Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino <p>A revista<strong>&nbsp;Educação &amp; Ensino</strong>, ISSN 2594-4444, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), foi criada no ano de 2017 e tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa e para o ensino com foco na formação de professores. Aborda a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que contribuem para a articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. A revista também se propõe veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes, em espaços escolares e não escolares.</p> <p>A revista&nbsp;<strong>Educação &amp; Ensino</strong>&nbsp;tem regime de fechamento anual e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo. O periódico é avaliado pela Capes com <strong>Qualis B1</strong> nas áreas de Educação e Interdisciplinar.</p> pt-BR <p>Ao enviar o artigo para submissão, os autores devem estar cientes de que cedem os direitos autorais do artigos que forem publicados, incluindo sua utilização em atividades institucionais da UNIATENEU, sem qualquer restrição, inclusive na produção e veiculação de material publicitário e instrucional, de interesse da Instituição.</p> educacao.ensino@uniateneu.edu.br (Janote Pires Marques) jahannes.rodrigues@professor.uniateneu.edu.br (Francisco Jahannes) sáb, 01 fev 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/778 <p>.A revista&nbsp;<strong>Educação &amp; Ensino</strong>, vinculada ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), tem como objetivo publicar artigos científicos voltados para a pesquisa nos campos do ensino e da educação. A revista avaliada pela Capes com Qualis B1 nas áreas de Educação e Interdisciplinar, e constitui espaço para abordar a educação em suas múltiplas interfaces com as áreas do conhecimento e valoriza pesquisas que colaborem na articulação teoria e prática na formação profissional inicial e continuada. O periódico também se propõe a promover a interdisciplinaridade e a veicular pesquisas sobre o ensino e a transmissão de saberes em espaços escolares e não escolares.</p> Janote Pires Marques Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/778 sáb, 01 fev 2025 00:29:49 +0000 A relação entre formação continuada e a avaliação formativa https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/779 <p>Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas do Distrito Federal, visando compreender e discutir a relação entre a formação continuada dos professores e a avaliação formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conforme os pressupostos teóricos de Lüdke e André (1986). O objetivo da pesquisa é analisar a importância da formação continuada para a efetivação e consolidação da avaliação formativa em escolas de ensino fundamental I. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário on-line utilizando o <em>Google Forms</em>, com o <em>WhatsApp</em> como ferramenta de divulgação. Os participantes da pesquisa foram professores do ensino fundamental I. A análise dos dados foi realizada por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Os resultados obtidos mostram que a formação continuada é crucial para o aprimoramento do trabalho pedagógico e processo avaliativo, pois ao longo da carreira os docentes enfrentam dificuldades didático-pedagógicas que precisam ser refletidas e sanadas para que o processo de ensino-aprendizagem atenda às demandas de uma sociedade em constante evolução.</p> Gilcéia Leite dos Santos Fontenele, Otília Maria A. N. A. Dantas , Rosângela da Vitória Nascimento Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/779 sáb, 01 fev 2025 00:50:18 +0000 Torém https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/780 <p>O presente trabalho de pesquisa objetiva analisar uma experiência pedagógica intercultural que teve como foco o Torém, dança sagrada do povo indígena Tremembé. As atividades em tela ocorreram nas aulas de Educação Física com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais. O lócus é a Escola Municipal Dom Helder Câmara, escola pública localizada na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Para tal, a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir do método descritivo e do tipo relato de experiência. A narrativa parte de uma perspectiva pedagógica decolonial com a tematização da Unidade Temática Danças, e objeto do conhecimento Danças de matriz indígena e africana da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A experiência pedagógica foi dividida em três fases, quais sejam: a contextualização teórica da dança do Torém, seguida da vivência prática e por fim um círculo de debate. Nesta experiência pedagógica a vivência gerou um envolvimento significativo dos discentes, em que observou-se uma participação ativa nas atividades e um aumento do interesse em aprender mais sobre a cultura indígena e a reflexão sobre suas identidades.