Revista Educação & Ensino https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino <p>A revista<strong>&nbsp;Educação &amp; Ensino</strong>, ISSN 2594-4444, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), foi criada no ano de 2017 e tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa e para o ensino com foco na formação de professores. Aborda a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que contribuem para a articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. A revista também se propõe veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares.</p> <p>A revista&nbsp;<strong>Educação &amp; Ensino</strong>&nbsp;tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. O periódico é avaliado pela Capes com <strong>Qualis B1</strong> nas áreas de Educação e Interdisciplinar.</p> pt-BR <p>Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.</p> educacao.ensino@uniateneu.edu.br (Janote Pires Marques) jahannes.rodrigues@professor.uniateneu.edu.br (Francisco Jahannes) sáb, 01 fev 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/778 <p>.A revista&nbsp;<strong>Educação &amp; Ensino</strong>, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa nos campos do ensino e da educação. A revista avaliada pela Capes com Qualis B1 nas áreas de Educação e Interdisciplinar, e constitui espaço para abordar a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que colaborem na articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. O periódico também se propõe a promover a interdisciplinaridade e a veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes em espaços escolares e não escolares.</p> Janote Pires Marques Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/778 sáb, 01 fev 2025 00:29:49 +0000 A relação entre formação continuada e a avaliação formativa https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/779 <p>Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas do Distrito Federal, visando compreender e discutir a relação entre a formação continuada dos professores e a avaliação formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conforme os pressupostos teóricos de Lüdke e André (1986). O objetivo da pesquisa é analisar a importância da formação continuada para a efetivação e consolidação da avaliação formativa em escolas de ensino fundamental I. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário on-line utilizando o <em>Google Forms</em>, com o <em>WhatsApp</em> como ferramenta de divulgação. Os participantes da pesquisa foram professores do ensino fundamental I. A análise dos dados foi realizada por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados obtidos mostram que a formação continuada é crucial para o aprimoramento do trabalho pedagógico e processo avaliativo, pois ao longo da carreira os docentes enfrentam dificuldades didático-pedagógicas que precisam ser refletidas e sanadas para que o processo de ensino-aprendizagem atenda às demandas de uma sociedade em constante evolução.</p> Gilcéia Leite dos Santos Fontenele, Otília Maria A. N. A. Dantas , Rosângela da Vitória Nascimento Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/779 sáb, 01 fev 2025 00:50:18 +0000 Torém https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/780 <p>O presente trabalho de pesquisa objetiva analisar uma experiência pedagógica intercultural que teve como foco o Torém, dança sagrada do povo indígena Tremembé. As atividades em tela ocorreram nas aulas de Educação Física com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. O lócus é a Escola Municipal Dom Helder Câmara, escola pública localizada na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Para tal, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir do método descritivo e do tipo relato de experiência. A narrativa parte de uma perspectiva pedagógica decolonial com a tematização da Unidade Temática Danças, e objeto do conhecimento Danças de matriz indígena e africana da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A experiência pedagógica foi dividida em três fases, quais sejam: a contextualização teórica da dança do Torém, seguida da vivência prática e por fim um círculo de debate. Nesta experiência pedagógica a vivência gerou um envolvimento significativo dos discentes, em que observou-se uma participação ativa nas atividades e um aumento do interesse em aprender mais sobre a cultura indígena e a reflexão sobre suas identidades.