Revista Interdisciplinaridade(s) https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade <p>A revista <strong>Interdisciplinaridade(s),</strong> vinculada ao Centro Universitário Ateneu, tem como objetivo publicar artigos inéditos, idôneos de caráter científicos voltados para a pesquisa, focando no debate atual da formação profissional e da discussão das políticas públicas. A revista <strong>Interdisciplinaridade(s)</strong> tem periodicidade semestral, com publicações em junho e dezembro, e recebe artigos para avaliação em fluxo contínuo.</p> pt-BR pesquisa@uniateneu.edu.br (UniAteneu - Centro Universitario) sex, 12 jul 2019 14:52:35 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL EM CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICACONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO CREASREGIONAL VI https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/8 <p>Hodiernamente, a violência tem sido tema de debate em meios acadêmicos e na sociedade. O assistente social é um dos profissionais que atua na questão da violência por meio de suas capacidades teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, em especial quando esse fenômeno está permeado pela questão social. O objetivo geral desse artigo é compreender acerca do papel do assistente social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS da Regional VI no município de Fortaleza. Já os objetivos específicos foram: identificar o perfil da violência contra a criança e o adolescente neste CREAS; analisar acerca do atendimento as vítimas e perceber quais as atribuições e competências do assistente social no atendimento a essas crianças e adolescentes. A pesquisa é de cunho qualitativo de abordagem estudo de caso. No primeiro momento realizamos pesquisa bibliográfica e, em um segundo momento realizamos a pesquisa de campo na qual tivemos um contato na prática com o tema. As participantes desta pesquisa foram três assistentes sociais que atuam no CREAS e que possibilitaram a nossa compreensão sobre a temática em tela. Ademais, utilizamos a entrevista semiestruturada como coleta de dados e, para a apreciação dos mesmos fizemos uma análise interpretativa. Pode-se concluir que a violência está enraizada na sociedade, as questões mais propensas a esse fenômeno são os sujeitos mais vulneráveis como crianças e adolescentes. Sobre isso o assistente social trabalha de forma a garantir os direitos, articulando as políticas sociais existentes e as redes de atendimento, porém ainda encontram-se percalços na atuação profissional, principalmente em um contexto neoliberal que rebate na profissão</p> Marina Silva Machado, Maria Cleide Saraiva Martins, Talyta Coutinho de Lima Maia, Juliana Hilario Maranhão​ Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/8 sex, 12 jul 2019 18:02:35 +0000 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A APLICABILIDADE DAS MEDIDAS PROTETIVAS DEURGÊNCIA À LUZ DA LEI MARIA DA PENHA https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/9 <p>Este artigo aborda sobre a relevância da Lei Maria Penha no trato da violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil, buscando compreender a aplicabilidade das medidas protetivas de urgência da lei supracitada. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e bibliográfico. Dessa forma, pesquisamos em artigos, monografias, livros, revistas etc. Com base nos dados analisados, percebemos que, apesar das conquistas e avanços alcançados após a vigência da Lei Maria Penha e da aplicabilidade das medidas protetivas de urgência, a violência doméstica ainda é um fenômeno recorrente em todo o país em virtude da cultura patriarcal e machista. Diante disso, foi possível entender as repercussões da Lei Maria da Penha e das medidas protetivas de urgência no que se refere à violência doméstica e familiar contra mulher em âmbito nacional. Contudo, é importante ressaltar que a referida lei não funciona sozinha, pois depende da efetivação da rede de atendimento integral que se dá com a efetivação de políticas públicas.</p> <p><span style="left: 128.228px; top: 825.556px; font-size: 18.1562px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(0.999985);">&nbsp;</span></p> Ana Gláucia Pinheiro da Silva, Francisca Edna Alves da Silva Sena, Frederico Barroso Kramer, Karla Soraya Silva Lima, Maria da Consolação Custódio da Silva, Ana Lourdes Maia Leitão Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/9 sex, 12 jul 2019 18:27:10 +0000 AUTISMO E FAMÍLIA: OS DESAFIOS AO ACESSO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/11 <p>Um dos segmentos que mais vivencia o processo de inclusão social é a educação, como a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular. O artigo destacará a vivência de crianças diagnosticadas com autismo no ambiente escolar, tendo em vista a importância do conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos de inclusão dos alunos com TEA no ensino regular. Os objetivos específicos são: caracterizar como ocorre o processo de inclusão educacional dos alunos; compreender como a escola se articula com os processos de inclusão; conhecer o perfil socioeconômico das famílias participantes da pesquisa. A pesquisa foi de cunho qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semiestruturada, aplicada em um grupo focal composto por seis mães de crianças autistas participantes do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE), anexado a uma escola estadual de Fortaleza-CE. Analisamos as informações coletadas e percebemos que a inclusão do aluno autista ainda precisa melhorar para garantir a efetivação deste direito. Principalmente no que diz respeito à formação dos professores, incluir um aluno autista, vai além de matriculá-lo no ensino regular. É preciso desenvolver ações que permitam que esse aluno desenvolva suas potencialidades, por meio de uma política educacional comprometida com a inclusão e que promova meios para que ele possa interagir com a sociedade. Além disso, é preciso investir na formação dos professores para que tenham condições de responder às especificidades do TEA e de outras deficiências.