</p> Pedro Italo Uchôa de Melo, João Paulo de Oliveira Rangel, Daniel Pinto Gomes, Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/780 sáb, 01 fev 2025 01:07:21 +0000 O programa alfabetização na idade certa e a pedagogia terapêutica santiana no ciclo de alfabetização dos sertões de Crateús https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/781 <p>Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A investigação realizou-se sob o parecer nº 6.599.665 do Conselho de Ética em Pesquisa-CEP/CONEP, com o objetivo de investigar a percepção de professores alfabetizadores sobre suas necessidades formativas no Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC, em escolas dos Sertões de Crateús. Analisaram-se as formações do PAIC, pelo Ciclo de alfabetização, após experimentação de fundamentos da teoria Santiana desenvolvida em Portugal por João dos Santos (1913-1987). Aplicou-se a Pedagogia Terapêutica, como inovação pedagógica das práticas de alfabetização por docentes alfabetizadoras. Participaram, portanto, quatro professoras alfabetizadoras com entrevista e observação de suas práticas pedagógicas na abordagem Santiana. Sobressaíram-se práticas colaborativas, que agregaram inovação às aprendizagens. Concluiu-se que o processo de alfabetização, iniciado na educação infantil, é um alicerce basilar do ensino fundamental e um marcador das aprendizagens na educação básica. Numa escala de evolução, as aprendizagens, avançam na medida em que as peculiaridades das crianças são atendidas. A Pedagogia Terapêutica nas práticas de alfabetização trouxe inovação aos conteúdos de alfabetização pela sua aproximação à dimensão da saúde mental. Priorizou-se o marcador do bem-estar emocional, o que favoreceu a interação social e avanços na aprendizagem educacional no ciclo de alfabetização.</p> Edmilson Rodrigues Chaves , Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite , Austelino Fernandes Lopes Tavares Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/781 sáb, 01 fev 2025 01:30:13 +0000 Curvas de aprendizagem https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/820 <p>Este trabalho é resultado de uma pesquisa envolvendo alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Sinop-MT em que o professor de Matemática propõe uma atividade com o jogo de Quebra-Cabeças desenvolvida em sala de aula fazendo-se uso da Modelagem Matemática e Curvas de Aprendizagem. Na atividade proposta foi possível conectar uma situação real executada pelos alunos por meio do jogo aos conteúdos presentes no currículo de matemática do Ensino Básico. Os alunos participaram ativamente desde a coleta de dados até a análise e interpretação de modelos que descrevem curvas de aprendizagem utilizando-se do s<em>oftware </em>matemático Geogebra. Como resultado, concluímos que o ambiente proporcionado pela Modelagem Matemática foi capaz de tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, proporcionando assim, um aprendizado mais dinâmico.</p> Francisco Aparecido Eufrausino, Raul Abreu de Assis, Luciana Mafalda Elias de Assis Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/820 qui, 08 mai 2025 20:49:33 +0000 Serviço Social e estratégias de ensino-aprendizagem na Vila Social Canindezinho https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/821 <p>As Vilas Sociais são equipamentos públicos vinculados ao Governo do Estado do Ceará e se voltam à promoção de esporte, lazer, cidadania, cultura e qualificação profissional, sendo locais de fortalecimento de vínculo territorial. Objetiva-se assim, apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem promovidas pelo Serviço Social na Vila Social Canindezinho. Configura-se em estudo de caso com uso das pesquisas qualitativa, descritiva e exploratória, observações simples e participante, com temporalidade situada entre julho e dezembro de 2024. O lócus refere a Vila Social Canindezinho, localizada no bairro Canindezinho, cidade de Fortaleza/CE. Não houve apreciação de comitê de ética em pesquisa frente à característica da produção teórica. Foram analisadas ações desenvolvidas pelos profissionais de Serviço Social da instituição direcionadas ao fortalecimento da relação ensino-aprendizagem do público-alvo em assuntos de interesse social. O estudo destacou a importância da continuidade dessas intervenções pedagógicas no que tange à promoção do ser de direitos, desenvolvimento de relações sociais saudáveis, interação com órgãos do sistema de garantia de direitos e fortalecimento da política pública de proteção social. Por fim, o estudo ressalta os desafios enfrentados pela instituição, como a adesão de uma parcela maior de moradores da região circunvizinha nas atividades sociais, muito embora o fluxo de beneficiários e transeuntes seja elevado.