</p> Pedro Italo Uchôa de Melo, João Paulo de Oliveira Rangel, Daniel Pinto Gomes, Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/780 sáb, 01 fev 2025 01:07:21 +0000 O programa alfabetização na idade certa e a pedagogia terapêutica santiana no ciclo de alfabetização dos sertões de Crateús https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/781 <p>Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A investigação realizou-se sob o parecer nº 6.599.665 do Conselho de Ética em Pesquisa-CEP/CONEP, com o objetivo de investigar a percepção de professores alfabetizadores sobre suas necessidades formativas no Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, em escolas dos Sertões de Crateús. Analisaram-se as formações do PAIC, pelo Ciclo de alfabetização, após experimentação de fundamentos da teoria Santiana desenvolvida em Portugal por João dos Santos (1913-1987). Aplicou-se a Pedagogia Terapêutica, como inovação pedagógica das práticas de alfabetização por docentes alfabetizadoras. Participaram, portanto, quatro professoras alfabetizadoras com entrevista e observação de suas práticas pedagógicas na abordagem Santiana. Sobressaíram-se práticas colaborativas, que agregaram inovação às aprendizagens. Concluiu-se que o processo de alfabetização, iniciado na educação infantil, é um alicerce basilar do ensino fundamental e um marcador das aprendizagens na educação básica. Numa escala de evolução, as aprendizagens, avançam na medida em que as peculiaridades das crianças são atendidas. A Pedagogia Terapêutica nas práticas de alfabetização trouxe inovação aos conteúdos de alfabetização pela sua aproximação à dimensão da saúde mental. Priorizou-se o marcador do bem-estar emocional, o que favoreceu a interação social e avanços na aprendizagem educacional no ciclo de alfabetização.</p> Edmilson Rodrigues Chaves , Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite , Austelino Fernandes Lopes Tavares Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/781 sáb, 01 fev 2025 01:30:13 +0000 Curvas de aprendizagem https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/820 <p>Este trabalho é resultado de uma pesquisa envolvendo alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Sinop-MT em que o professor de Matemática propõe uma atividade com o jogo de Quebra-Cabeças desenvolvida em sala de aula fazendo-se uso da Modelagem Matemática e Curvas de Aprendizagem. Na atividade proposta foi possível conectar uma situação real executada pelos alunos por meio do jogo aos conteúdos presentes no currículo de matemática do Ensino Básico. Os alunos participaram ativamente desde a coleta de dados até a análise e interpretação de modelos que descrevem curvas de aprendizagem utilizando-se do s<em>oftware </em>matemático Geogebra. Como resultado, concluímos que o ambiente proporcionado pela Modelagem Matemática foi capaz de tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, proporcionando assim, um aprendizado mais dinâmico.</p> Francisco Aparecido Eufrausino, Raul Abreu de Assis, Luciana Mafalda Elias de Assis Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/820 qui, 08 mai 2025 20:49:33 +0000 Serviço Social e estratégias de ensino-aprendizagem na Vila Social Canindezinho https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/821 <p>As Vilas Sociais são equipamentos públicos vinculados ao Governo do Estado do Ceará e se voltam à promoção de esporte, lazer, cidadania, cultura e qualificação profissional, sendo locais de fortalecimento de vínculo territorial. Objetiva-se assim, apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem promovidas pelo Serviço Social na Vila Social Canindezinho. Configura-se em estudo de caso com uso das pesquisas qualitativa, descritiva e exploratória, observações simples e participante, com temporalidade situada entre julho e dezembro de 2024. O lócus refere a Vila Social Canindezinho, localizada no bairro Canindezinho, cidade de Fortaleza/CE. Não houve apreciação de comitê de ética em pesquisa frente à característica da produção teórica. Foram analisadas ações desenvolvidas pelos profissionais de Serviço Social da instituição direcionadas ao fortalecimento da relação ensino-aprendizagem do público-alvo em assuntos de interesse social. O estudo destacou a importância da continuidade dessas intervenções pedagógicas no que tange à promoção do ser de direitos, desenvolvimento de relações sociais saudáveis, interação com órgãos do sistema de garantia de direitos e fortalecimento da política pública de proteção social. Por fim, o estudo ressalta os desafios enfrentados pela instituição, como a adesão de uma parcela maior de moradores da região circunvizinha nas atividades sociais, muito embora o fluxo de beneficiários e transeuntes seja elevado.