis como Scielo, Google Acadêmico e Revistas (Pubmed, Lilacs…) que contemplassem a temática de que trata sobre a relevância da afetividade tendo com a motivação um aliado para a construção da aprendizagem. Como resultado tem-se que a afetividade e ludicidade impactam diretamente na aquisição do conhecimento. Conclui-se que a afetividade é usada com uma importância mais abrangente, referindo-se às vivências do homem, bem como pelas formas consideradas de maior complexidade e, ao mesmo tempo, essenciais para o homem, pois se vive em um período em que o tempo passa cada vez mais rápido e o ensino-aprendizagem representa um ponto de esperança, de equilíbrio, na busca por uma qualidade de vida melhor juntamente com a realização profissional e pessoal.</h2> Maria José dos Santos Junqueira - Salvador, BA (Brasil), Suelene Lacerda de Oliveira - Salvador, BA (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/658 qua, 03 jul 2024 03:54:10 +0000 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/729 <p>Este artigo tem a finalidade de apresentar a importância do treinamento e desenvolvimento (T&amp;D) como ferramenta educacional para a qualidade no serviço de atendimento ao cliente, com o intuito das organizações fidelizarem seus clientes e manterem-se competitivas no mercado. Dito isso, é necessário que as empresas invistam em ferramentas e programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários ligados à área de atendimento. A metodologia empregada no presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, tendo como base o Google Acadêmico, Lilac e Scielo. No resultado vê-se que as estratégias de treinamento e desenvolvimento, quando bem definidas, trazem benefícios para os clientes, funcionários e à empresa. Com isso, conclui-se, que o T&amp;D, além de melhorar a qualidade do atendimento, também é capaz de aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes.</p> Antônio Cleyton Saboia Ferreira - Fortaleza, CE (Brasil), Francisco Roberto Vieira de Souza - Fortaleza, CE (Brasil), Italo da Silva Torres - Fortaleza, CE (Brasil), Márcia Alves Monteiro - Fortaleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/729 ter, 31 dez 2024 01:21:48 +0000 ANÁLISE DO CANSAÇO FÍSICO E MENTAL ENTRE OS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/730 <p>Sabe-se que os cansaços físicos e mentais influenciam de forma significativa o desempenho acadêmico, além de impactar a qualidade de vida e as demais relações dos estudantes, como trabalho e lazer, desencadeando possíveis doenças e condições, como estresse e ansiedade. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de cansaço físico e mental dos acadêmicos de Administração em uma instituição de ensino superior no município de Dourados/MS. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário contendo 24 perguntas. A amostra foi não probabilística, por conveniência, e totalizou 41 participantes. As análises foram realizadas por meio de medidas descritivas, além da construção de gráficos de coluna e tabelas de frequência. A pesquisa constatou um alto nível de cansaço físico (64%) e mental (73%). Este estudo evidenciou a necessidade de ações que promovam o bem-estar e a saúde mental desses estudantes.</p> Júlia Camilly da Silva - Dourados, MS (Brasil), Enayê da Silva Souza - Dourados, MS (Brasil), Liz Fabíola Lopez - Dourados, MS (Brasil), Elias Silva de Medeiros - Dourados, MS (Brasil), Marcos Antonio Alves - Belo Horizonte, MG (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/730 ter, 31 dez 2024 01:52:38 +0000 POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/731 <p>Este artigo focaliza a discussão sobre políticas públicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), problematizando um recorte da produção científica que versa sobre o assunto. A questão de pesquisa foi: como têm sido abordadas as discussões sobre políticas públicas na EJA, no Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) entre os anos de 2015 a 2018, a partir das dissertações disponíveis? Como objetivos delineou-se: analisar a EJA como política pública educacional, evidenciando cenários históricos, legislação e sujeitos; mapear as produções disponíveis no MPEJA, entre os anos de 2015 a 2018, identificando fundamentação teórica, propostas metodológicas, as abordagens nos trabalhos investigados e demais aspectos. O percurso metodológico pautou-se na pesquisa qualitativa, inspirado no Estado de Conhecimento (EC), fundamentando-se em: Arroyo (2017), Paulo Freire (1989). Após a análise, obteve-se como resultado a identificação de 6 (seis) trabalhos que versam sobre políticas públicas para EJA. Constatou-se a identificação de alguns avanços nas políticas públicas para a EJA, com a oferta de ações e/ou programas voltados para a modalidade. No entanto, identificou-se certa fragilidade nessas políticas/programas, pois foram todos temporários e não asseguram a permanência desses sujeitos na escola.