&nbsp; Apesar disso, reconhece-se o efeito transformador desse equipamento, aliado à colaboratividade tida entre os diferentes atores envolvidos.</p> Ediney Linhares da Silva, Cleide Carneiro Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/821 qui, 08 mai 2025 21:05:02 +0000 Utilização de redes sociais e sua influência na saúde mental de adolescentes https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/822 <p>Este trabalho tem como objetivo discutir a crescente utilização das redes sociais e sua influência na saúde mental de adolescentes. Constitui um estudo de caráter bibliográfico para aprofundamento e discussão do tema proposto, tendo também um viés metodológico de revisão sistemática. O levantamento de artigos já publicados ocorreu considerando concomitantemente os descritores “redes sociais”, “saúde mental” e “adolescentes”, e se deu nas bases de dados do&nbsp;<em>Scientific Electronic Library Online</em> do Brasil (SciELO/Brasil) e da rede latino-americana de Periódicos de Psicologia (PePsic). Concluiu-se que as tecnologias ligadas às mídias eletrônicas permitem o acesso à uma ampla gama de dados e informações, mas que também alteram a percepção de mundo. As pesquisas apontam que redes sociais podem ter caráter viciante e causar danos à saúde mental dos adolescentes quando utilizadas em excesso. Estudos apontam que a morfologia cerebral pode servir como um marcador para o nível de dependência do uso de redes sociais virtuais. Concluiu-se ainda que há uma grande dificuldade de se impor limites ao uso dessas tecnologias.</p> Janote Pires Marques Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/822 qui, 08 mai 2025 21:18:38 +0000 “Eles vieram zerados...” https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/824 <p>Esta pesquisa buscou analisar visões de diferentes atores sociais sobre o processo de alfabetização em uma escola pública do município de São Gonçalo (RJ) no período pós-pandêmico, com o objetivo de compreender os impactos da suspensão de aulas presenciais e os desafios enfrentados no retorno às aulas presenciais, na unidade escolar em tela.&nbsp; Na contextualização da pesquisa, sintetizam-se pesquisas sobre educação e alfabetização na pós-pandemia. Desenvolveu-se um Estudo de Caso (Yin, 2001) de perfil exploratório, cujos dados foram gerados em entrevistas semiestruturadas com a gestora escolar, duas professoras alfabetizadoras e duas responsáveis por estudantes matriculados na unidade escolar. Tais dados foram interpretados segundo o método da Análise de Conteúdo temática (Bardin, 2011).&nbsp; Os resultados indicam que, na percepção das participantes do estudo, para além do impacto pedagógico provocados pela interrupção das aulas presenciais, os aspectos emocionais tiveram importante papel nas dificuldades relacionadas à alfabetização e aos usos da escrita que foram constatadas na pós-pandemia.</p> Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Renata da Silva de Oliveira Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/824 ter, 13 mai 2025 20:30:58 +0000 Burnout e os professores https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/845 <p>O presente estudo teve como objetivo compreender as causas, consequências e estratégias de prevenção do <em>Burnout </em>entre os professores dos anos iniciais e da educação infantil. A pesquisa revelou diferenças significativas entre professores das redes pública e privada de ensino, destacando a complexidade dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do <em>Burnout</em>. As principais causas incluem a sobrecarga de trabalho, a falta de reconhecimento profissional e o apoio institucional insuficiente. As consequências do <em>Burnout</em> são graves, afetando tanto os professores quanto o sistema educacional, com impactos na saúde física e emocional dos docentes. Contudo, o estudo também identificou estratégias eficazes de prevenção, como políticas institucionais de apoio psicológico, programas de desenvolvimento profissional e a valorização da carreira docente. Conclui-se necessário promover um ambiente de trabalho saudável, com suporte adequado de recursos humanos e materiais que auxiliem a prática docente, com o objetivo de garantir a saúde física e mental dos educadores, o que reflete, em consequência, na qualidade da educação e na melhoria do ambiente escolar.