&nbsp; Apesar disso, reconhece-se o efeito transformador desse equipamento, aliado à colaboratividade tida entre os diferentes atores envolvidos.</p> Ediney Linhares da Silva, Cleide Carneiro Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/821 qui, 08 mai 2025 21:05:02 +0000 Utilização de redes sociais e sua influência na saúde mental de adolescentes https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/822 <p>Este trabalho tem como objetivo discutir a crescente utilização das redes sociais e sua influência na saúde mental de adolescentes. Constitui um estudo de caráter bibliográfico para aprofundamento e discussão do tema proposto, tendo também um viés metodológico de revisão sistemática. O levantamento de artigos já publicados ocorreu considerando concomitantemente os descritores “redes sociais”, “saúde mental” e “adolescentes”, e se deu nas bases de dados do&nbsp;<em>Scientific Electronic Library Online</em> do Brasil (SciELO/Brasil) e da rede latino-americana de Periódicos de Psicologia (PePsic). Concluiu-se que as tecnologias ligadas às mídias eletrônicas permitem o acesso à uma ampla gama de dados e informações, mas que também alteram a percepção de mundo. As pesquisas apontam que redes sociais podem ter caráter viciante e causar danos à saúde mental dos adolescentes quando utilizadas em excesso. Estudos apontam que a morfologia cerebral pode servir como um marcador para o nível de dependência do uso de redes sociais virtuais. Concluiu-se ainda que há uma grande dificuldade de se impor limites ao uso dessas tecnologias.</p> Janote Pires Marques Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/822 qui, 08 mai 2025 21:18:38 +0000 “Eles vieram zerados...” https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/824 <p>Esta pesquisa buscou analisar visões de diferentes atores sociais sobre o processo de alfabetização em uma escola pública do município de São Gonçalo (RJ) no período pós-pandêmico, com o objetivo de compreender os impactos da suspensão de aulas presenciais e os desafios enfrentados no retorno às aulas presenciais, na unidade escolar em tela.&nbsp; Na contextualização da pesquisa, sintetizam-se pesquisas sobre educação e alfabetização na pós-pandemia. Desenvolveu-se um Estudo de Caso (Yin, 2001) de perfil exploratório, cujos dados foram gerados em entrevistas semiestruturadas com a gestora escolar, duas professoras alfabetizadoras e duas responsáveis por estudantes matriculados na unidade escolar. Tais dados foram interpretados segundo o método da Análise de Conteúdo temática (Bardin, 2011).&nbsp; Os resultados indicam que, na percepção das participantes do estudo, para além do impacto pedagógico provocados pela interrupção das aulas presenciais, os aspectos emocionais tiveram importante papel nas dificuldades relacionadas à alfabetização e aos usos da escrita que foram constatadas na pós-pandemia.</p> Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Renata da Silva de Oliveira Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/824 ter, 13 mai 2025 20:30:58 +0000 Burnout e os professores https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/845 <p>O presente estudo teve como objetivo compreender as causas, consequências e estratégias de prevenção do <em>Burnout </em>entre os professores dos anos iniciais e da educação infantil. A pesquisa revelou diferenças significativas entre professores das redes pública e privada de ensino, destacando a complexidade dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do <em>Burnout</em>. As principais causas incluem a sobrecarga de trabalho, a falta de reconhecimento profissional e o apoio institucional insuficiente. As consequências do <em>Burnout</em> são graves, afetando tanto os professores quanto o sistema educacional, com impactos na saúde física e emocional dos docentes. Contudo, o estudo também identificou estratégias eficazes de prevenção, como políticas institucionais de apoio psicológico, programas de desenvolvimento profissional e a valorização da carreira docente. Conclui-se necessário promover um ambiente de trabalho saudável, com suporte adequado de recursos humanos e materiais que auxiliem a prática docente, com o objetivo de garantir a saúde física e mental dos educadores, o que reflete, em consequência, na qualidade da educação e na melhoria do ambiente escolar.