https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/issue/feed Revista Interdisciplinaridade(s) 2019-07-12T20:27:19+00:00 UniAteneu - Centro Universitario pesquisa@uniateneu.edu.br Open Journal Systems <p>A revista <strong>Interdisciplinaridade(s),</strong> vinculada ao Centro Universitário Ateneu, tem como objetivo publicar artigos inéditos, idôneos de caráter científicos voltados para a pesquisa, focando no debate atual da formação profissional e da discussão das políticas públicas. A revista <strong>Interdisciplinaridade(s)</strong> tem periodicidade semestral, com publicações em junho e dezembro, e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo.</p> https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/8 A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL EM CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICACONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO CREASREGIONAL VI 2019-07-12T18:02:35+00:00 Marina Silva Machado pesquisa@uniateneu.edu.br Maria Cleide Saraiva Martins pesquisa@uniateneu.edu.br Talyta Coutinho de Lima Maia pesquisa@uniateneu.edu.br Juliana Hilario Maranhão​ pesquisa@uniateneu.edu.br <p>Hodiernamente, a violência tem sido tema de debate em meios acadêmicos e na sociedade. O assistente social é um dos profissionais que atua na questão da violência por meio de suas capacidades teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, em especial quando esse fenômeno está permeado pela questão social. O objetivo geral desse artigo é compreender acerca do papel do assistente social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS da Regional VI no município de Fortaleza. Já os objetivos específicos foram: identificar o perfil da violência contra a criança e o adolescente neste CREAS; analisar acerca do atendimento as vítimas e perceber quais as atribuições e competências do assistente social no atendimento a essas crianças e adolescentes. A pesquisa é de cunho qualitativo de abordagem estudo de caso. No primeiro momento realizamos pesquisa bibliográfica e, em um segundo momento realizamos a pesquisa de campo na qual tivemos um contato na prática com o tema. As participantes desta pesquisa foram três assistentes sociais que atuam no CREAS e que possibilitaram a nossa compreensão sobre a temática em tela. Ademais, utilizamos a entrevista semiestruturada como coleta de dados e, para a apreciação dos mesmos fizemos uma análise interpretativa. Pode-se concluir que a violência está enraizada na sociedade, as questões mais propensas a esse fenômeno são os sujeitos mais vulneráveis como crianças e adolescentes. Sobre isso o assistente social trabalha de forma a garantir os direitos, articulando as políticas sociais existentes e as redes de atendimento, porém ainda encontram-se percalços na atuação profissional, principalmente em um contexto neoliberal que rebate na profissão</p> 2019-07-12T18:02:35+00:00 Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/9 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A APLICABILIDADE DAS MEDIDAS PROTETIVAS DEURGÊNCIA À LUZ DA LEI MARIA DA PENHA 2019-07-12T18:27:10+00:00 Ana Gláucia Pinheiro da Silva pesquisa@uniateneu.edu.br Francisca Edna Alves da Silva Sena pesquisa@uniateneu.edu.br Frederico Barroso Kramer pesquisa@uniateneu.edu.br Karla Soraya Silva Lima pesquisa@uniateneu.edu.br Maria da Consolação Custódio da Silva pesquisa@uniateneu.edu.br Ana Lourdes Maia Leitão pesquisa@uniateneu.edu.br <p>Este artigo aborda sobre a relevância da Lei Maria Penha no trato da violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil, buscando compreender a aplicabilidade das medidas protetivas de urgência da lei supracitada. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e bibliográfico. Dessa forma, pesquisamos em artigos, monografias, livros, revistas etc. Com base nos dados analisados, percebemos que, apesar das conquistas e avanços alcançados após a vigência da Lei Maria Penha e da aplicabilidade das medidas protetivas de urgência, a violência doméstica ainda é um fenômeno recorrente em todo o país em virtude da cultura patriarcal e machista. Diante disso, foi possível entender as repercussões da Lei Maria da Penha e das medidas protetivas de urgência no que se refere à violência doméstica e familiar contra mulher em âmbito nacional. Contudo, é importante ressaltar que a referida lei não funciona sozinha, pois depende da efetivação da rede de atendimento integral que se dá com a efetivação de políticas públicas.</p> <p><span style="left: 128.228px; top: 825.556px; font-size: 18.1562px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.999985);">&nbsp;</span></p> 2019-07-12T18:27:10+00:00 Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/11 AUTISMO E FAMÍLIA: OS DESAFIOS AO ACESSO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR 2019-07-12T18:49:10+00:00 administrador administrador deison.braga@uniateneu.edu.br <p>Um dos segmentos que mais vivencia o processo de inclusão social é a educação, como a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular. O artigo destacará a vivência de crianças diagnosticadas com autismo no ambiente escolar, tendo em vista a importância do conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos de inclusão dos alunos com TEA no ensino regular. Os objetivos específicos são: caracterizar como ocorre o processo de inclusão educacional dos alunos; compreender como a escola se articula com os processos de inclusão; conhecer o perfil socioeconômico das famílias participantes da pesquisa. A pesquisa foi de cunho qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semiestruturada, aplicada em um grupo focal composto por seis mães de crianças autistas participantes do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE), anexado a uma escola estadual de Fortaleza-CE. Analisamos as informações coletadas e percebemos que a inclusão do aluno autista ainda precisa melhorar para garantir a efetivação deste direito. Principalmente no que diz respeito à formação dos professores, incluir um aluno autista, vai além de matriculá-lo no ensino regular. É preciso desenvolver ações que permitam que esse aluno desenvolva suas potencialidades, por meio de uma política educacional comprometida com a inclusão e que promova meios para que ele possa interagir com a sociedade. Além disso, é preciso investir na formação dos professores para que tenham condições de responder às especificidades do TEA e de outras deficiências.