</p> Aline da Silva Sousa, Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues , Joyce Anne Nascimento Gomes, Lia Sales Serafim Carneiro Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/845 sex, 27 jun 2025 15:17:00 +0000 O uso da ferramenta google forms no ensino fundamental: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/826 <p>O presente artigo investiga o uso do <em>Google Forms</em> no Ensino Fundamental, trata-se de uma ferramenta que permite a criação de formulários online, integrado ao conjunto de ferramentas do <em>Google for Education</em>. Estas ferramentas são gratuitas para as redes de ensino público em todo o mundo, passou a ter mais utilidade pós pandemia. O Formulário <em>Google</em> é uma ferramenta influente, se aplicada de forma planejada, é possível aperfeiçoar o conhecimento educacional. Deste modo, foi realizado uma pesquisa qualitativa com o método bibliográfico com coleta de dados em loco, sobre o uso da plataforma. A análise investiga os desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino fundamental. Durante este estudo foram abordadas as aplicações e limitações de uso do <em>Google Forms</em> nas instituições de ensino, corroborando no aprimoramento no método de ensino entre professores, onde considera-se que o <em>Google Forms</em> é uma ferramenta que busca inovar e contribuir para um ensino proficiente.</p> Francisca de Assisa Moreira Sobral de Matos, Maria de Lourdes da Silva Neta Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/826 sex, 27 jun 2025 16:29:15 +0000 O professor universitário frente a inclusão educacional de pessoas com autismo https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/799 <p>A inclusão, enquanto movimento educacional, está situada na necessidade das escolas adequarem as suas culturas organizacionais e práticas para promoverem educação a todas as pessoas, propiciando assim a sua inserção na sociedade e na escola e reduzindo a exclusão social. Sendo assim, este trabalho objetivou analisar os pontos de vista de professores com relação aos alunos com autismo no ensino superior afim de verificar como o processo de inclusão educacional se dá e qual o preparo e papel dos docentes. Foram utilizados como método de coleta de dados formulários online autoadministrados. A pesquisa teve abordagem qualitativa e como metodologia de análise utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que os docentes universitários entrevistados, em sua maioria, ainda precisam de apoio para compreender o autismo e como lecionar para pessoas autistas. Percebe-se que ainda são criados estereótipos e que há insegurança entre os docentes para lidar com esse público. Os docentes reconhecem suas fragilidades e querem aprender a lidar com os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), todavia ainda lhes faltam apoio e capacitação oferecidos pelas IES e proatividade para buscar tais conhecimentos.</p> Tatiana Rodrigues Carneiro Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/799 sex, 27 jun 2025 16:43:47 +0000 Desafios e lacunas na formação matemática de pedagogas https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/829 <p>Este artigo trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado – em andamento - de uma das autoras, com respectivo projeto aprovado pelo comitê de ética da instituição de origem. Possui como objetivo analisar a relação entre as concepções e práticas, sobre o processo de ensino da Matemática, de professores alfabetizadores que atuam na Rede Pública de Ensino no Município de Cuiabá (MT). Na pesquisa, utilizaram-se alguns instrumentos para produzir dados, entre esses instrumentos, foi realizada uma entrevista semiestruturada com professoras pedagogas que atuam nos anos iniciais. Para a elaboração deste artigo, considerou-se apenas uma das perguntas da entrevista: “Como foi o ensino da Matemática na sua formação inicial?”, com o objetivo de identificar possíveis lacunas na formação matemática das professoras e analisar de que forma essas deficiências podem impactar o ensino da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A pesquisa apontou resultados semelhantes entre dois grupos. No primeiro grupo, as participantes da pesquisa tiveram algum nível de contato com a Matemática em sua formação inicial. Porém, de modos diferentes. Enquanto algumas relataram ter empregado jogos e recursos manipulativos como instrumentos de ensino, outras destacaram que abordaram os conceitos matemáticos de forma superficial, sem explorar suas nuances. Já as do segundo grupo revelaram que elas não tiveram uma exposição relevante ao conteúdo de matemática em sua formação inicial, a ponto de o conhecimento adquirido ser tão escasso que nem se lembram de tê-lo aprendido, o que pode influenciar relevantemente nas suas práticas docentes.