</p> Aline da Silva Sousa, Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues , Joyce Anne Nascimento Gomes, Lia Sales Serafim Carneiro Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/845 sex, 27 jun 2025 15:17:00 +0000 O uso da ferramenta google forms no ensino fundamental: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/826 <p>O presente artigo investiga o uso do <em>Google Forms</em> no Ensino Fundamental, trata-se de uma ferramenta que permite a criação de formulários online, integrado ao conjunto de ferramentas do <em>Google for Education</em>. Estas ferramentas são gratuitas para as redes de ensino público em todo o mundo, passou a ter mais utilidade pós pandemia. O Formulário <em>Google</em> é uma ferramenta influente, se aplicada de forma planejada, é possível aperfeiçoar o conhecimento educacional. Deste modo, foi realizado uma pesquisa qualitativa com o método bibliográfico com coleta de dados em loco, sobre o uso da plataforma. A análise investiga os desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino fundamental. Durante este estudo foram abordadas as aplicações e limitações de uso do <em>Google Forms</em> nas instituições de ensino, corroborando no aprimoramento no método de ensino entre professores, onde considera-se que o <em>Google Forms</em> é uma ferramenta que busca inovar e contribuir para um ensino proficiente.</p> Francisca de Assisa Moreira Sobral de Matos, Maria de Lourdes da Silva Neta Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/826 sex, 27 jun 2025 16:29:15 +0000 O professor universitário frente a inclusão educacional de pessoas com autismo https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/799 <p>A inclusão, enquanto movimento educacional, está situada na necessidade das escolas adequarem as suas culturas organizacionais e práticas para promoverem educação a todas as pessoas, propiciando assim a sua inserção na sociedade e na escola e reduzindo a exclusão social. Sendo assim, este trabalho objetivou analisar os pontos de vista de professores com relação aos alunos com autismo no ensino superior afim de verificar como o processo de inclusão educacional se dá e qual o preparo e papel dos docentes. Foram utilizados como método de coleta de dados formulários online autoadministrados. A pesquisa teve abordagem qualitativa e como metodologia de análise utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que os docentes universitários entrevistados, em sua maioria, ainda precisam de apoio para compreender o autismo e como lecionar para pessoas autistas. Percebe-se que ainda são criados estereótipos e que há insegurança entre os docentes para lidar com esse público. Os docentes reconhecem suas fragilidades e querem aprender a lidar com os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), todavia ainda lhes faltam apoio e capacitação oferecidos pelas IES e proatividade para buscar tais conhecimentos.</p> Tatiana Rodrigues Carneiro Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/799 sex, 27 jun 2025 16:43:47 +0000 Desafios e lacunas na formação matemática de pedagogas https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/829 <p>Este artigo trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado – em andamento - de uma das autoras, com respectivo projeto aprovado pelo comitê de ética da instituição de origem. Possui como objetivo analisar a relação entre as concepções e práticas, sobre o processo de ensino da Matemática, de professores alfabetizadores que atuam na Rede Pública de Ensino no Município de Cuiabá (MT). Na pesquisa, utilizaram-se alguns instrumentos para produzir dados, entre esses instrumentos, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professoras pedagogas que atuam nos anos iniciais. Para a elaboração deste artigo, considerou-se apenas uma das perguntas da entrevista: “Como foi o ensino da Matemática na sua formação inicial?”, com o objetivo de identificar possíveis lacunas na formação matemática das professoras e analisar de que forma essas deficiências podem impactar o ensino da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A pesquisa apontou resultados semelhantes entre dois grupos. No primeiro grupo, as participantes da pesquisa tiveram algum nível de contato com a Matemática em sua formação inicial. Porém, de modos diferentes. Enquanto algumas relataram ter empregado jogos e recursos manipulativos como instrumentos de ensino, outras destacaram que abordaram os conceitos matemáticos de forma superficial, sem explorar suas nuances. Já as do segundo grupo revelaram que elas não tiveram uma exposição relevante ao conteúdo de matemática em sua formação inicial, a ponto de o conhecimento adquirido ser tão escasso que nem se lembram de tê-lo aprendido, o que pode influenciar relevantemente nas suas práticas docentes.</p> Aline Aparecida Sant Ana Leite, Marta Maria Pontin Darsie Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/829 sex, 27 jun 2025 16:58:49 +0000