</p> 2019-07-12T18:49:10+00:00 Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/12 SAÚDE MENTAL E POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E NOVAS CONTRIBUIÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS RESIDENTES 2019-07-12T18:58:20+00:00 administrador administrador deison.braga@uniateneu.edu.br Camilla Paiva Viana pesquisa@uniateneu.edu.br Duane Brasil Costa pesquisa@uniateneu.edu.br <p>O presente artigo objetiva analisar a atuação dos Assistentes Sociais residentes no projeto “Residência na Rua: Saúde, Cultura e Arte”, desenvolvido no âmbito do programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, RIS-ESP/CE. Com o intuito de atingir o objetivo pretendido, o artigo foi dividido em cinco tópicos que abordam a discussão sobre o Projeto Ético-Político (PEP) da Profissão, sua relação o movimento da Reforma Psiquiátrica (RP) e a instrumentalidade do profissional no atual contexto. Posteriormente fazemos a análise dos dados e tecemos as considerações finais. Concluímos que embora a atuação dos profissionais fosse condizente com o PEP da categoria e com o que preconiza a RP, existiram barreiras para a efetivação dessa atuação. Utilizamos o método crítico dialético para a realização da pesquisa que possui natureza qualitativa.</p> 2019-07-12T18:58:20+00:00 Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/13 FAMÍLIA E ESCOLA: UMA IMPORTANTE PARCERIA NO PROCESSO DE EDUCAR 2019-07-12T19:05:53+00:00 administrador administrador deison.braga@uniateneu.edu.br Francisco Cleuton de Freitas pesquisa@uniateneu.edu.br Liliane Sousa de Queiroz pesquisa@uniateneu.edu.br Nilane Correia de Freitas Magalhães pesquisa@uniateneu.edu.br Rosilene da Costa Silva pesquisa@uniateneu.edu.br <p>O presente artigo tem como finalidade discutir a importância da relação da escola com a família na educação da criança, para isso, foi traçado como objetivo refletir as estratégias utilizadas por uma escola de educação infantil da rede pública municipal de Fortaleza para interagir com a família no processo educacional da criança. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com abordagem empírica, tendo como método para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, de ensino infantil no bairro do Jangurussu, na qual, foram entrevistadas quatro professoras e uma coordenadora pedagógica. As estratégias utilizadas pela escola para aproximar a família não são suficientes. Além disso, observa-se uma forte culpabilização das famílias pelo baixo desempenho das crianças na sala de aula e exime-se o Estado de suas &nbsp;esponsabilidades enquanto provedor da Educação pública de qualidade.</p> 2019-07-12T19:05:52+00:00 Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/14 REFORMA PSIQUIÁTRICA: A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) COMO EQUIPAMENTO SUBSTITUTIVO AOHOSPITAL PSIQUIÁTRICO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – CE 2019-07-12T20:05:07+00:00 Fernanda Barros Martins pesquisa@uniateneu.edu.br José Reinaldo Neto pesquisa@uniateneu.edu.br Profa. Ms. Jana Alencar Eleuterio pesquisa@uniateneu.edu.br <p>Este artigo versa sobre a contribuição do Centro de Atenção Psicossocial no processo de Reforma Psiquiátrica no município de Fortaleza – CE, partindo do pressuposto de que esses equipamentos se constituem como modelo substitutivo ao hospital psiquiátrico. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa com o aporte da técnica de coleta de dados da observação participante proporcionada pelo locus de trabalho dos autores da pesquisa. Concluiu-se que o CAPS, enquanto equipamento ideal substitutivo, tem cumprido com o propósito da desinstitucionalização, promovendo à redução das internações e o fechamento de hospitais psiquiátricos, embora estes ainda existam no município. Contudo, questões políticas de investimento insuficiente em Saúde Mental, precarização do trabalho, ausência de capacitação profissional, práticas inadequadas e a deficiente articulação intersetorial constituem empecilhos para que esses instrumentos atuem de forma qualitativa em sua plenitude e atendam quantitativamente à demanda da populaçãoousuária.</p> 2019-07-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/15 ENVELHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL NA PERSPECTIVA DE SEUS USUÁRIOS 2019-07-12T20:27:19+00:00 Daniele Eduardo Rocha pesquisa@uniateneu.edu.br Adriana de Oliveira Alcântara pesquisa@uniateneu.edu.br <p>O envelhecimento populacional é um fenômeno recente e crescente, em nível mundial, nacional e local, demandando do Estado respostas para o seu enfrentamento, via políticas públicas. Essas avançaram significativamente no Brasil nas últimas décadas, fruto de muitas lutas dos movimentos sociais envolvidos com essa causa. O objetivo deste trabalho é compreender como seus demandatários as analisam. Assim, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com levantamento bibliográfico, documental e de campo, com o Grupo de Criação Literária, do Trabalho Social com Idosos – TSI/ Serviço Social do Comércio – SESC Fortaleza. A coleta de dados realizou-se mediante entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas conforme autorização dos interlocutores, mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados indicam que os velhos reconhecem distâncias entre o instituído pelas leis e o vivenciado por eles.</p> 2019-07-12T20:27:19+00:00 Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate