AUTISMO E FAMÍLIA: OS DESAFIOS AO ACESSO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR

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Resumo

Um dos segmentos que mais vivencia o processo de inclusão social é a educação, como a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular. O artigo destacará a vivência de crianças diagnosticadas com autismo no ambiente escolar, tendo em vista a importância do conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos de inclusão dos alunos com TEA no ensino regular. Os objetivos específicos são: caracterizar como ocorre o processo de inclusão educacional dos alunos; compreender como a escola se articula com os processos de inclusão; conhecer o perfil socioeconômico das famílias participantes da pesquisa. A pesquisa foi de cunho qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semiestruturada, aplicada em um grupo focal composto por seis mães de crianças autistas participantes do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE), anexado a uma escola estadual de Fortaleza-CE. Analisamos as informações coletadas e percebemos que a inclusão do aluno autista ainda precisa melhorar para garantir a efetivação deste direito. Principalmente no que diz respeito à formação dos professores, incluir um aluno autista, vai além de matriculá-lo no ensino regular. É preciso desenvolver ações que permitam que esse aluno desenvolva suas potencialidades, por meio de uma política educacional comprometida com a inclusão e que promova meios para que ele possa interagir com a sociedade. Além disso, é preciso investir na formação dos professores para que tenham condições de responder às especificidades do TEA e de outras deficiências.

Publicado
2019-07-12