</p> administrador administrador Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/11 sex, 12 jul 2019 18:49:10 +0000 SAÚDE MENTAL E POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E NOVAS CONTRIBUIÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS RESIDENTES https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/12 <p>O presente artigo objetiva analisar a atuação dos Assistentes Sociais residentes no projeto “Residência na Rua: Saúde, Cultura e Arte”, desenvolvido no âmbito do programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, RIS-ESP/CE. Com o intuito de atingir o objetivo pretendido, o artigo foi dividido em cinco tópicos que abordam a discussão sobre o Projeto Ético-Político (PEP) da Profissão, sua relação o movimento da Reforma Psiquiátrica (RP) e a instrumentalidade do profissional no atual contexto. Posteriormente fazemos a análise dos dados e tecemos as considerações finais. Concluímos que embora a atuação dos profissionais fosse condizente com o PEP da categoria e com o que preconiza a RP, existiram barreiras para a efetivação dessa atuação. Utilizamos o método crítico dialético para a realização da pesquisa que possui natureza qualitativa.</p> Camilla Paiva Viana, Duane Brasil Costa Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/12 sex, 12 jul 2019 18:58:20 +0000 FAMÍLIA E ESCOLA: UMA IMPORTANTE PARCERIA NO PROCESSO DE EDUCAR https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/13 <p>O presente artigo tem como finalidade discutir a importância da relação da escola com a família na educação da criança, para isso, foi traçado como objetivo refletir as estratégias utilizadas por uma escola de educação infantil da rede pública municipal de Fortaleza para interagir com a família no processo educacional da criança. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com abordagem empírica, tendo como método para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, de ensino infantil no bairro do Jangurussu, na qual, foram entrevistadas quatro professoras e uma coordenadora pedagógica. As estratégias utilizadas pela escola para aproximar a família não são suficientes. Além disso, observa-se uma forte culpabilização das famílias pelo baixo desempenho das crianças na sala de aula e exime-se o Estado de suas &nbsp;esponsabilidades enquanto provedor da Educação pública de qualidade.</p> administrador administrador; Francisco Cleuton de Freitas, Liliane Sousa de Queiroz, Nilane Correia de Freitas Magalhães, Rosilene da Costa Silva Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/13 sex, 12 jul 2019 19:05:52 +0000 REFORMA PSIQUIÁTRICA: A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) COMO EQUIPAMENTO SUBSTITUTIVO AOHOSPITAL PSIQUIÁTRICO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – CE https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/14 <p>Este artigo versa sobre a contribuição do Centro de Atenção Psicossocial no processo de Reforma Psiquiátrica no município de Fortaleza – CE, partindo do pressuposto de que esses equipamentos se constituem como modelo substitutivo ao hospital psiquiátrico. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa com o aporte da técnica de coleta de dados da observação participante proporcionada pelo locus de trabalho dos autores da pesquisa. Concluiu-se que o CAPS, enquanto equipamento ideal substitutivo, tem cumprido com o propósito da desinstitucionalização, promovendo à redução das internações e o fechamento de hospitais psiquiátricos, embora estes ainda existam no município. Contudo, questões políticas de investimento insuficiente em Saúde Mental, precarização do trabalho, ausência de capacitação profissional, práticas inadequadas e a deficiente articulação intersetorial constituem empecilhos para que esses instrumentos atuem de forma qualitativa em sua plenitude e atendam quantitativamente à demanda da populaçãoousuária.</p> Fernanda Barros Martins, José Reinaldo Neto, Profa. Ms. Jana Alencar Eleuterio Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/14 sex, 12 jul 2019 00:00:00 +0000 ENVELHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL NA PERSPECTIVA DE SEUS USUÁRIOS https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/15 <p>O envelhecimento populacional é um fenômeno recente e crescente, em nível mundial, nacional e local, demandando do Estado respostas para o seu enfrentamento, via políticas públicas. Essas avançaram significativamente no Brasil nas últimas décadas, fruto de muitas lutas dos movimentos sociais envolvidos com essa causa. O objetivo deste trabalho é compreender como seus demandatários as analisam. Assim, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com levantamento bibliográfico, documental e de campo, com o Grupo de Criação Literária, do Trabalho Social com Idosos – TSI/ Serviço Social do Comércio – SESC Fortaleza. A coleta de dados realizou-se mediante entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas conforme autorização dos interlocutores, mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados indicam que os velhos reconhecem distâncias entre o instituído pelas leis e o vivenciado por eles.</p> Daniele Eduardo Rocha, Adriana de Oliveira Alcântara Copyright (c) 2019 Revista EAD em Debate https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-interdisciplinaridade/article/view/15 sex, 12 jul 2019 20:27:19 +0000