</p> Aline Aparecida Sant Ana Leite, Marta Maria Pontin Darsie Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino - ISSN 2594-4444 https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/829 sex, 27 jun 2025 16:58:49 +0000 Gamificação https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/907 <p>Esta pesquisa apresenta uma proposta de ludicidade em sala de aula, aplicável principalmente no Ensino Fundamental, tanto anos inicias quanto nos anos anos finais, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica qualitativa, fundamentada em bases teóricas da educação, neurociência e tecnologias digitais. O artigo discute a relação estreita entre aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, destacando que o uso&nbsp; de mecanismos de jogos em contextos educacionais contribui para a criação de experiências diversificadas de aprendizagem e amplia o repertório metodológico. A <em>gamificação</em> – aplicação de elementos, mecânicas e <em>design</em> de jogos – no contexto escolar possibilita ao estudante um papel ativo, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo. Assim, a pesquisa apresenta formas de<em> gamificar</em> o ambiente e aula, ilustradas com exemplos e figuras.</p> Gabriele Maito, Elisangela Karine Martins Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/907 dom, 28 set 2025 19:43:43 +0000 Gestão democrática em uma escola pública do Ceará https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/908 <p>Este artigo é resultado do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia no Centro Universitário Ateneu. O projeto de pesquisa busca compreender aspectos fundamentais referentes à gestão democrática em uma escola pública do Ceará. O objetivo deste trabalho foi investigar os desafios e metodologias utilizadas para possibilitar a gestão democrática nessa instituição. A metodologia utilizada foi inicialmente de estudo bibliográfico, para um melhor embasamento teórico, utilizando também a pesquisa qualitativa de nível exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo, utilizando observação e entrevistas com o diretor, professora, funcionária e aluno da unidade escolar. A análise demonstrou que a gestão democrática potencializa a construção coletiva do ambiente escolar, ainda que enfrente resistências. Conclui-se que sua adoção efetiva é decisiva para melhorar a qualidade da educação pública. Identificaram-se desafios como atitudes individuais, falta de participação efetiva e conflitos internos, ressaltando a importância de estratégias para superá-los. A participação dos alunos, através de mecanismos como o Grêmio Estudantil, é crucial para uma gestão verdadeiramente democrática. Em suma, a pesquisa contribui para compreender a importância e os desafios da gestão democrática na melhoria da qualidade da educação oferecida.</p> Antonio Mikael do Nascimento Bezerra, Gleyciane Farias Hilário, Jacqueline Oliveira Cavalcante Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/908 dom, 28 set 2025 00:00:00 +0000 Surdo indígena e Libras https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/909 <p>O presente artigo aborda a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por um indígena surdo da comunidade Guavirá Poty, no município de Pontal do Paraná, e os desafios da inclusão linguística e social em contexto intercultural. O objetivo do estudo consistiu em analisar a aquisição da Libras por um indígena surdo e suas implicações para a inclusão social, linguística e educacional na comunidade Guavirá Poty. Para isso, foi realizado um estudo de caso com abordagem de pesquisa-ação, desenvolvido no âmbito de um projeto de extensão universitária. As ações incluíram práticas de ensino de Libras e a construção de estratégias pedagógicas colaborativas e contextualizadas, respeitando as especificidades culturais do estudante e promovendo o diálogo entre diferentes saberes. Os resultados indicam que a aquisição da Libras, em contextos culturalmente específicos, demanda práticas pedagógicas sensíveis e dialógicas. Conclui-se que a interseção entre surdez e identidade indígena requer abordagens educativas que considerem as singularidades dos sujeitos, promovendo a inclusão linguística e social e ampliando o acesso à comunicação e à cidadania.</p> Roseneide M. B. Cirino, José Victor Faganello Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/909 dom, 28 set 2025 20:18:37 +0000 A realidade virtual no ensino fundamental https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/910 <p>Este estudo tem por objetivo verificar na literatura atual como o uso da realidade virtual no ensino fundamental vem sendo estabelecido no contexto da Educação brasileira. A metodologia adotada consistiu numa revisão sistemática de literatura realizada no <em>Google Scholar </em>nos meses de maio e junho de 2024. Foram selecionados seis artigos com base nos critérios de inclusão, como idioma, período de publicação referente aos últimos cinco anos e relevância dos temas abordados. A leitura mostrou que a realidade virtual, especificamente no Ensino Fundamental, apresenta um cenário repleto de potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem de diversas disciplinas (Geografia, Artes e Ciências da Natureza). Dentre os benefícios destacados pelos autores incluem: o engajamento e motivação estudantil; experiência imersiva como um fator de facilitação do processo de ensino-aprendizagem; aprendizagem significativa de conteúdos específicos. O cenário educativo também apresentou os desafios a serem superados, como: acessibilidade e custo; formação de professores; infraestrutura escolar. Além da observação da falta de estudos sobre os efeitos do uso prolongado em crianças, das questões éticas e legais associadas ao uso da realidade virtual nas escolas. Conclui-se que a presença deste recurso no ambiente educacional pode não apenas complementar os métodos tradicionais de ensino, mas de certa forma permitir a abertura de novas possibilidades para a educação no século XXI.</p> Tharcila de Abreu Almeida, Elisa Nacif Diniz, Andrea Verbena C. R. Barbosa, André Cotelli do Espírito Santo, Ana Paula Legey de Siqueira Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/910 dom, 28 set 2025 00:00:00 +0000 O projeto de extensão “Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu” na compreensão das suas bolsistas https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/911 <p>A extensão, enquanto tripé valioso da universidade brasileira, faculta vivências formativas para os discentes, ao mesmo tempo em que estreita o laço entre comunidade acadêmica e sociedade. Dessa feita, objetiva-se discutir como as bolsistas extensionistas envolvidas no projeto “Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu”, vinculado à FECLI/UECE, compreendem as ações realizadas no ínterim do ano de 2024, com ênfase nas contribuições do citado projeto para as suas formações. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido metodologicamente através da coleta de relatos reflexivos junto às bolsistas, com base nos pressupostos da pesquisa do tipo “escrita de si”, de Christine Josso. Os dados revelam que as pesquisas de campo, que se constituíram na busca documental e oral, oportunizou variados aprendizados para as bolsistas, indo além dos conhecimentos a respeito da história de Iguatu, pois, na oportunidade, elas compreenderam a importância da narrativa para a (re)constituição histórica, principalmente na ausência de documentos, bem como protagonizaram momentos formativos dialógicos, como exposições fotográficas e minicursos, a partir dos quais não apenas levaram conhecimentos para o público-alvo, como também foram impactadas pelos conhecimentos que eles traziam. Conclui-se que a extensão universitária possibilita a formação acadêmica que ultrapassa o currículo dos cursos de graduação, sendo um importante mecanismo formativo para os discentes envolvidos.</p> Francisca Genifer Andrade de Sousa, Francisca Risolene Fernandes Rocha, Débora Cristina Vasconcelos Aguiar Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/911 dom, 28 set 2025 21:32:43 +0000 Qualidade do ensino em fisioterapia no Brasil https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/915 <p>Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar criticamente a produção científica sobre a qualidade do ensino em cursos de graduação em Fisioterapia, reunindo e avaliando indicadores, metodologias e percepções que influenciam a formação profissional, bem como identificando desafios e lacunas para aprimoramento.</p> <p>Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, seguindo as etapas propostas por Souza, Silva e Carvalho (2010). A busca foi realizada entre abril e junho de 2025 nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, utilizando descritores em português, inglês e espanhol. Foram incluídos artigos publicados entre janeiro de 2014 e junho de 2024 que abordassem a avaliação da qualidade do ensino em Fisioterapia.&nbsp; Resultados: A qualidade do ensino em Fisioterapia no Brasil mostra avanços, principalmente no desempenho acadêmico, conforme indicado pelo ENADE e CPC. No entanto, persistem desafios como a necessidade de aprimorar a capacitação docente, a infraestrutura das instituições e a atualização curricular para incorporar a prática baseada em evidências (PBE). A percepção dos estudantes e as metodologias ativas também impactam a motivação e a qualidade da formação. Conclusão: Embora existam progressos, a qualidade do ensino em Fisioterapia enfrenta desafios significativos relacionados à capacitação docente, infraestrutura, atualização curricular e integração da PBE. Superar essas lacunas requer investimentos contínuos, modernização de estruturas e alinhamento dos currículos às demandas atuais.</p> Thiago Silva Ferreira, Karina Rocha da Silva, José Evaldo Gonçalves Lopes Junior, Denise Gonçalves Moura Pinheiro, Francisca Waleska Costa da Silva Sousa Copyright (c) 2025 Revista Educação & Ensino https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/915 seg, 29 set 2025 22:48:46 +0000