</p> Selma Barros Daltro de Castro - Serrinha, BA (Brasil), Rosilene Cruz de Jesus Santos - Serrinha, BA (Brasil), Gildaite Moura de Queiroz - Serrinha, BA (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/731 ter, 31 dez 2024 02:11:10 +0000 OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA AULA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/732 <p>O artigo aborda sobre os objetivos da aula na disciplina de História, tendo sido formulado alguns exemplos de objetivos específicos a partir dos temas da 5ª classe do ensino primário de Angola. A pesquisa tem como objetivo, compreender o processo para elaboração dos objetivos específicos da aula na disciplina de História. A presente pesquisa é do tipo qualitativo. Utilizamos os seguintes métodos: bibliográfico, análise-síntese e aulas práticas. As aulas práticas serviram como base diagnóstico do problema de pesquisa, que é a dificuldade na elaboração dos objetivos específicos por parte dos estudantes das ciências da educação. No universo de população de quarenta estudantes da turma-A do 3º Ano do Instituto Superior Politécnico do Soyo, selecionamos de maneira aleatória para amostra vinte estudantes. Os estudantes selecionados, lecionaram aulas de História aos seus colegas. O objetivo destas aulas era para se desenvolver as habilidades de lecionar por parte dos estudantes e avaliar a maneira como elaboram os objetivos da aula na disciplina de História. &nbsp;As principais regras para elaboração dos objetivos específicos são: verbo ativo, ação principal, nível de desempenho e as condições para o alcance dos mesmos. A aula deve decorrer na base do alcance dos três domínios dos objetivos específicos: cognitivo, psico-motor e afetivo. As perguntas de controlo devem ter ligação com os objetivos específicos da aula. Cada objetivo deve ter uma pergunta de controlo, que comprova se o objetivo foi alcançado ou não.</p> António Pedro Fernandes Maria - Soyo (Angola) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/732 ter, 31 dez 2024 02:55:09 +0000 ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS EM MEIO À PANDEMIA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/733 <p>Com a presença da pandemia de COVID-19 no Brasil, em meio as distintas disciplinas em andamento nas universidades, surgiu a preocupação com os estágios supervisionados das licenciaturas. Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no Estágio das Ciências Biológicas no Ensino Médio, em meio à pandemia, em uma Universidade Federal Brasileira. É um estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. As percepções dos estagiários sobre o Estágio em Rede foram coletadas por meio de um questionário fechado e uma avaliação qualitativa individual. Também se somam aos dados as vivências das professoras e dos alunos na realização das atividades da disciplina. Os resultados estão organizados em: (1) Anseios e Expectativas, (2) Proposição: apresentação da proposta aos alunos, organização dos grupos, apresentação da temática temas transversais, (3) Planejamento Individual: planejamento, defesa, preparação de planos, apresentação de planos individuais aos colegas e professores responsáveis, como simulação real, (4) Planejamento Coletivo: avaliação coletiva, reorganização de planos, (5) Desenvolvimento das Atividades (regência e construção de relatório) e (6) Avaliação Final. Nossas experiências compartilhadas durante a disciplina e a análise dos dados nos permitem afirmar a importância do processo reflexivo e do compartilhamento de experiências na e para a formação inicial e permanente docente.</p> Andréa Inês Goldschmidt - Santa Maria, RS (Brasil), Luciana Richter - Santa Maria, RS (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/733 ter, 31 dez 2024 03:31:12 +0000 UMA PROPOSTA DE SÍNTESE SOBRE OS ASPECTOS LIBERALIZANTES NAS REFORMAS EDUCACIONAIS DO SÉCULO XIX (1827-1890) https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/734 <p>O presente artigo diz respeito à História da Educação e examina a Lei das Escolas de Primeiras Letras, de 15 de out. 1827; o Decreto-lei nº. 1.331-A, de 17. de fev. 1854, conhecido como a Reforma Couto Ferraz; o Decreto-lei nº. 7.247, de 19 de abr. 1879, denominado de Reforma Leôncio de Carvalho e o Decreto-lei nº. 981, de 8 de nov. 1890, nomeado como Reforma Benjamin Constant, considerando as concepções de Educação e Sociedade presentes no Brasil oitocentista. O trabalho sistemático com a legislação educacional do século XIX ocorreu à luz de um contexto social, da descrição das fontes e da proposição de uma tabela que sistematizou as diretrizes nos documentos de políticas públicas educacionais. Concluímos que no contexto social havia uma pluralidade de sujeitos históricos, grupos associativos e instituições favoráveis a uma Política Educacional do Estado no Brasil. As dimensões civilizatórias tinham em conta que a Educação nacional era um instrumento de poder e uma forma de construção de um imaginário liberal.</p> Bruno Adriano Rodrigues da Silva - Rio de Janeiro, RJ (Brasil), Diego Dias Salgado - Rio de Janeiro, RJ (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/734 ter, 31 dez 2024 03:43:22 +0000 DESAFIOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO MATO GROSSO DO SUL https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/735 <p>Este trabalho analisa os dados públicos educacionais da rede municipal de Educação de município localizado no interior de Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do Brasil. O estudo tem como objetivo identificar os problemas e os desafios locais para garantir equidade e qualidade educativa para todos. A metodologia adotada neste estudo envolveu uma revisão bibliográfica abrangente sobre a temática da educação, análise documental, bem como análise de dados secundários de diversas fontes, como IBGE, Qedu, Qedu analítico, Primeira Infância Primeiro, INEP, IDEB, SAEB, Observatório PNE, dentre outros, os quais foram interpretados a partir da interseccionalidade. A questão central desta pesquisa é “Quais são os desafios e melhorias necessárias na qualidade da educação neste município, no Mato Grosso do Sul?”. A análise dos dados permitiu concluir que há alguns obstáculos e possibilitou propor sugestões para o aprimoramento da qualidade educacional no município. Os resultados do estudo são relevantes para nortear políticas públicas e ações que visem a melhoria do sistema educacional do município, buscando promover a equidade educativa.</p> Gildemar da Paixão Trindade - Salvador, BA (Brasil), José Júlio César do Nascimento Araújo - Rio Branco, AC (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/735 ter, 31 dez 2024 04:06:40 +0000 DIÁLOGOS NO ENSINO MÉDIO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL E GÊNERO NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA E SOCIOLOGIA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/736 <p>Este trabalho explora a inclusão de diálogos sobre orientação sexual e gênero nas disciplinas de Biologia e Sociologia no ensino médio, destacando as percepções e práticas dos professores, os desafios enfrentados e as oportunidades para a promoção de uma educação sexual inclusiva. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram analisados estudos recentes que abordam a educação sexual e a inclusão de temas de gênero e orientação sexual, bem como documentos curriculares nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicam que, embora haja uma consciência crescente sobre a importância desses temas, os professores enfrentam barreiras significativas, incluindo a falta de formação específica, resistência cultural e ideológica, e a inconsistência nos materiais didáticos. A pesquisa sugere que a formação continuada dos professores, a criação de recursos didáticos adequados e a reformulação dos documentos curriculares são passos essenciais para promover uma educação sexual inclusiva e eficaz. Este estudo contribui para a construção de um ambiente educacional que valorize e respeite a diversidade, preparando os estudantes para a convivência em uma sociedade plural e democrática.</p> Neto Portela, Lucas Thiago Rodarte Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/736 ter, 31 dez 2024 04:22:52 +0000 INVERTEBRADOS https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/737 <p>sujeito e a ela atribuindo sentidos de acordo com seus conhecimentos, ressaltamos a necessidade de uma formação para os professores que procure atualizar os saberes necessários para o contexto da atuação profissional. Assim, a questão que norteou nossa pesquisa foi: Quais são os indícios de alteração nas manifestações dos professores de Ciências e Biologia a respeito dos Invertebrados (Anelídeos, Moluscos e Crustáceos), após a participação em um curso de formação? Para tanto, interpretamos as respostas de docentes que acompanharam o curso formativo relacionado ao ensino de Zoologia, pautando-nos em referenciais do campo dos saberes docentes formulados por Tardif. Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise Textual Discursiva (ATD) para a organização e a análise dos dados, além da utilização do software <em>Mentimeter</em> que permitiu evidenciar as palavras significantes mais frequentes. Emergiu desse processo uma categoria que denominamos: Curso de Extensão – Módulo II – Saberes Disciplinares e três subcategorias assim nominadas: Conhecimentos prévios; Limitações; Contribuições. Tais compreensões e resultados permitiram evidenciar que a proposta de formação desses professores configurou-se como um estímulo para o próprio desenvolvimento profissional, que proporcionou o estudo do conteúdo e um processo reflexivo relacionado à abordagem teórica planejada, além de uma experiência guiada para a prática investigativa, que colabora com a idealização de um professor-pesquisador.</p> Gisele Carvalho de Siqueira - Londrina, PR (Brasil), Marinez Meneghello Passos - Londrina, PR (Brasil), Hilda Helena Sovierzoski - Maceió, AL (Brasil), Lucken Bueno Lucas - Cornélio Procópio, PR (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/737 ter, 31 dez 2024 13:49:53 +0000 LIVRO DIDÁTICO “ENCONTROS LÍNGUA PORTUGUESA” https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/738 <p>Este artigo analisa as formações imaginárias do livro didático “Encontros Língua Portuguesa”, adotado no 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas tocantinenses. À luz dos operadores analíticos da Análise do Discurso, (condições de produção, formação imaginária e formação discursiva), rastreia-se o funcionamento dessas formações e seus efeitos constitutivos.&nbsp; Para isso, serão extraídos, da unidade 7 do referido manual, três enunciados descritores da tarefa do professor cujos efeitos constituem o referido profissional. Por fim, verifica-se uma vinculação entre as condições de produção, previstas no manual do professor, e as emergências advindas da dinâmica escolar, constatando um deslocamento das relações existentes entre a sala de aula e sua virtualização no material de apoio.</p> Thiago Barbosa Soares - Palmas, TO (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/738 ter, 31 dez 2024 14:05:13 +0000 MOVIMENTO DO PENSAMENTO EM NÍVEL TEÓRICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRANDEZA ÂNGULO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/739 <p>A superação do método tradicional de ensino ocorre por meio do ensino de conceitos científicos em nível teórico. A pesquisa guiou-se pela seguinte pergunta: como promover o movimento do pensamento, em nível teórico, durante o ensino e aprendizagem da grandeza ângulo, por meio de uma proposta de Ensino Desenvolvimental em articulação com a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) no sexto ano do Ensino Fundamental? Um experimento didático foi desenvolvido por meio de duas Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) em articulação com ações de Davídov. As duas primeiras ações foram desenvolvidas por meio de dois jogos objetais sensoriais e contempladas pela quinta e sexta ações de estudo, durante todo o experimento formativo, por meio de análises, intervenções e orientações. Posto isso, pela aprendizagem dos elementos que compõem o sistema conceitual, os participantes desenvolveram componentes condizentes ao pensamento em nível teórico, em razão do movimento de redução do concreto ao abstrato, de modo que desvelaram a gênese do conceito e modelaram a relação essencial por meio de abstrações e generalizações ancoradas pela necessidade de quantificação do movimento de rotação.</p> Tiago Back - Tubarão, SC (Brasil), Josélia Euzébio da Rosa - Tubarão, SC (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/739 ter, 31 dez 2024 14:25:36 +0000 NOTAS DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA SOBRE ESPAÇO E TEMPO EM GRUPOS DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 2 E 3 ANOS https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/740 <p>Este trabalho objetiva contribuir com a ampliação de conhecimentos acerca do papel de duas dimensões da Pedagogia da Infância, o espaço e o tempo, para a efetivação de uma práxis participativas no cotidiano da Educação Infantil. Tem como base teórica perspectivas de Pedagogia da Infância, as quais defendem que essa etapa da educação tem uma intencionalidade educativa conectada com as necessidades e os direitos das crianças, o que abrange os direitos de suas famílias e professores. Resulta de uma pesquisa mais ampla, de natureza qualitativa, do tipo de estudo de caso praxiológico. Tem como base empírica dados da documentação de uma professora pesquisadora de sua práxis, sistematizada em relatórios e livros. Os resultados revelam a colaboração das dimensões pedagógicas espaço e tempo na edificação de uma práxis participativa quando acompanhadas de uma intencionalidade educativa sustentada no diálogo construtivo com os ritmos, necessidades e interesses das crianças. Assim, o estudo conclui que a concretização de uma práxis participativa no cotidiano demanda a composição de um ambiente educativo que considere a criança como capaz de ler o mundo e interpretá-lo, construir saberes e cultura, figurando como um sujeito apto a participar ativamente de sua educação, aprendizagem e desenvolvimento integral.</p> Jorgiana Ricardo Pereira - Fortaleza, CE (Brasil), Rosimeire Costa de Andrade Cruz - Fortaleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/740 ter, 31 dez 2024 14:42:14 +0000 IDENTIDADE COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/741 <p>Esse artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, que teve como objetivo discutir os conceitos que compõem a teoria da identidade, a considerar a identidade, a autoidentidade e a diferença, levando em conta que se trata de um tema com fundamental importância para o entendimento a respeito da nossa constituição, enquanto ser social, cultural e histórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, cujo referencial teórico pautou-se em estudiosos da área, tais como como Stuart Hall, Antony Giddens e Vera Candau.&nbsp; A identidade social forma-se num processo de reconhecimento, que identifica ou diferencia o sujeito, ou seja, não é algo preexistente, mas que passa por situações culturais, sociais e históricas, o que garante, constantemente, a sua construção e reconstrução. Esta discussão faz-se relevante, tendo em vista que é um tema central para que o sujeito compreenda a si mesmo e ao contexto em que se encontra. o estudo possibilitou-nos perceber que a identidade é construída em diferentes contextos, de maneira individual e coletiva, por meio de experiências vividas, que são processadas ao longo da vida.</p> Eliza Alves Landin - Jaraguá, GO (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/741 ter, 31 dez 2024 14:50:53 +0000 O INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS (IPEAFRO) NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/743 <p>O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (IPEAFRO) é um acervo público e gratuito, que tem como missão, valorizar a história, a memória e as culturas negras africanas e afro-brasileira.&nbsp; Neste sentido, objetiva-se refletir sobre a educação antirracista promovida pelo IPEAFRO, dando visibilidade ao acervo do instituto. O objetivo associa-se à pergunta: como o IPEAFRO promove uma educação antirracista? Para tal feito, adota-se uma metodologia histórico-crítica e técnica bibliográfica. Pelas análises do Ipeafro, estima-se uma nova história do negro no ensino brasileiro, em especial, pelo realce da trajetória e do legado do Abdias Nascimento nas lutas contra o racismo ao longo do século XX expresso nos variados documentos do acervo. Por fim, espera-se contribuir para a divulgação do acervo e servir como aliado para o ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras.&nbsp;&nbsp;</p> Heverton Luis Barros Reis - Natal, RN (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/743 ter, 31 dez 2024 15:29:16 +0000 ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/744 <p>Este estudo tem como objetivo compreender como os estudantes com deficiência têm significado suas experiências no curso de Pedagogia de uma universidade pública. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, que adota como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada realizada com duas estudantes, sendo uma com deficiência intelectual e outra com surdez. O estudo evidenciou que a universidade vem se estruturando para melhor atender os estudantes com deficiência, no entanto, ainda apresenta fragilidades em muitos aspectos para que a inclusão se efetive. As narrativas das estudantes denunciam descaso e sofrimento em função de barreiras atitudinais experienciadas desde a educação básica. O ingresso na universidade constitui-se desafio para as participantes, que vêm buscando superá-los. Resta evidente a necessidade de maior investimento em formação docente e em espaços de diálogo com esses estudantes na universidade.</p> Giovana Maria Belém Falcão - Fortaleza, CE (Brasil), Izabely da Costa Silva - Fortaleza, CE (Brasil), Vívian Almada Dutra Salmito - Forteleza, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/744 ter, 31 dez 2024 18:11:24 +0000 O PAPEL DO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO NO CONTEXTO POLITICO DA LEI Nº 10.639/2003 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/745 <p>Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre a participação do Movimento Negro brasileiro (MNb) no processo de construção da Lei Nº 10.639/2003. Nesse sentido, buscamos analisar as ações do MNb que impulsionaram historicamente a luta por uma educação para as relações étnico-raciais no Brasil. Para este estudo, apoiamo-nos na abordagem do Ciclo de Políticas, proposta por Ball e Bowe (1992), especialmente, os Contextos de Influência e de Produção de Texto, para verificar a influência/participação do Movimento Negro brasileiro na construção da Lei que institui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira nas redes de ensino do Brasil. Concluímos que o Contexto da Prática da Lei Nº 10.639/2003 continua necessitando do apoio e potência do Movimento Negro brasileiro, como também de governos mais progressistas para que os currículos e práticas docentes, dos diversos níveis de ensino, possam efetivamente incluir a História e as Culturas Africanas e Afro-brasileiras.</p> Adrielle Soares Cunha - Maragogi, AL (Brasil), Doriele Andrade Duvernoy - Recife, PE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/745 ter, 31 dez 2024 18:38:13 +0000 O POTENCIAL DA METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO ENTRE PARES NA MATEMÁTICA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/746 <p>Este estudo investiga a aplicação da instrução entre pares no ensino de matemática em turmas com diferentes idades. Conduzido em uma escola estadual em Florianópolis, Santa Catarina, pós-pandemia, com alunos do ensino médio e fundamental, utilizou-se uma abordagem qualitativa e exploratória por observação. A metodologia ativa foi implementada como instrumento pedagógico, colocando o estudante como protagonista do seu próprio conhecimento. O objetivo foi fortalecer o conhecimento das operações matemáticas, promovendo interação entre alunos de diferentes faixas etárias. Os resultados evidenciaram melhorias na interação entre os alunos, com qualidade nas discussões e troca de conhecimento, além de reforçar o conteúdo por meio de acertos. A integração da teoria sociointeracionista de Vygotsky aumentou o engajamento e participação dos alunos, refletindo em melhorias acadêmicas e em um ambiente colaborativo.</p> Graziela Martins Jordão - Blumenau, SC (Brasil), Arleide Rosa da Silva - Blumenau, SC (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/746 ter, 31 dez 2024 19:05:36 +0000 PANDEMIA E EDUCAÇÃO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/747 <p>A Covid-19 mudou a forma de se viver no mundo. Por meses, a imprensa deu destaque para a catástrofe sanitária, que também afetou a educação. Mas como essas histórias foram contadas pela imprensa? Este trabalho tem o objetivo de analisar as notícias veiculadas nos seis meses iniciais da pandemia no Jornal O Povo que enfocaram as consequências do coronavírus para a <em>educação básica cearense.</em> É importante destacar que esse artigo traz escritos de uma tese que está em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). A metodologia utilizada foi a Análise Crítica da Narrativa. Com a análise, que também tem um caráter documental, chegou-se à construção de novos sentidos para a informação veiculada.&nbsp;</p> Celina Maria Linhares Paiva - Fortaleza CE (Brasil), Gisafran Nazareno Mota Jucá - Fortaleza CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/747 ter, 31 dez 2024 19:29:20 +0000 UM RЕLАTO DЕ ЕXPЕRIÊNCIА SOBRЕ А FORMАÇÃO CONTINUАDА DЕ PROFЕSSORЕS DА ЕDUCАÇÃO BÁSICА https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/749 <p>Еstе аrtigo аprеsеntа rеsultаdos аdquiridos por mеio do Еstágio Supеrvisionаdo dа Univеrsidаdе Еstаduаl dе Pеrnаmbuco – UPЕ (Cаmpus Pеtrolinа) no curso dе pеdаgogiа no аno dе (2023), tеndo como foco principаl, а formаção continuаdа dе profеssorеs dе umа Еscolа dе Еnsino Fundаmеntаl dа Rеdе Públicа Municipаl do Еstаdo dе Pеrnаmbuco. Еstа pеsquisа tеvе como objеtivo аprеsеntаr propostаs dе formаção, bеm como rеflеtir sobrе а importânciа dа formаção continuаdа е аs práticаs diáriаs dos profеssorеs dа Еducаção Básicа. А mеtodologiа еstá bаsеаdа nа pеsquisа quаlitаtivа, com аbordаgеm nа pеsquisа-аção, fundаmеntаdа еm Chizzotti (2010). Аprеsеntа, аindа, possibilidаdеs dе como trаbаlhаr os contеúdos curriculаrеs por mеio dе jogos, trаtаdos nеstе trаbаlho, como jogos еducаtivos por sе trаtаrеm dе rеlаçõеs com еssеs contеúdos, fаcilitаndo o procеsso еnsino-аprеndizаgеm. Os rеsultаdos tеm mostrаdo а importânciа dа formаção continuаdа dos profеssorеs dа Rеdе Públicа, proporcionаndo umа visão mаis íntimа dа rеаlidаdе еducаcionаl, bеm como do procеsso еnsino-аprеndizаgеm.</p> Maria Oneide Lino da Silva - Teresina, PI (Brasil), Mаurício Pеrеirа Barros - Aracaju, SE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/749 ter, 31 dez 2024 20:19:32 +0000 APRENDIZADO PELAS MEMÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM BARRAS/PI https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/750 <p>Este artigo, resultante de pesquisas em nível de mestrado, investigou as contribuições, advindas de diferentes narrativas e memórias para educação ambiental, a partir do Rio Marataoan, aos discentes do Centro Estadual de Educação Profissional Rural Professora Maria de Jesus Carvalho Rocha – Barras/PI. O objeto de estudo foi a educação ambiental a partir do Rio Marataoan, sob um viés descritivo e exploratório. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo, utilizando uma abordagem predominantemente qualitativa, acompanhada do método fenomenológico. O resultado desta pesquisa foi um Produto Educacional, na forma de um documentário, cujo conteúdo é pautado nas diferentes memórias das pessoas idosas acerca dos usos e relações sociais urbanas construídas junto do Rio Marataoan, em diferentes épocas, na cidade de Barras/PI. As narrativas memorialísticas coletadas se revelaram como mecanismo importante para se ensinar, aprender e refletir sobre questões ambientais, apontando diferenças sociais do passado em contraponto o presente.</p> Juscelino Gomes Lima - Teresina, PI (Brasil), Maura de Carvalho Ibiapina - Teresina PI (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/750 ter, 31 dez 2024 20:33:35 +0000 CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/751 <p>O artigo aborda os desafios contemporâneos enfrentados pelos professores da Educação Básica, destacando a formação continuada como um processo essencial para o aprimoramento da prática docente. O estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da formação continuada no processo de ensino e aprendizagem, analisando contribuições de autores como Paulo Freire, Nóvoa e Tardif. Metodologicamente, adota-se uma pesquisa bibliográfica para analisar a produção acadêmica existente sobre o tema. Conclui-se que, apesar dos avanços nas políticas de formação dos docentes, há lacunas entre a formação inicial e as demandas da prática educativa contemporânea, o que reforça a necessidade de programas de formação continuada que dialoguem com as realidades escolares e sociais.</p> Francisco Jardilson Barroso Ferreira - Passo Fundo RS (Brasil), Larissa Camila Martins de Oliveira - Acaraú CE (Brasil) , Sinara Mota Neves de Almeida - Redenção, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/751 ter, 31 dez 2024 21:01:33 +0000 ARTICULAÇÕES ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/752 <p>Este estudo apresenta os resultados de uma revisão bibliográfica realizada em três bases de dados para esboçar o panorama de pesquisas que articulem os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da pesquisa (auto)biográfica em educação, buscando identificar como esses dois campos de estudo podem dialogar e enriquecer a compreensão dos processos formativos no contexto da formação docente. O recorte temporal abarcado foi de 2014 a 2024 e as análises foram realizadas em 13 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. O estudo justifica-se pela necessidade de abordagens interdisciplinares que integrem aspectos históricos, sociais e culturais às narrativas pessoais e histórias de vida na compreensão dos processos formativos docentes. Os resultados apontam a constituição da consciência, da personalidade, da identidade e da subjetividade, bem como os conceitos de sentido, significado, experiência e vivência na articulação com as narrativas autobiográficas. Tais conceitos se mostram como essenciais na compreensão e análise no processo de biografização, que se refere à habilidade humana de narrar sua própria história. Os estudos também ressaltam a importância que a palavra adquire no ato de narrar-se ou (auto)biografar-se. A articulação desses campos do saber, permite compreender a integração entre a dimensão pessoal, os contextos histórico-culturais e os saberes da docência na construção do ser docente.</p> Nadiane Maria da Silva Tibúrcio - Natal, RN (Brasil), Cynara Teixeira Ribeiro - Natal, RN (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/752 ter, 31 dez 2024 21:13:59 +0000 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM GUINÉ-BISSAU https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/755 <p>O presente texto objetiva refletir sobre desafios e perspectivas da formação de professores de Ciências da Natureza em Guiné-Bissau/África a partir da educação ambiental e da sustentabilidade. O estudo assenta-se na abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa-formação. O lócus de desenvolvimento da investigação foi a Escola Normal Superior Tchico Té, localizada em Guiné-Bissau/África e os participantes diretos foram 10 (dez) docentes da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), por meio de diversas estratégias de aproximação com a realidade. Contudo, para esse texto, o foco foi a análise de dados coletados a partir de um questionário. Os resultados revelam que boa parte dos professores de ciências em Guiné-Bissau possui limitações no desenvolvimento dos conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática; há carência de formação continuada para os professores e de materiais pedagógicos; há problemas de infraestrutura física do espaço escolar, entre outros. Os requisitos para a superação dos obstáculos presentes no ensino de ciências exatas em Guiné-Bissau devem começar com investimentos do governo na formação contínua dos professores. Conclui-se que um processo efetivo de formação continuada poderá contribuir na melhoria da prática pedagógica dos professores, permitindo que haja uma visão mais abrangente do ensino de ciências, possibilitando inovar em suas atividades pedagógicas e fazer um diálogo com a educação ambiental e sustentabilidade e outros temas da atualidade.</p> Domingos Malú Quadé - Lisboa (Portugal), João Guerra - Lisboa (Portugal), Elcimar Simão Martins - Redenção CE (Brasil), Elisangela André da Silva Costa - Redenção, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/755 ter, 31 dez 2024 22:27:30 +0000 A CONTRIBUIÇÃO DA CTSA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/756 <p>A Educação Ambiental (EA) é fundamental para formar indivíduos críticos e reflexivos. Quando combinada com o enfoque de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), essa abordagem amplia a compreensão das complexas relações socioambientais que envolvem ciência e tecnologia. Este estudo, fundamentado no protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham (2004), buscou identificar como os elementos do enfoque CTSA são aplicados na formação inicial de professores no contexto da EA. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando as palavras-chave "educação ambiental", "CTSA" e "formação inicial", resultando em oito estudos. Desses, quatro foram selecionados por abordarem diretamente a interseção entre EA e CTSA na formação de futuros professores. A incorporação do enfoque CTSA na EA ainda é incipiente, especialmente no que se refere à formação inicial docente. Nos estudos selecionados, destacam-se a reflexão crítica, a relevância social e a problematização como elementos centrais. Conclui-se que a formação inicial de professores com base no enfoque CTSA possui grande potencial para promover inovações pedagógicas na EA. Contudo, existe uma lacuna significativa de pesquisas práticas sobre essas interações. Estudos futuros devem priorizar investigações empíricas de intervenção, além de pesquisas sobre a percepção de alunos e professores, visando o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.</p> Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno - Acaraú, CE (Brasil) , Ana Karine Portela Vasconcelos - Paracuru, CE (BRasil), Betina da Silva Lopes - Aveiro (Portugal) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/756 ter, 31 dez 2024 22:43:53 +0000 AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/757 <p>Este artigo aborda a formação inicial de professores e a importância do estágio supervisionado na construção de uma prática educativa reflexiva e crítica. A problematização surge da necessidade de refletir sobre a teoria com as realidades da sala de aula, considerando que a formação docente deve promover a reflexão e a adaptação às demandas contemporâneas. O estudo justifica-se pela crescente preocupação com a qualidade da educação e a formação de educadores capacitados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar. O objetivo consiste em analisar as abordagens teóricas sobre a formação inicial e o estágio supervisionado, além de discutir suas implicações práticas. Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa bibliográfica, permitindo a análise de dados secundários e contribuições teóricas consolidadas. Os resultados indicam para uma formação integral, que articule teoria e prática, como fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores. Conclui-se sobre a necessidade de uma formação mais crítica, que possa problematizar as diretrizes curriculares e o papel do estágio curricular supervisionado como oportunidade para os docentes em formação sociovienciarem de forma reflexiva sua prática.</p> Cícero Magerbio Gomes Torres - Crato, CE (Brasil), Lucia Helena Correia de Andrade Meneses - Crato, CE (Brasil), Maria Irene Esmeraldo Paz - Crato, CE (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/757 ter, 31 dez 2024 23:11:45 +0000 DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/758 <p>A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade faz parte de um processo de construção de direitos humanos e de respeito às diferenças. O acesso à educação também permeia um projeto que preconiza a acessibilidade e direitos que devem ser assegurados. Atualmente a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas é pensada para atender as necessidades específicas de cada caso, com adaptações curriculares, adequação de estrutura física e formação de profissionais especializados. Esse contexto inclusivo vem exigindo que as políticas públicas de acesso sejam cada vez mais repensadas no sentido de proporcionar desenvolvimento dos indivíduos com deficiência e a garantia de equidade. Com base nisso, o presente estudo busca, por meio de uma pesquisa quantitativa descritiva, compreender aspectos da inclusão e acessibilidade com base nos indicadores de acesso de alunos com deficiência nas escolas, no período de 2013 a 2022. A análise está baseada nos dados estatísticos do censo escolar publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (INEP). As variáveis são referentes aos quantitativos de escolas, evolução de turmas com alunos inclusos nos níveis da educação básica e aspectos relacionados à acessibilidade. Os principais resultados mostram que o acesso tem aumentado, no entanto ainda há carência, principalmente de estrutura física, para atender esses alunos.</p> Daiana Aparecida Furlan Ecker, Edilson Pontarolo - Curitiba, PR (Brasil) Copyright (c) 2024 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/758 ter, 31 dez 2024 23:34:34 +0000